Motivação de equipes: guia para líderes de sucesso
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Gestão e Negócios
Gestão e Negócios
5 minutos de leitura

Motivação de equipes: como usar a comunicação para melhorar projetos e processos

Equipe motivada em volta de uma mesa no ambiente de trabalho
Leitura focada

A motivação de equipes deve fazer parte do cronograma de ações internas da empresa e engana-se quem acredita que esse planejamento é facultativo. Todo negócio funciona a partir de ações colaborativas, portanto, o trabalho em si está entre os principais fatores da gestão de processos.

Muitas pesquisas apontam que a produtividade está ligada ao grau de satisfação do colaborador. Ou seja, um funcionário feliz significa mais produtividade para a empresa e qualidade de vida para ele.

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o trabalhador satisfeito e motivado é, em média, 31% mais produtivo, vende 37% a mais e pode ser três vezes mais criativo em comparação com funcionários descrentes do projeto.

Mas, afinal, como trabalhar juntos em regimes de trabalho diferentes e realizar a motivação de equipes com assertividade? É essa a resposta que o artigo de hoje do IPOG apresenta. Confira!

Quais são os benefícios de ter uma equipe motivada?

A motivação dos trabalhadores não proporciona apenas o aumento da produtividade. Ela impacta todo o ambiente de trabalho e apresenta mudanças diretas e indiretas em todos os processos da empresa.

Do ponto de vista do colaborador, manter-se motivado afasta a possibilidade de cair na rotina, de ter um sentimento negativo e evoluir para problemas relacionados ao trabalho. A síndrome de burnout é o efeito mais comum e que está cada vez mais presente em ambientes pouco motivadores.

Por outro lado, na perspectiva do gestor de empresas, a motivação de equipes estimula benefícios que vão além da produtividade, promovendo um clima mais leve no ambiente de trabalho e deixando os colaboradores confortáveis na execução das tarefas diárias.

Entre os principais benefícios de motivar colaboradores podemos citar:

  • Aumento da retenção de talentos;
  • Sentimento de gratificação pessoal;
  • Otimização do tempo de execução dos processos;
  • Mais leveza ao ambiente de trabalho;
  • Melhoria do relacionamento interpessoal;
  • Trabalho em equipe mais eficiente;
  • Melhoria na relação entre os membros da equipe;
  • Aproximação entre líder e liderado;
  • Mais produtividade e resultados à empresa.

Além disso, buscar a motivação para equipe de trabalho é algo que não requer mudanças na estrutura, mas sim uma reformulação na relação entre colaboradores, processos e liderança.

O papel do líder na motivação de equipes

O líder da equipe tem um papel de protagonista durante a motivação dos colaboradores. Em muitos casos, as decisões geram impactos na percepção de todo o time e provocam tanto mudanças positivas quanto negativas.

Quando um gestor está à frente de uma equipe, é preciso sabedoria para lidar com impasses em todos os processos, assumindo o papel de liderança. Assim, o papel do líder na motivação das equipes é apresentar soluções não só para os problemas, mas guiar o time para que cenários desfavoráveis não sejam recorrentes.

Além disso, o bom líder deve ser exemplo para os demais membros da equipe, se desprender da posição de poder e estimular os colaboradores à autonomia e dinamismo, servindo de ponto de apoio.

Entre outros diferenciais de um bom líder, podemos destacar os seguintes como essenciais para liderar com foco na equipe engajada:

  • Saber a diferença entre chefe e líder;
  • Conhecer bem os liderados;
  • Identificar os potenciais e as fragilidades do time;
  • Estimular o desenvolvimento das equipes;
  • Saber ouvir e dar feedbacks;
  • Promover mudanças e crescimento;
  • Ir atrás e estimular a busca por conhecimento.

Como melhorar a motivação das equipes no ambiente de trabalho

A motivação de equipes pode ser alcançada ou melhorada de diferentes formas, e muitas não dependem da reestruturação de processos, mas sim de práticas mais atualizadas e democráticas.

No ambiente corporativo, o inconstante gera medo, e isso faz com que o colaborador busque apenas entregar a tarefa, ou seja, sobreviver naquele espaço. Para mudar isso, o líder precisa entregar um ambiente confortável aos colaboradores.

Separamos quatro formas de motivar uma equipe dentro do espaço corporativo para obter melhores resultados no relacionamento com a empresa.

1. Use a comunicação não violenta

Na hora de delegar funções, estipular prazos, realizar reuniões e cobrar resultados, tenha em mente que está lidando com pessoas, cada uma com suas particularidades. 

Sendo assim, a comunicação não violenta é baseada em respostas empáticas em relação aos colaboradores. Ela se destaca por não gerar nenhuma mudança brusca nas relações aos projetos, tornando a motivação de equipes um resultado dessa boa comunicação.

Para implementá-la, evite frases negativas, como, por exemplo: “Está errado”, “É sua função”, “Hoje eu não estou para conversa” e “Isso não é problema meu”. Elas não apenas são desestimulantes como fomentam a ideia de culpa e falta de compromisso como líder.

Busque a cortesia e, ao falar com um colaborador, esteja disposto a usar a escuta ativa, ouvindo e entendendo tudo o que o profissional acha sobre os processos delegados a ele. Outro ponto importante é estar aberto a sugestões e fazer com que todo o time participe dos processos.

2. Ofereça feedbacks

Ter uma política de feedbacks é indispensável para qualquer negócio. Ao mesmo tempo que você encoraja o colaborador, também encontra novas formas de otimizar o desempenho das tarefas e dos processos.

No entanto, vale destacar a diferença entre feedbacks positivos e negativos. Enquanto os positivos podem ser tratados tanto em particular quanto em ambientes compartilhados, os negativos precisam ser privados, seja por e-mail, seja em reuniões fechadas.

Além disso, vale a pena considerar a comunicação não violenta, especialmente para respostas negativas, converse com cuidado sem se limitar a apontar o erro, mas mostrando formas de solucioná-lo. Estenda a mão e demonstre que os colaboradores podem contar com você.

3. Pratique a gestão horizontal

A gestão tradicional é baseada em hierarquias verticais, nas quais um colaborador que está mais acima na pirâmide toma as decisões e os colaboradores apenas obedecem. No caso da gestão de empresas horizontal, as decisões não consideram mais a hierarquia interna, e sim o grau de conhecimento de cada setor.

O ideal para motivar as equipes é optar pela horizontal. Dessa forma, as decisões passam a ser tomadas por todos em conjunto, e não apenas pelas lideranças, extinguindo a relação de poder e estimulando o senso de responsabilidade coletiva.

4. Proporcione ergonomia

A Norma Regulamentadora nº 17 diz respeito às boas práticas de ergonomia para diferentes colaboradores, sendo muitas delas indispensáveis às atividades que dependem de longas horas em frente ao computador.

Caso não dê atenção à NR-17, você cria um ambiente sem ergonomia e, consequentemente, atua em desfavor do bem-estar físico do trabalhador. Ao investir em um mobiliário ergonômico, você mantém o colaborador centrado por mais tempo e evita que as dores no corpo comprometam a produtividade.

Ou seja, um ambiente saudável e motivador engloba diversos fatores que vão desde a forma como você conversa e lidera os projetos como também a qualidade do ambiente físico onde a equipe trabalha.

Banner para baixar o e-book "Como integrar e gerir times de alta performance" para ajudar na motivação de equipes

Conheça o curso de Gestão de Projetos e Processos do IPOG

O IPOG oferece especializações voltadas aos profissionais que estão à procura das melhores colocações do mercado de trabalho e formas de se especializar para garantir o sucesso da gestão.

Com conteúdos sempre atualizados, os professores unem conhecimentos teóricos com vasta experiência profissional e proporcionam aos alunos saberes que não se limitam aos livros.

A Pós-graduação em Gestão de Projetos e Processos reúne o conhecimento necessário para formar grandes líderes e tornar a gestão de projetos e pessoas mais fáceis tendo em mente a atual competitividade do mercado.

Confira os módulos do curso:

  1. Fundamentos de BPM e Gestão da Mudança (Transformação);
  2. Modelagem de Processos Prática;
  3. Gestão de Escopo e Cronograma;
  4. Análise de Processos e Redesenho;
  5. Gestão com Pessoas, Comunicação e Motivação de Equipes em Projetos e Processos;
  6. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos;
  7. Gestão de Riscos em Projetos e Processos;
  8. Design Thinking;
  9. Gestão de Desempenho;
  10. Scrum e Outras Metodologias Ágeis;
  11. Planejamento e Gestão Estratégica com BSC;
  12. Tendências, Inovação e Criatividade em Projetos e Processos.

Esteja entre os mais de 100 mil estudantes espalhados pelo Brasil que buscam o sucesso profissional. Conheça nossa Pós-graduação em Gestão de Projetos e Processos pelo site ou tire suas dúvidas pelo WhatsApp.

Gostou deste artigo sobre motivação de equipes? Leia também outros conteúdos no nosso blog:

  • Saiba como promover bem-estar no trabalho e manter os funcionários motivados
  • Negociação integrativa: conheça essa abordagem e como ela funciona
  • 3 formas de integrar a neurociência cognitiva no treinamento de equipes

Artigos relacionados

Assessoria de investimentos: especialize-se em uma das áreas financeiras mais promissoras A tomada de decisões no mercado financeiro não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante contar com uma assessoria de investimentos. O papel do profissional dessa área é esclarecer todas as dúvidas, tornando a experiência do cliente muito mais assertiva e...
Você sabe qual é o seu propósito de vida e o da organização em que trabalha? Entender qual é o propósito dentro de uma organização nem sempre é tarefa fácil. Contudo, antes de falarmos sobre esse tema, existe uma afirmação de Viktor Frankl que propõe uma reflexão muito séria sobre a verdadeira natureza humana. Cada homem é único e ca...
Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários

Gestão e Negócios

  • Gestão de pessoas
  • Logísticas
  • Finanças
  • Produção
  • Vendas
  • Terceiro Setor
  • Psicologia
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Gestão e Negócios

    Perfil do profissional atual: 24 características que você precisa saber

    06 de setembro de 2021

  • Gestão e Negócios

    Controller: a profissão do século XXI

    16 de agosto de 2018

  • Gestão e Negócios

    10 ideias imperdíveis para empreender em 2020 e obter sucesso no mercado

    15 de agosto de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo