Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo
2 minutos de leitura

Conheça os benefícios da meditação e comece a praticar hoje mesmo

Cientificamente já está mais que comprovado os diversos benefícios da meditação para o ser humano. E você sabe quais são eles? O especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano & Psicologia Positiva do IPOG Hélder Kamei listou algumas das vantagens de incluir essa atividade em nossa rotina. Confira:

Redução do Estresse

O primeiro benefício e o mais imediato é a redução do estresse, ansiedade e tendência a depressão. Ela ajuda no processo de autoconhecimento e, desta forma, alguns sentimentos negativos são mais fáceis de serem liberados conscientemente. Os resultados começam a aparecer logo nas primeiras tentativas de concentração.

Melhoria do bem-estar e humor

E quem é que não gosta de se sentir mais feliz e motivado na execução de suas tarefas diárias? Quem medita é privilegiado com esse estado comportamental, já que consegue controlar suas emoções com mais facilidade e lidar com os problemas com mais positividade. Kamei conta que a pessoa fica mais calma, mais tranquila, mais relaxada e até melhora a qualidade do sono.

Melhoria da concentração

A meditação também traz benefícios aos aspectos cognitivos, que se trata da capacidade de foco, atenção e concentração, permitindo que o cérebro funcione melhor. Com esse hábito é muito mais fácil reduzir as distrações e aumentar a produtividade na execução de diversas tarefas.

Autoconhecimento

De uma forma geral, essa prática também gera autoconhecimento, em que habilidades e virtudes são avaliadas. É uma ótima oportunidade para se desenvolver como pessoa e aprender a lidar com suas próprias emoções.

Agora que você já sabe como a meditação pode trazer benefícios à sua vida, que tal tirar 10 minutinhos do seu dia para se dedicar a você mesmo? Basta estar sentado, com a coluna ereta, e começar a trabalhar a respiração focando sua mente somente nela. Nesse momento, lembre-se, é preciso silenciar a mente!

Confira o EBook: 7 Aprendizados para descobrir o sentido da vida!

Artigos relacionados

O que é Coaching Logoterapêutico? Você já ouviu falar em Coaching Logoterapêutico? Trata-se de uma nova abordagem que tem como ponto de partida a Logoterapia, sobre a qual a gente já falou um pouco nesse outro artigo. Mas só pra lembrar... A Logoterapia é uma ciência do ramo da psicologia que ...
Como descobrir sentido positivo no trabalho? Durante o I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva, realizado entre os dias 1 e 3 de março em Lisboa - Portugal, a coordenadora do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Poliana Landin, falou sobre Liderança Positiva: c...
O que Coaching e Psicologia Positiva têm a ver com Gestão de Pessoas? A maneira como as empresas enxergam seus colaboradores está mudando. Antigamente, não se falava em Gestão de Pessoas. Havia apenas o “RH” ou o antigo “DP” (Departamento Pessoal). Mas hoje, o ser humano já é compreendido como peça-chave para que as organizações...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG