Três dicas para entrar em estado de flow e melhorar seu desempenho
2 minutos de leitura
21 de março de 2017

Três dicas para entrar em estado de flow e melhorar seu desempenho

IPOG, Estado de flow, Desempenho

Com certeza você já se pegou fazendo alguma coisa que te fez perder a noção do tempo, não é mesmo? Seja em um momento de lazer, ou até mesmo no trabalho, se exigiu concentração e foco e sua motivação foi as alturas é bem provável que você entrou em estado de flow.

É justamente nesse estado de motivação e engajamento total que você consegue obter um melhor desempenho ou até mesmo alcançar um estado de excelência na execução de uma atividade. E se o seu objetivo é entrar cada vez mais nesse estado, o especialista e professor do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Helder Kamei, dá algumas dicas

Flow Natural

Você precisa descobrir quando você entra em flow naturalmente no seu dia a dia. Tem pessoas que só conseguem pensar em lazer e outras em trabalho. Claro, isso vai de cada um.

Você pode entrar em flow quando está dançando, jogando futebol ou praticando um exercício. Mas também pode ser quando você está dando um treinamento para sua equipe, produzindo um texto ou ministrando uma palestra, por exemplo.

Esse é o flow que você já entra naturalmente, porque você gosta de executar tal atividade, e as habilidades que ela exige de você, relativamente, faz com que a execute bem.

Meditação Mindfulness

Existem vários tipos de meditação e uma delas é a de atenção plena. O flow é um estado de alta concentração e de atenção focada. Mas como melhorar a sua habilidade de se concentrar e de focar?

Uma boa prática é a meditação Mindfulness. Esse é um treinamento mental onde você foca a atenção em alguma atividade específica por um tempo, sem se distrair.

Continuar praticando

Se você não consegue entrar em flow como gostaria, a sugestão é continuar tentando. Para isso, mantenha o foco. Se durante a meditação você perder a concentração na respiração, volte e comece de novo. Faça um pouco todos os dias.

Lembre-se: quanto mais você pratica melhor você fica!

 


Artigos relacionados

Entenda a diferença entre Coaching e Psicoterapia A ficção tem causado polêmicas na realidade. Na novela "O outro lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco, a personagem Laura (Bella Piero) é orientada a procurar um profissional de coach e hipnose para descobrir se algum trauma psicológico explica a dificuldade qu...
Psicologia positiva no desenvolvimento humano: 5 passos para viver melhor Você já imaginou vivenciar plenamente momentos de alegria, serenidade, amor, motivação, entusiasmo e inspiração?  E sabia que é possível conquistar tudo isso através de uma ciência? Isso mesmo! Por meio da Psicologia Positiva, que em termos mais simples...
Case Elevare: a trajetória de Renata Falco, ex-aluna IPOG que inovou no mercado de Recursos Humanos Nos últimos dias 13 e 14 de abril, Goiânia foi palco do XVII Congresso Goiano de Gestão de Pessoas (GoianaRH), um dos maiores eventos na área de Recursos Humanos do Estado. Centenas de profissionais e estudantes compareceram para atualizar seus conhecimentos s...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG

Comentários