Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo
2 minutos de leitura
14 de março de 2017

Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo

IPOG, Benefícios da Meditação

Cientificamente já está mais que comprovado os diversos benefícios da meditação para o ser humano. E você sabe quais são eles? O especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG Hélder Kamei listou algumas das vantagens de incluir essa atividade em nossa rotina. Confira:

Redução do Estresse: O primeiro benefício e o mais imediato é a redução do estresse, ansiedade e tendência a depressão. Ela ajuda no processo de autoconhecimento e, desta forma, alguns sentimentos negativos são mais fáceis de serem liberados conscientemente. Os resultados começam a aparecer logo nas primeiras tentativas de concentração.

Melhoria do bem-estar e humor: E quem é que não gosta de se sentir mais feliz e motivado na execução de suas tarefas diárias? Quem medita é privilegiado com esse estado comportamental, já que consegue controlar suas emoções com mais facilidade e lidar com os problemas com mais positividade. Kamei conta que a pessoa fica mais calma, mais tranquila, mais relaxada e até melhora a qualidade do sono.

Melhoria da concentração: A meditação também traz benefícios aos aspectos cognitivos, que se trata da capacidade de foco, atenção e concentração, permitindo que o cérebro funcione melhor. Com esse hábito é muito mais fácil reduzir as distrações e aumentar a produtividade na execução de diversas tarefas.

Autoconhecimento: De uma forma geral, essa prática também gera autoconhecimento, em que habilidades e virtudes são avaliadas. É uma ótima oportunidade para se desenvolver como pessoa e aprender a lidar com suas próprias emoções.

Agora que você já sabe como a meditação pode trazer benefícios à sua vida, que tal tirar 10 minutinhos do seu dia para se dedicar a você mesmo? Basta estar sentado, com a coluna ereta, e começar a trabalhar a respiração focando sua mente somente nela. Nesse momento, lembre-se, é preciso silenciar a mente!

 


Artigos relacionados

Ouvidoria Positiva e sua contribuição no ambiente organizacional Como Ouvidor, não pretendo falar de Ouvidoria abordando as suas teorias existentes. Na verdade, quero mencionar as contribuições da Psicologia Positiva a essa função, levando em consideração as empresas privadas. De acordo com a Associação Brasileira dos Ouvid...
Como a descoberta do seu potencial marcou a vida de uma gestora escolar Por várias vezes já falamos aqui no Blog IPOG sobre a importância de cada ser humano descobrir o seu propósito de vida. Entender qual é a sua missão, quais são seus talentos, fortalece quem você é e lhe dá empoderamento para dar o máximo de si em tudo que fize...
Como identificar suas Forças de Caráter e Forças de Assinatura? Você sabia que todo mundo tem 24 forças de caráter? E que dentre elas, temos 5 forças de assinatura? Se tratam de capacidades pessoais que possuímos, mas que nem sempre temos consciência disso. Têm a ver com aquilo que fazemos naturalmente bem. Quando colocamo...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG

Comentários