Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo
2 minutos de leitura
14 de Março de 2017

Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo

IPOG, Benefícios da Meditação

Cientificamente já está mais que comprovado os diversos benefícios da meditação para o ser humano. E você sabe quais são eles? O especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG Hélder Kamei listou algumas das vantagens de incluir essa atividade em nossa rotina. Confira:

Redução do Estresse: O primeiro benefício e o mais imediato é a redução do estresse, ansiedade e tendência a depressão. Ela ajuda no processo de autoconhecimento e, desta forma, alguns sentimentos negativos são mais fáceis de serem liberados conscientemente. Os resultados começam a aparecer logo nas primeiras tentativas de concentração.

Melhoria do bem-estar e humor: E quem é que não gosta de se sentir mais feliz e motivado na execução de suas tarefas diárias? Quem medita é privilegiado com esse estado comportamental, já que consegue controlar suas emoções com mais facilidade e lidar com os problemas com mais positividade. Kamei conta que a pessoa fica mais calma, mais tranquila, mais relaxada e até melhora a qualidade do sono.

Melhoria da concentração: A meditação também traz benefícios aos aspectos cognitivos, que se trata da capacidade de foco, atenção e concentração, permitindo que o cérebro funcione melhor. Com esse hábito é muito mais fácil reduzir as distrações e aumentar a produtividade na execução de diversas tarefas.

Autoconhecimento: De uma forma geral, essa prática também gera autoconhecimento, em que habilidades e virtudes são avaliadas. É uma ótima oportunidade para se desenvolver como pessoa e aprender a lidar com suas próprias emoções.

Agora que você já sabe como a meditação pode trazer benefícios à sua vida, que tal tirar 10 minutinhos do seu dia para se dedicar a você mesmo? Basta estar sentado, com a coluna ereta, e começar a trabalhar a respiração focando sua mente somente nela. Nesse momento, lembre-se, é preciso silenciar a mente!

 


Artigos relacionados

Professora do IPOG fala sobre participação no Congresso Mundial de Psicologia Positiva De 13 a 16 de julho foi realizado o 5º Congresso Mundial de Psicologia Positiva em Montreal, no Canadá. Este é o maior evento no mundo sobre o tema onde várias referências internacionais como Martin Seligman, Mihaly Csikszentmihalyi, Kim Cameron e vários outro...
Talentos: um caminho para a produtividade As organizações passam por sucessivos desafios de mudanças para atenderem e se adaptarem às novas exigências mercadológicas. Não basta dispor dos melhores recursos, estrutura ou da mais avançada tecnologia, se as mesmas não forem sustentadas por uma gestão de ...
Três dicas para entrar em estado de flow e melhorar seu desempenho Com certeza você já se pegou fazendo alguma coisa que te fez perder a noção do tempo, não é mesmo? Seja em um momento de lazer, ou até mesmo no trabalho, se exigiu concentração e foco e sua motivação foi as alturas é bem provável que você entrou em estado de f...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG

Comentários