Gestão de pessoas e RH: entenda as diferenças entre as funções
4 minutos de leitura

Gestão de pessoas e RH: entenda as diferenças entre as funções

A gestão de pessoas e o RH são funções complementares em uma empresa, e engana-se quem pensa que os dois termos são sinônimos. Há diferenças nas responsabilidades que cabem a cada um desses profissionais.

O objetivo é que as empresas tenham pessoas qualificadas para atuar com assertividade nos processos e que ambos os profissionais tenham papéis estratégicos para assegurar o bom funcionamento do ambiente corporativo e impulsionar o seu crescimento.

Neste artigo, o IPOG explica qual é o papel do gestor de pessoas e do profissional de RH no cotidiano das organizações e, por fim, oferece dicas de como melhorar a gestão de pessoas nas empresas. Confira!

O papel do gestor de pessoas nas empresas

O gestor de pessoas é responsável por direcionar a equipe para o alcance das metas e os resultados desejados, utilizando o potencial de cada um como “força motriz” para este fim.

Esse profissional de gestão é capaz de atuar de maneira assertiva para que os colaboradores se mantenham motivados e engajados. Para isso, é fundamental promover a comunicação, oferecer feedbacks constantes, conhecer os perfis dos colaboradores e manter um bom ambiente de trabalho.

Nas empresas, o gestor de pessoas foca o capital humano para que as pessoas consigam desenvolver suas potencialidades e atuar com assertividade em suas tarefas. Investir nesse tipo de gestão também é fundamental para diminuir a rotatividade e a falta de produtividade, fatores que são preciosos para o bom andamento das empresas.

Competências de um bom gestor

Para desenvolver um bom trabalho, o profissional de gestão de pessoas deve participar de cursos e workshops e estar em constante atualização. Dessa forma, ele consegue adquirir habilidades e técnicas que garantam a qualidade de vida dos trabalhadores e que contribuam para o alcance das metas das empresas.

As principais competências de um bom gestor de pessoas são:

Qual é a diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos?

Enquanto os profissionais de gestão de pessoas focam o engajamento dos colaboradores dentro da empresa, os recursos humanos são cargos ocupados para planejar macroestratégias para a organização.

Dessa forma, o profissional de RH tem responsabilidades como realizar processos de recrutamento, desenvolver estratégias para a retenção de talentos, diminuir a taxa de rotatividade nas empresas e planejar os planos de carreira dos funcionários.

Além disso, é o RH quem tem um olhar abrangente, envolvendo as necessidades da equipe e os objetivos de negócio da instituição. Ao desenvolver as pessoas que compõem o time, o RH tenta alcançar metas individuais e organizacionais, além de promover treinamentos, fornecer feedbacks, definir salários e manter contato direto com o pessoal.

Pontos em comum entre RH e gestão de pessoas

Ainda que a gestão de pessoas e o RH sejam funções diferentes, elas também se completam em vários procedimentos que, frequentemente, fazem parte do dia a dia das organizações.

Por exemplo, nos processos de seleção, o gestor deve apontar ao RH as características que o colaborador deve ter. Como consequência, os recursos humanos planejam o recrutamento para encontrar o perfil de profissional ideal.

Já no processo de formação de talentos, é importante que o gestor de pessoas realize avaliações constantes de desempenho e avalie os resultados obtidos. Enquanto isso, os recursos humanos podem organizar treinamentos para corresponder às demandas de cada setor.

Além disso, o gestor de pessoas é capaz de identificar a satisfação das equipes, para que o RH proponha estratégias para motivar os colaboradores. Entre as ações que podem ser postas em prática nas empresas, estão os programas de benefícios direcionados aos trabalhadores.

5 dicas para melhorar a gestão de pessoas na empresa

A gestão de pessoas nas organizações pode melhorar a partir de algumas medidas, a exemplo de treinar bem as equipes, fortalecer a comunicação e implementar as mudanças necessárias.

Veja algumas dicas que podem unir o trabalho da gestão de pessoas e do RH para promover um melhor ambiente de trabalho.

1. Estabelecer um canal de comunicação interna

A comunicação é essencial para que os colaboradores fiquem envolvidos e comprometidos com as suas funções. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas pode estabelecer um canal de comunicação, a exemplo de uma plataforma digital, a fim de trocar experiências, tirar dúvidas e promover a integração entre os funcionários.

2. Focar o treinamento e desenvolvimento da equipe

Direcionar a atenção para o treinamento do seu time também é importante para que os colaboradores estejam prontos para enfrentar os desafios que possam surgir. Portanto, fornecer treinamento e incentivar a participação em eventos da área são pontos que ajudam a levar inovação para as organizações, bem como a desenvolver as habilidades da equipe.

3. Realizar um bom gerenciamento das mudanças

O gestor de pessoas ainda deve investir no gerenciamento das mudanças que ocorrem nas empresas constantemente, a fim de que não afete a produtividade do time. Assim, é possível criar um senso de urgência para que todos entendam as razões das mudanças, além de elaborar metas e recompensas para incentivar os profissionais.

4. Ser acessível ao seu time

Outra recomendação importante para a função de gestão de pessoas é estar acessível para a sua equipe, pronto para ouvir sugestões, críticas e elogios. O processo é necessário para humanizar a organização e orientar melhor o time com foco nas metas estabelecidas pela empresa.

5. Invista na sua própria capacitação

Não adianta somente apostar no treinamento da sua equipe, se o gestor também não se capacitar constantemente para lidar com os novos desafios. Por isso, é fundamental realizar cursos para desenvolver habilidades, como a inteligência emocional e a estruturação dos processos de trabalho.

Um curso de pós-graduação pode oferecer o aprofundamento necessário, com ricas trocas entre docentes e outros profissionais, além de conhecimento teórico para promover inovação no ambiente de trabalho.

Conheça o IPOG

Gostou de aprender mais sobre gestão de pessoas e RH? Aproveite para conhecer o IPOG, uma instituição de ensino que conta com 52 unidades em todo país e já participou da formação de mais de 100 mil alunos.

No total, são mais de 120 opções de cursos de especialização, além de mais de 60 opções de cursos de curta duração.

Além de focar as exigências do mercado de trabalho, nossos cursos também são direcionados para a valorização do ser humano. Nossa missão é promover o desenvolvimento integral do ser humano, contribuindo para a sua evolução pessoal e o sucesso profissional.

MBA Gestão de Pessoas por Competências

No cenário de um mundo disruptivo e de constantes mudanças, no MBA em Gestão de Pessoas por Competências, do IPOG, você pode aprender técnicas de gestão de pessoas e potencializar as suas habilidades, por meio de três eixos temáticos:

  • Modelo de Gestão Estratégica de Pessoas por Competências;
  • Visão Organizacional Sistêmica com Indicadores de Resultados;
  • Autoconhecimento para Aumento de Performance e Gestão de Equipes.

Invista em seu sucesso profissional! Conheça os cursos do IPOG e veja qual curso de pós-graduação se adequa às suas necessidades.

Gostou deste artigo sobre gestão de pessoas e RH? Então, leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas por competências: como o RH ajuda a reduzir o turnover e a aumentar a produtividad... Já pensou em liderar equipes de alta performance de uma maneira mais ágil? Por meio da gestão de pessoas por competências, é possível! Você vai conseguir alinhar os objetivos da empresa às competências dos colaboradores, além de atrair talentos, promover capa...
Analista de Gestão de Pessoas buscou atualização no MBA e saiu de lá com um novo emprego Aqui no Blog IPOG, você sempre encontra histórias de pessoas que contam porque decidiram se especializar e como isso impactou na sua performance tanto na carreira, como na vida pessoal. São pessoas que perceberam que podiam ir além. Seja porque estavam no iní...
6 dicas para uma Gestão Inteligente de Pessoas É certo que o capital humano é um dos principais recursos de uma organização. Uma empresa não cresce, não se mantém, não surge se não pelas mãos das pessoas que atuam nela e por ela. E é exatamente por isso que gerir esse recurso é indispensável para a manuten...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários