Entenda o que é o RH 4.0 e suas vantagens para as empresas
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RH 4.0: entenda as vantagens e o funcionamento desse modelo de Gestão de Pessoas

RH 4.0: entenda as vantagens e o funcionamento desse modelo de Gestão de Pessoas
Leitura focada

A Revolução Industrial 4.0 é, como as anteriores, um marco histórico propiciador de novas tecnologias que impactam diversas áreas da sociedade. No campo dos recursos humanos, essa revolução gerou um novo modelo de gestão, conhecido como RH 4.0.

Surge um novo paradigma de fazer gestão de pessoas que mistura a conectividade, a automação, a inteligência artificial e tudo o que a tecnologia da informação pode oferecer a fim de gerar benefícios para empresas e seus colaboradores.

No entanto, para RH 4.0, a tecnologia é um dos pilares; a questão da produtividade e do desenvolvimento humano ganha relevo e um novo olhar da gestão, que busca alinhar otimização e o bem-estar dos colaboradores.

Diante de um cenário em que o ambiente de trabalho e o perfil de liderança são cada vez mais importantes para a retenção de talentos, o RH 4.0 se ocupa também desse aspecto.

Se você deseja entender mais sobre esse tema, preparamos este artigo com pontos essenciais sobre essa nova abordagem.

Boa leitura!

O que é RH 4.0?

É o uso estratégico de práticas modernas e ferramentas na gestão de pessoas, tendo como pano de fundo a tecnologia para auxiliar na construção de equipes de alta performance, na implementação de uma cultura organizacional alinhada aos objetivos de negócio e na automação inteligente de ritos e rotinas.

De maneira geral, essa gestão 4.0 está focada em contribuir para a geração de valor nos processos de negócio, inclusive propondo melhorias para as empresas.

Assumindo mais responsabilidades do que o RH tradicional, esse novo perfil de gestão leva em conta a experiência, o engajamento e a performance dos colaboradores.

Pilares do RH 4.0

As práticas dessa nova tendência em RH são sustentadas em quatro eixos operando de forma integrada.

Pessoas

Este, que é originalmente o elemento central dos recursos humanos, é entendido de forma mais múltipla, com significativa influência da Psicologia. Busca-se conhecer as skills de cada componente para desenvolvê-las e utilizá-las da maneira mais assertiva.

Esse conhecimento gera insights para treinamentos, além da implementação de soluções diversas que impactem positivamente na produção, melhorando também o índice de satisfação das pessoas.

Falando em índice, o RH 4.0 abre espaço para a gestão por competências e people analytics, isto é, são definidas competências humanas, organizacionais e métricas que podem orientar líderes e gestores.

Processos

A gestão RH 4.0 também é responsável por orientar a otimização dos processos, alinhando objetivos de negócios e pessoas.

Ao estabelecer essa linha de abordagem, a gestão reavalia tanto a sua cultura interna e ritos mais comuns (contratação, desenvolvimento, gratificação) quanto os processos de negócio e seu impacto sobre as pessoas e a produtividade.

Estratégia

Está cada dia mais claro que a desarticulação dos eixos mencionados compromete as metas da empresa como um todo. A tecnologia por si só não agrega muito, ela precisa estar unida aos outros pilares e ser explorada de forma estratégica para se tornar uma vantagem competitiva.

Por essa razão, no RH 4.0 toda a metodologia e o uso de soluções estão a favor da estratégia do negócio. As ferramentas exploram dados do setor de recursos humanos para amparar decisões que determinam a trajetória da empresa.

Tecnologia

A tecnologia é fundamental no RH 4.0 e, de olho nisso, muitas empresas de tecnologia têm desenvolvido soluções específicas pensando tanto em gestores quanto em profissionais da área e colaboradores.

E a abrangência é incrível, há soluções para:

  • análise de perfis comportamentais; 
  • processos seletivos digitais e automatizados;
  • ligamento e desligamento de funcionários;
  • registros de colaboradores;
  • fluxos de trabalho em RH;
  • relatórios;
  • hora extra;
  • férias;
  • administração de performance;
  • controle de carga horária, entre outros.

Além de todas essas vertentes que agregam otimização à gestão de pessoas, recursos como computação em nuvem, aplicativos, programas de gestão de projetos e comunicação permitem o trabalho remoto (home office), além de mais agilidade e flexibilidade entre a organização e seus colaboradores.

Quais são as vantagens de aplicação do RH 4.0?

Um dos grandes desafios do RH tecnológico é superar a mentalidade conservadora que ainda impera nas organizações. Afinal, o RH 4.0 oferece muitas vantagens às empresas.

Vejamos algumas:

Redução de burocracia

Ao reorganizar fluxos de trabalho e a rotina do RH utilizando a tecnologia, diversas atividades são simplificadas, podendo inclusive ser realizadas à distância. Somente o que é realmente necessário permanece.

Automatização de processos

Imagine montar um processo seletivo inteiro com alguns cliques ou gerar relatórios detalhados do departamento pessoal em poucos minutos? Essas são apenas algumas das possibilidades em automação de RH.

Redução de trabalho repetitivo

Se tem automação, tem otimização de tarefas desnecessárias e repetitivas. Há melhor aproveitamento de tempo e recursos tanto para os colaboradores quanto para os gestores.

Otimização da comunicação empresarial

O setor de RH há muito tempo entendeu quão crucial é investir nas habilidades comunicativas e, agora, nas ferramentas que dão suporte nesse sentido também. Comunicação integrada e eficiente contribui para relacionamentos saudáveis e evita equívocos e retrabalho.

Melhoria na produtividade

O aumento de produtividade é um dos grandes desafios nos diversos setores de trabalho e é influenciado por vários fatores. No entanto, sem dúvida que a dinâmica do ambiente de trabalho implica isso. 

Como o RH 4.0 proporciona uma abordagem sistêmica de melhorias contínuas, há chance de que o índice de satisfação e engajamento dos colaboradores cresça, impactando na produtividade.

Assertividade nas contratações

Como há integração entre tecnologia, processos, pessoas e estratégia, os processos de recrutamento e seleção são conduzidos para encontrar pessoas que tenham perfis comportamentais e competências organizacionais altamente alinhadas às expectativas das empresas.

Flexibilidade

Com o auxílio de softwares de gestão, tanto gerentes quanto colaboradores têm acesso a mais flexibilidade. Especialmente a gestão remota permite que haja horários de trabalho mais flexíveis, espaços de trabalho variados, controle da geração de resultado e reuniões on-line.

Uso de dados, métricas e informações para tomada de decisões

O RH 4.0 não é mais apenas um suporte à gestão de uma organização. Ao trabalhar com Big Data, estabelecer métricas e se orientar para a geração de valor aos processos de negócio, ele se torna uma parte integrada e essencial da administração.

Quais são as tendências atuais em recursos humanos?

Embora muito do RH 4.0 já tivesse sido proposto em algum momento, é somente com a revolução tecnológica e a ascensão da tecnologia da informação que tudo se torna possível. 

Confira duas importantes tendências:

Colaboradores com perfis flexíveis

Mesmo com a tendência a hiperespecialização, as empresas têm tido necessidade de profissionais capacitados para lidar com as múltiplas mudanças e ferramentas que surgem a todo momento.

Dessa maneira, o RH 4.0 é quem fornece as soluções e abordagens mais adequadas para encontrar esses perfis profissionais mais robustos e reter esses talentos que agregam em pontos estratégicos. O team building alcança mais eficácia do ponto de vista do negócio.

Considerando a dimensão humana, há interesse real em um trabalhador mais feliz, com perspectiva de crescimento.

Gestão descentralizada e horizontal

A hierarquia das empresas atuais está cada dia mais horizontal, aproximando instâncias que antes estavam muito distantes. Além disso, a gestão, as decisões e os resultados também estão mais distribuídos entre os diversos setores.

As ferramentas postas a favor das pessoas e da rotina auxiliam essa interação, fomentam uma democracia no espaço de trabalho e envolvem os grupos nos rumos da organização.

Formação para gestão de pessoas por competências: a qualificação para o RH 4.0 

Segundo matéria da Folha de S.Paulo, em ambientes de trabalho cada vez mais pautados em tecnologia, muitas pós-graduações na área de gestão de pessoas têm surgido, e mesmo outros cursos passaram a incluir disciplinas voltadas ao componente humano e à otimização das soft skills.

Assim, liderança criativa, psicologia positiva, desenvolvimento humano e outras ferramentas para melhorar as habilidades comunicativas e fomentar a empatia, a criatividade e a inovação têm atraído profissionais de RH e gestores.

O IPOG é uma dessas instituições que estão antenadas com as novas tendências em RH nas empresas e tem um MBA em Recursos Humanos 4.0 para aparelhar os profissionais nesse novo modelo. 

Quem tem interesse em se qualificar para lidar com pessoas e criar um ambiente de trabalho que tenha mais sentido do ponto de vista humano, ao mesmo tempo que potencializa os resultados de negócio, não pode deixar de investir em formação de qualidade.

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Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG

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