Conheça a melhor Pós-graduação em Psicanálise do mercado
5 minutos de leitura

Pós-graduação em Psicanálise: o curso que ajuda a entender o sofrimento psíquico na clínica contemporânea

A pós-graduação em Psicanálise oferece aos estudantes uma formação essencial para o atendimento clínico e institucional. Por meio dela, é possível se especializar em uma das linhas mais importantes que se preocupa em entender o sofrimento psíquico na contemporaneidade.

Como a procura por psicanalistas é alta, quanto mais o profissional estuda e aprimora seus conhecimentos, mais chances ele tem de conseguir mais pacientes e de ocupar cargos importantes em instituições que cuidam da saúde mental dos colaboradores.

Neste artigo, explicamos como é a atuação do psicanalista, os principais desafios da profissão e qual é a melhor pós-graduação em Psicanálise para você. Confira!

A Psicanálise e os desafios do profissional de Psicologia

Atualmente, o mercado de trabalho proporciona desafios para todas as áreas. Assim como acontece com todos os profissionais, aquele que atua na área de Psicologia também precisa ter atenção às mudanças da sociedade e aos problemas que a coletividade enfrenta.

Por isso, é recomendado que o profissional de Psicologia faça um curso de especialização em uma área e escolha um tipo de atendimento para oferecer aos pacientes. Dessa forma, é possível oferecer um tratamento especializado e mais alinhado ao público atendido.

Cada um dos métodos é capaz de atrair um tipo de público, conforme as necessidades e as preferências dos pacientes. Entre as variadas formas de terapia disponíveis, a Psicanálise é uma delas.

A abordagem psicanalítica se propõe a analisar palavras, ações, pensamentos e sonhos de pacientes. Assim, o profissional que atua nessa área pode contribuir para o tratamento de ansiedade, depressão e demais transtornos mentais.

Além do mais, a Psicanálise colabora para melhorar o autoconhecimento e o controle emocional dos pacientes atendidos.

Como é a atuação do psicanalista?

O psicanalista é o profissional que segue a linha da Psicanálise em sua atuação, sendo necessário concluir a formação do ponto de vista teórico, técnico e clínico. Assim, o profissional formado deve se especializar e passar pela experiência prática antes de iniciar o atendimento terapêutico focado nessa teoria.

A partir de uma boa base de formação teórico-técnica, análise pessoal, supervisão clínica e estudo constante, o psicanalista é habilitado para encontrar a origem de distúrbios psíquicos dos pacientes e orientá-los para lidar com esses problemas, a fim de diminuir o sofrimento.

Esses atendimentos podem ser realizados em um ambiente reservado para o paciente, em clínicas, hospitais ou espaços on-line. O tempo de tratamento varia de acordo com o quadro e a evolução do paciente, demandando encontros semanais.

Além da atuação clínica, os psicanalistas podem dar consultorias, fazer pesquisas e ministrar cursos e palestras.

Quem pode fazer pós-graduação em Psicanálise?

A Psicanálise não é uma formação limitada aos profissionais de Psicologia. Portanto, a pós-graduação em Psicanálise abrange um público bem diverso. O curso pode ser feito por pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento.

Por isso, devido às conexões interdisciplinares, o curso pode atrair profissionais de ciências humanas e sociais, saúde e educação, por exemplo.

Depois de concluir o curso, o profissional pode realizar o atendimento aos pacientes, desde que esteja apto emocionalmente e siga sob a supervisão de um psicanalista mais experiente.

A Psicanálise é exercida de forma livre e não é uma profissão regulamentada no Brasil. Contudo, a atuação é reconhecida e respeitada, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Decreto nº 2.208/1997 e pela Constituição Federal.

Qual é a melhor pós-graduação em Psicanálise?

Para decidir qual é a melhor pós-graduação em Psicanálise a fim de se especializar na área, é preciso contar com uma instituição de qualidade e do apoio de docentes comprometidos com a formação do estudante.

O IPOG é referência de ensino de qualidade no país, com mais de 20 anos de trajetória, e mais de 100 mil alunos formados. A instituição conta com a pós-graduação em Psicanálise e Clínica Contemporânea, a melhor opção do mercado para quem deseja se especializar na área.

Neste curso, você vai encontrar uma abordagem não somente sobre a estruturação do sujeito, mas também do entendimento acerca das variadas manifestações de sofrimento psíquico.

Dessa forma, quem deseja se destacar e oferecer o melhor atendimento aos pacientes pode contar com o IPOG nos quesitos qualidade de ensino, professores qualificados, metodologia inovadora e atualização de acordo com as necessidades do mercado.

Conheça a pós-graduação em Psicanálise e Clínica Contemporânea do IPOG

A pós-graduação em Psicanálise e Clínica Contemporânea se direciona a entender as diferentes formas de sofrimento psíquico, bem como as particularidades de intervenção que podem ser feitas em múltiplos contextos.

A formação do IPOG permite que o analista compreenda o humano em sua constituição e estruturação. O curso leva em consideração a contemporaneidade, exigindo dos profissionais um saber acerca do conflito como resultante de forças intrapsíquicas.

Confira, a seguir, o que o estudante aprende no curso e quais são os diferenciais de estudar no IPOG.

Módulos do curso

  • Inconsciente e suas formações;
  • Constituição do sujeito;
  • O caminho da infância: a teoria da sexualidade, pulsões, Édipo e castração;
  • Trauma e histeria;
  • Neurose fóbica e neurose obsessiva;
  • Perversão;
  • Psicoses;
  • Estados limites;
  • Adoecimento psíquico, diagnósticos, psicofarmacologia e medicalização;
  • Angústia, ansiedade, pânico e depressões;
  • Toxicomania: sujeito e o objeto-droga;
  • Corpo, psicossomática e transtornos alimentares.

Corpo docente qualificado

O IPOG conta com um corpo docente formado por profissionais bem-sucedidos no mercado. Os professores apresentam ampla experiência acadêmica e reconhecimento por projetos de destaque.

Todos os cursos apresentam uma equipe de doutores, mestres e especialistas que são respeitados em suas áreas de atuação.

Flexibilidade para estudar de onde estiver

A pós-graduação em Psicanálise e Clínica Contemporânea é oferecida nas modalidades presencial e remota (com aulas on-line e ao vivo).

Dessa forma, o curso garante maior flexibilidade aos estudantes e facilita o acesso à formação de excelente qualidade oferecida pelo IPOG e a adequação entre a rotina de estudos e de trabalho.

Metodologia de ensino inovadora

Com metodologia disruptiva, o IPOG pretende aprimorar, cada vez mais, a experiência de aprendizagem dos seus alunos. O método da instituição foi elaborado a partir de referências pedagógicas e está estruturado em duas bases.

O primeiro fundamento é a formação continuada do corpo docente. Além da capacitação

anual de professores, o estudante pode fazer uma avaliação semanal de cada professor.

A segunda dimensão une a sala de aula e o ambiente virtual de aprendizagem. Cada módulo segue o formato da sala de aula invertida, onde o estudante é incentivado a conhecer, previamente, o conteúdo de preparação e a ancoragem das disciplinas.

Assim, é possível potencializar a retenção do conteúdo e o tempo de aprendizagem durante as aulas.

Seja um especialista na área com o IPOG

Gostou de aprender como funciona uma pós-graduação em Psicanálise? Por meio dela, é possível se destacar no mercado, aprender com os melhores profissionais da área e conquistar as melhores oportunidades de atuação.

Acesse a página do curso de pós-graduação em Psicanálise e Clínica Contemporânea do IPOG, preencha o formulário e um de nossos consultores de carreira entrará em contato com você.

Invista na sua formação e tenha uma carreira de sucesso com o selo IPOG no currículo.

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

O que esperar da área de Psicologia em 2023? Diante de cenários instáveis, como foi a pandemia de covid-19, a saúde mental e o bem-estar da população ganharam maior destaque e discussões amplas em diversos setores, especialmente na Psicologia. Quando nos deparamos com situações assim, o profissional ...
Especialização em Neuropsicologia: conheça a profissão que tem alta procura por profissionais prepar... Quer investir em uma das áreas mais promissoras da Psicologia? A especialização em Neuropsicologia veio para que profissionais possam aprofundar seus conhecimentos técnicos e procedimentos de avaliação cognitiva e comportamental. A área segue em plena expa...
Checklist dos fundamentos e normas elaboração de documentos psicológicos A elaboração de documentos psicológicos gera dúvidas entre profissionais recém-formados e até mesmo entre veteranos. Isso porque, nos últimos anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) trouxe novas regras que afetam a atuação dos psicólogos. A Resolução ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários