“Escolhi o IPOG por ser uma instituição na qual eu confio"
6 minutos de leitura

“Escolhi o IPOG por ser uma instituição na qual eu confio”: conheça as razões para fazer a pós-graduação em Neurociência

Já pensou em fazer um curso no qual você tenha contato com pessoas de diversas áreas, conhecimento aprofundado sobre o ser humano e possibilidade de networking com profissionais de todo o país?

Foi esse cenário que Carinna Alves encontrou ao se matricular na pós-graduação em Neurociência do IPOG.

A terapeuta holística buscou, por mais de um ano, um curso que atendesse às suas principais exigências e cuja instituição de ensino passasse a confiança necessária para que ela fizesse o investimento. Hoje, na reta final do curso, ela conversou com nossa assessoria de comunicação e apresentou pontos-chave sobre a pós-graduação, os diferenciais do curso e o que a motivou a escolher o IPOG.

Confira!

O que é a Neurociência e por que se especializar na área?

A Neurociência é responsável pelo estudo do sistema nervoso e de suas funcionalidades. Assim, os elementos que compõem esse sistema são os responsáveis por coordenar as atividades voluntárias e involuntárias do corpo humano.

Mas logo a neurociência passou a ser mais bem explorada e a fugir apenas do campo da medicina. Hoje, ela é fundamental para diversas profissões e profissionais que querem usar a ciência para entender reações do corpo e como explorá-las com diversos focos.

Dessa forma, a Neurociência está presente em diversas áreas, como na Neuroarquitetura e na Neuropsicologia, abordando questões relativas à educação, ao design e à construção e a toda relação do ser humano com as pessoas e os ambientes.

Foi em uma dessas descobertas que Carinna Alves se encontrou. Ela trabalha com terapia holística no projeto Conexões Sublimes: Terapias para Mulheres e decidiu se apoiar na neurociência para desenvolver sua relação com o ser humano para melhorar o atendimento às clientes.

Ou seja, quem se especializa na área ganha muito em teoria, networking e autoconhecimento, visto que a pós-graduação atua tanto com a visão das hard quanto das soft skills.

A experiência da pós-graduação em Neurociência do IPOG

Sendo uma área multidisciplinar, a especialização em Neurociência abriu possibilidade para a interação entre os estudantes.

“A minha experiência na pós-graduação em Neurociência foi incrível, a minha turma era maravilhosa, muito participativa e com muita diversidade. Cada um era de um segmento diferente, então a gente teve bastante troca, foi muito bacana mesmo”, aponta Carinna.

Como o foco dos cursos de pós-graduação do IPOG é aliar teoria e prática, os professores conseguem se adaptar a cada turma para oferecer o que há de melhor em formação.

Diferentemente de outras instituições, as especializações on-line da instituição são com aulas ao vivo. Assim, é possível estimular o debate e o conhecimento sólido. As dúvidas podem ser esclarecidas na hora, o que também é um termômetro para que o docente entenda o ritmo de cada turma.

O resultado vem para os estudantes como uma boa percepção do conhecimento adquirido e do cuidado do IPOG com a formação.

“A pós-graduação em Neurociência entregou muito mais do que eu esperava e trouxe muitos benefícios inesperados, que foram as pessoas que eu conheci e a bibliografia incrível que os professores trouxeram. O curso vai me deixar vários livros para ler e filmes para assistir que os professores indicaram”, conta a terapeuta holística.

Imagem de Carinna Alves, ex-aluna da pós-graduação em Neurociência, em uma sala do IPOG.
Carinna Alves, ex-aluna da  pós-graduação em Neurociência do IPOG.

Caminhos que se abrem com a pós-graduação em Neurociência

A pós-graduação é extremamente importante para preencher as lacunas da graduação e para a construção de uma carreira sólida. O mercado está exigente em todos os setores, por isso é essencial se preparar para se tornar o melhor profissional – aquele que é disputado pelas empresas e pelos clientes.

O IPOG tem o cuidado de montar uma matriz curricular sempre atualizada e que contempla os reais desafios do mercado. Contudo, a pós-graduação também se preocupa em uma formação para além do conhecimento tradicional.

Hoje, as competências socioemocionais são muito importantes e estimuladas na instituição para o melhor desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.

“Cada módulo da pós-graduação traz algo para ser avaliado na nossa vida, como a gente está levando mesmo o nosso trabalho, como isso impacta a nossa vida e o nosso dia a dia também, porque traz maior clareza para o nosso autoconhecimento. A gente se conhece mais e começa a olhar pro outro com uma forma diferente também”, aponta Carinna.

Além disso, cursar uma pós-graduação pode ser a chave para um contato profissional bem-sucedido. No IPOG, os estudantes terão contato com professores que são referência no mercado e com profissionais de várias partes do país, com quem é possível fazer parcerias exitosas.

Carinna Alves aponta que, mesmo fazendo um curso on-line, foi possível conhecer pessoas que se tornaram importantes para o seu dia a dia e trabalho, abrindo perspectivas de boas oportunidades profissionais.

“O networking é sensacional, porque como é um módulo on-line, a gente consegue se conectar com pessoas do Brasil inteiro e talvez até com quem não está morando no país, o que o presencial não possibilitaria a gente fazer. Conheci pessoas e profissionais incríveis, inclusive já tivemos trocas em relação ao trabalho também.”

Como o profissional qualificado é visto no mercado?

Hoje, os profissionais com pós-graduação têm rendimentos entre 150% a 255% maiores do que aqueles que têm somente graduação, de acordo com dados do IBGE.

No entanto, a busca pela formação complementar vai além da preocupação com a remuneração. Carinna notou que a formação foi essencial para a qualidade do atendimento oferecido às clientes.

“A pós-graduação trouxe muito diferencial para o meu trabalho, porque hoje eu consigo trazer uma visão científica. Por meio da Neurociência, consegui achar comprovações da ciência para aquilo que eu abordo hoje nas minhas sessões com as minhas clientes.”

Além disso, a pós-graduação em Neurociência, Comportamento e Desempenho foi um marco importante que a estabeleceu como profissional na terapia holística.

“Todo o conhecimento adquirido na pós-graduação foi muito válido para atuar na minha profissão, principalmente em relação às emoções e sobre o engajamento, o que leva à motivação das pessoas no trabalho e como as emoções influenciam esse processo.”

Ou seja, a percepção do mercado e dos clientes em relação ao trabalho da terapeuta tende a se consolidar ainda mais depois dos anos de estudos e da dedicação para concluir a pós-graduação no IPOG.

Por que escolher o IPOG para fazer uma pós-graduação?

Entre tantas opções no mercado, Carinna optou pelo IPOG pela confiabilidade da instituição, por indicações de pessoas que ficaram satisfeitas com o curso e pela metodologia oferecida pela faculdade.

“Na época, eu morava em Fortaleza e estava procurando uma pós-graduação a distância, que pudesse fazer remotamente, mas que fosse ao vivo e que eu pudesse estar ali com um professor, que a gente pudesse conversar, tirar dúvida. Não queria aqueles cursos que você assiste à aula gravada e depois faz uma atividade. Eu estava buscando mesmo uma pós-graduação que fosse a distância, mas que fosse ao vivo, e acredito que esse foi o maior diferencial para escolher o IPOG.”

Com o IPOG, as aulas remotas são inéditas, ao vivo e com total disposição do corpo docente em moldar a metodologia e as atividades de acordo com o perfil de cada turma.

Dessa forma, o conhecimento se torna mais estruturado e passa uma segurança maior ao estudante. Ali, ele é único e tem suas necessidades atendidas e respeitadas por meio de um ensino humano e empático.

“Eu escolhi o IPOG por ser uma instituição na qual eu confio”, reforça Carinna.

Diferenciais do IPOG

Quem pesquisa pelo IPOG para fazer graduação, pós-graduação ou cursos de curta duração conta com um corpo docente de referência. São professores com mestrado e doutorado, experiência acadêmica e histórico de sucesso profissional nas áreas em que atuam.

Esse foi um dos pontos que chamou a atenção de Carinna ao optar pelo IPOG.

“Os professores conduziram muito bem as aulas. Além disso, eles entenderam como a turma era e conseguiram se adaptar de acordo com o perfil dela. Foi muito bacana. Muito boa mesmo. Vou sentir saudades da minha turma.”

Além disso, ao optar pelo IPOG, o estudante conta com:

  • amplo portfólio de cursos;
  • matrizes curriculares atualizadas de acordo com as tendências do mercado;
  • cursos inovadores;
  • união entre teoria e prática;
  • estrutura completa para o aprendizado, tanto presencial quanto de forma remota;
  • programa de estímulo a novas pós-graduações.

E muito mais!

Mas antes de escolher um curso para se especializar…

A pós-graduação é referência na instituição, e Carinna pode comprovar que a formação a ajudou muito para o autoconhecimento e para a formação profissional. Contudo, a terapeuta holística deixa aqui uma dica importante para quem quer fazer uma especialização, mas não sabe qual curso ou instituição escolher.

“Pesquisei por mais de um ano qual seria o melhor curso para fazer, porque eu queria algo ligado ao comportamento humano, mas também queria que fosse mais voltado para a neurociência. Então, a dica que dou é: pesquise. Tenha certeza daquilo que você quer e saiba quais são os aprendizados que você está buscando, entenda a metodologia, leia sobre todas as disciplinas do curso para ver se realmente se encaixa naquilo que você está buscando. Só pesquisando mesmo para ter certeza de qual curso vai ser melhor para você e conversando com as pessoas que já fizeram o curso para saber se realmente vai agregar à sua jornada.”

Por isso, entenda suas necessidades e analise as várias opções de cursos disponíveis que podem agregar à sua formação.

Conheça os cursos de pós-graduação em Neurociência oferecidos pelo IPOG

O IPOG tem três opções de cursos que contemplam a área de Neurociência para sua formação voltada ao entendimento do ser humano, suas emoções e complexidades. Todas são remotas para que você estude de onde estiver:

Quer se desenvolver na carreira e garantir um diferencial competitivo entre os concorrentes? Fale com nossos consultores de carreira e descubra o caminho para o sucesso profissional.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Aluna IPOG relata a importância do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica para a sua carreira Para acompanhar o crescimento do mercado farmacêutico e cumprir com a responsabilidade de sempre produzir produtos com qualidade, profissionais que atuam na indústria farmacêutica estão a cada vez mais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e ...
Psicólogo escolar: especialização é diferencial competitivo no mercado de trabalho O ambiente escolar e o processo educativo como um todo são permeados de complexidades, e, gradualmente, as instituições de ensino vêm investindo no psicólogo escolar como um ponto de articulação para toda uma comunidade. Com a pandemia do coronavírus, um n...
4 Dicas para se tornar um grande influenciador A internet é responsável por ampliar o alcance das mensagens e propagar informações, se tornando um ambiente muito propício para quem pretende se tornar reconhecido como um influenciador, independente do segmento de mercado em que atua. O enfoque no indivíd...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br