Gestão de pessoas e psicologia positiva: passo a passo para empresas
5 minutos de leitura

Gestão de pessoas e psicologia positiva: como promover o desenvolvimento humano nas organizações

A psicologia positiva faz parte de uma série de iniciativas para enxergar o comportamento humano por um viés mais benéfico. Com o foco na busca pelo bem-estar, ela pode ser o ponto de partida para uma gestão de pessoas mais responsável e que busque uma conduta mais empática e humana.

A partir do momento em que os colaboradores e gestores perceberam a importância desse tipo de gestão positiva, há grande procura por profissionais qualificados no setor de RH e talentos humanos. Ou seja, é uma oportunidade de especialização para focar em oportunidades agora e para o futuro.

Neste artigo, o IPOG mostra o caminho para a aplicação da psicologia positiva, os benefícios para as empresas e um passo a passo para promover o desenvolvimento humano nas organizações. Ao final, você conhece o melhor curso na área para obter uma formação sólida e completa. Confira!

Principais pilares da psicologia positiva

A definição principal da psicologia positiva foi criada por Martin Seligman e tem como foco trabalhar ações que dão certo com as pessoas, que desenvolvam suas qualidades e promovam seu funcionamento positivo do cérebro.

Dessa forma, ela vai na contramão da psicologia tradicional, que se concentra em identificar e resolver os transtornos psicológicos.

Partindo desse ponto, os três pilares básicos para o desenvolvimento da psicologia positiva são:

  • características individuais: estuda as qualidades do indivíduo, além do seu nível de afeto e as habilidades interpessoais;
  • experiência subjetiva: analisa o bem-estar e as emoções que remetem ao passado e ao futuro do indivíduo;
  • comunidades e instituições: foca o impacto emocional positivo que as instituições e a sociedade causam na pessoa.

A importância da psicologia positiva no desenvolvimento humano e de carreiras

É inegável que o estado emocional tem grande influência na reação às situações, inclusive no ambiente corporativo. Nesse caso, com um apoio na psicologia positiva, a pessoa tem mais chances de se sentir bem fazendo as atividades relativas ao seu trabalho. Além disso, a tendência é que ela invista mais em suas virtudes.

Empresas que têm profissionais especializados em psicologia positiva permitem uma gestão mais aberta, empática e com maior controle de problemas, como o estresse e o burnout.

Além disso, investir no desenvolvimento humano estimula a sensação de bem-estar, a retenção de talentos e, consequentemente, a produtividade e os resultados da empresa.

O bem-estar e a saúde mental no ambiente de trabalho

Os profissionais de Recursos Humanos são essenciais para a gestão de pessoas e o desenvolvimento de talentos.

No entanto, é preciso que a empresa, junto ao setor de RH, determine medidas que auxiliem na criação de um ambiente seguro, em que os colaboradores possam se expressar e potencializar seus atributos técnicos e pessoais.

A psicologia positiva atende justamente a esse fator, visto que foca em desenvolver um ambiente que traga satisfação para as pessoas. Além disso, trabalha diretamente para valorizar aquilo que elas têm de bom, suas qualidades e capacidades de realizar tarefas, dentro e fora da empresa.

Como aplicar a psicologia positiva na gestão de pessoas?

Para que o profissional de RH/TH possa trabalhar em conjunto com a gestão da empresa, por meio da psicologia positiva, é preciso ter conhecimento aprofundado sobre o tema e como ele pode ser útil no contexto daquela organização.

Confira, a seguir, algumas técnicas para potencializar o desenvolvimento humano em empresas.

Valorize as potencialidades de cada talento

Como fundamento da psicologia positiva, a valorização do indivíduo é uma parte importante dessa metodologia. Aqui, vale olhar para as qualidades das pessoas e incentivá-las cada vez mais a investir no crescimento pessoal sem deixar de lado a saúde mental.

Incentive o desenvolvimento profissional e pessoal

Um ponto importante é notar como cada pessoa tem suas próprias ambições dentro do ambiente de trabalho. Elas variam desde um cargo melhor até terminar um projeto desafiador. Essas são vontades que devem ser fomentadas pela empresa para que ambos ganhem durante o processo.

Assim, é importante criar mecanismos que deem conhecimento e suporte para que os colaboradores possam se desenvolver.

Construa equipes mais harmônicas

As equipes que compõem os setores de trabalho devem ser vistas mais do que um grupo para realizar uma função. Elas representam uma parte essencial da empresa e precisam ser enxergadas dessa forma.

Por isso, é importante estimular e entender como cada indivíduo complementa o trabalho em equipe e focar para tornar esse grupo cada vez mais harmônico.

Promova uma boa cultura organizacional

A cultura organizacional corresponde aos pilares de conduta que definem o clima na empresa. Basicamente, são as crenças, os valores e as normas que regem o dia a dia do negócio.

Mais do que serem condutas boas para a empresa, é importante que estejam alinhadas aos funcionários.

Conheça o MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva

De fato, a psicologia positiva é essencial para empresas. Isso porque avaliar a individualidade é um trabalho complexo. Além disso, implementar uma conduta de psicologia positiva que atinja a todos não é tão simples.

Para promover uma gestão positiva e estimular essa mudança no seu ambiente de trabalho,  convidamos você a conhecer o MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG.

A expertise da instituição garantiu milhares de estudantes pós-graduados por todo o Brasil. Assim, com vários cursos na área de desenvolvimento humano, procuramos trazer uma visão com foco inovador, empático e que gera resultados positivos para o desenvolvimento humano.

Diferenciais do curso

Especialmente nesse MBA, ensinamos a olhar focado nas qualidades e analisando fatores que favorecem as pessoas a serem cada vez melhores.

A partir dele, o profissional se torna capaz de descobrir fatores que favorecem o indivíduo a desenvolver um olhar mais humano usando as ferramentas necessárias para auxiliar nesse processo.

Além disso, o MBA foi desenvolvido para atender um mercado exigente e competitivo, além de buscar o desenvolvimento de um profissional com alto nível de efetividade nas relações interpessoais.

Com a formação do IPOG, o profissional também ganha uma dupla certificação. O MBA Executivo oferece tanto o conhecimento técnico na área quanto uma visão única de gestão, ou seja, torna-se uma formação ainda mais relevante para o mercado de trabalho.

Módulos do curso

  • Psicologia Positiva: Florescimento e Bem-Estar
  • Strengths-Based Approach: Virtudes e Forças de Caráter
  • Strengths-Based Approach: Talentos e Pontos Fortes
  • Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida
  • Neurociência e Desenvolvimento Humano
  • Instituições Positivas: Liderança Positiva e Inquérito Apreciativo
  • Health, Wellness e Coaching Positivo: Favorecendo a Alta Performance e o Bem-Estar
  • Flow, Criatividade e Mindfulness
  • Neurociência da Aprendizagem e Performance: Psicologia Positiva Aplicada à Educação
  • Neurociência das Emoções e Inteligência Emocional
  • PDPI: Plano de Desenvolvimento do Potencial Individual
  • Felicidade, Bem-Estar e Engajamento nas Organizações

Metodologia inovadora

No IPOG, as aulas são projetadas para serem um módulo completo, buscando fornecer todo o conhecimento teórico e fundamento para aplicar na prática.

Assim, são apresentados cases, e o estudante é estimulado a encontrar soluções para problemas reais da área. Esse foco permite maior versatilidade, melhor fixação do conteúdo e o desenvolvimento de um olhar mais analítico.

Professores com carreiras sólidas e sucesso profissional

O corpo docente do IPOG é formado por profissionais experientes no mercado. São pessoas reconhecidas em seus ramos de atuação e com formação para ensinar de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

A psicologia positiva é uma metodologia essencial para aqueles que querem lidar com as pessoas e fazer uma gestão adequada. Como a base dela é o bem-estar e potencializar as qualidades dos indivíduos, é uma excelente estratégia para quem lida com áreas como o RH.

Quer investir em uma formação de qualidade e que fará a diferença para as empresas?

Conheça o MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG e dê o primeiro passo para seu sucesso profissional.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigo em nosso blog:

Artigos relacionados

Indicadores de RH: O caminho para a gestão estratégica No texto sobre o webinar RH: Equilíbrio entre o Humano e o Estratégico, falamos sobre um dos maiores desafios dos profissionais de Recursos Humanos (RH) que ainda é conquistar espaço dentro das organizações provando a força estratégica que essa área possui. Um...
Entenda quais são os 4 principais erros de RH Se existe um departamento que tem necessitado se renovar a cada dia, sem dúvida, é o famoso RH! Quem diria que o setor das organizações que mais esteve relacionado com gente durante todo o tempo, também precisasse repensar sua maneira de lidar com o ser humano...
Gestão de Pessoas ou Gestão das Pessoas: Você sabe a diferença? Alguma vez você já parou para pensar na diferença entre gestão de pessoas e gestão das pessoas? Para esclarecer essa dúvida, o Blog IPOG convidou a coordenadora do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan. Segundo...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários