Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo
2 minutos de leitura
14 de março de 2017

Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo

IPOG, Benefícios da Meditação

Cientificamente já está mais que comprovado os diversos benefícios da meditação para o ser humano. E você sabe quais são eles? O especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG Hélder Kamei listou algumas das vantagens de incluir essa atividade em nossa rotina. Confira:

Redução do Estresse: O primeiro benefício e o mais imediato é a redução do estresse, ansiedade e tendência a depressão. Ela ajuda no processo de autoconhecimento e, desta forma, alguns sentimentos negativos são mais fáceis de serem liberados conscientemente. Os resultados começam a aparecer logo nas primeiras tentativas de concentração.

Melhoria do bem-estar e humor: E quem é que não gosta de se sentir mais feliz e motivado na execução de suas tarefas diárias? Quem medita é privilegiado com esse estado comportamental, já que consegue controlar suas emoções com mais facilidade e lidar com os problemas com mais positividade. Kamei conta que a pessoa fica mais calma, mais tranquila, mais relaxada e até melhora a qualidade do sono.

Melhoria da concentração: A meditação também traz benefícios aos aspectos cognitivos, que se trata da capacidade de foco, atenção e concentração, permitindo que o cérebro funcione melhor. Com esse hábito é muito mais fácil reduzir as distrações e aumentar a produtividade na execução de diversas tarefas.

Autoconhecimento: De uma forma geral, essa prática também gera autoconhecimento, em que habilidades e virtudes são avaliadas. É uma ótima oportunidade para se desenvolver como pessoa e aprender a lidar com suas próprias emoções.

Agora que você já sabe como a meditação pode trazer benefícios à sua vida, que tal tirar 10 minutinhos do seu dia para se dedicar a você mesmo? Basta estar sentado, com a coluna ereta, e começar a trabalhar a respiração focando sua mente somente nela. Nesse momento, lembre-se, é preciso silenciar a mente!

 


Artigos relacionados

Como obter um bom relacionamento interpessoal? Desde o nosso nascimento já somos desafiados a lidar com uma tarefa difícil: a convivência.  E logo nos primeiros anos aprendemos que precisamos dos outros para sobreviver e que isso é inevitável, acontece desde o meio humano até o meio animal.Com o passar...
Psicologia Positiva: três passos para a felicidade Se na década de 90 a psicologia era um ramo científico voltado apenas para o estudo de doenças, transtornos psicológicos, tratamentos de depressão, ansiedade, angustias e o sofrimento humano, uma nova vertente surgiu para complementá-la.Nos referimos a Psi...
Filme aborda história de superação de um homem para vencer no ringue e na vida Vencer ou vencer, essa é a única regra de um lutador que tem sua vida totalmente mudada após ser derrotado. Com roteiro e direção de uma das pioneiras do cinema independente no Brasil, a atriz Luma Perucci, o longa-metragem "A Força de Um Lutador" começa a ser...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG

Comentários