Transtornos do desenvolvimento e aprendizagem infantil: Como identificar sinais de atraso
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Transtornos do desenvolvimento e aprendizagem infantil: Como identificar sinais de atraso

O neurodesenvolvimento é o processo pelo qual o cérebro e o sistema nervoso central se desenvolvem, desde a gestação até a idade adulta. Esse processo é fundamental para o aprendizado e o comportamento, sendo influenciado por fatores genéticos, ambientais e sociais.

Quando há alguma implicação nesse desenvolvimento, podem surgir transtornos do desenvolvimento e transtornos de aprendizagem, impactando o progresso natural da criança em áreas importantes como fala, coordenação motora, leitura e escrita.

Por isso, identificar os sinais de atraso no desenvolvimento infantil o quanto antes é crucial, pois permite a implementação de intervenções precoces, capazes de minimizar os impactos futuros na vida escolar, social e emocional da criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12% das crianças brasileiras de até cinco anos apresentam suspeitas de atraso no desenvolvimento. Isso significa que uma porcentagem significativa dessas crianças pode não estar alcançando as habilidades cognitivas e comportamentais esperadas para a sua faixa etária.

Esses dados reforçam a necessidade de investigação precoce dos transtornos de desenvolvimento, com foco no tratamento e na criação de práticas baseadas em evidências para estimular o crescimento saudável.

Acompanhe neste artigo informações relevantes para ajudar pais, cuidadores e educadores a identificar sinais de atraso no desenvolvimento infantil e orientações sobre quando é necessário buscar ajuda profissional.

O que são transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem são distúrbios do neurodesenvolvimento que afetam a capacidade de crianças adquirirem e desenvolverem habilidades fundamentais, como leitura, escrita e cálculos matemáticos.

De acordo com Fernando Silveira, especialista em neuropsicologia e coordenador da pós-graduação em Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem no IPOG, os transtornos de aprendizagem podem ser identificados por dificuldades contínuas em habilidades como leitura e escrita, mesmo com suporte adequado.

O transtorno específico de aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com origem biológica, incluindo a interação genética, epigenética e ambiental, que influencia a capacidade do cérebro processar informações verbais e não verbais com eficiência”, explica o professor.

As dificuldades associadas a esses transtornos são persistentes e se manifestam, geralmente, durante a fase escolar. Portanto, esse tipo de dificuldade não deve ser confundido com atrasos temporários no desenvolvimento, já que as barreiras impostas pelos transtornos de aprendizagem são duradouras e exigem intervenção especializada.

Os marcos de desenvolvimento infantil, como:

  • Habilidades motoras;
  • Cognitivas;
  • Linguagem;
  • Interação social;

São essenciais para identificar possíveis atrasos e transtornos de aprendizagem. Quando a criança não atinge os marcos esperados para sua idade, isso pode sinalizar a presença de um transtorno. “A identificação precoce desses sinais é fundamental para que intervenções sejam aplicadas e, assim, garantir que a criança desenvolva seu potencial”, afirma o professor Fernando Silveira.

Quais são os principais transtornos de desenvolvimento infantil?

Os transtornos de desenvolvimento infantil são condições que afetam o progresso natural das habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais das crianças. É crucial que pais e cuidadores estejam atentos aos sinais de atraso no desenvolvimento e saibam quando procurar ajuda profissional, garantindo intervenções adequadas e na hora certa.

De acordo com Fernando, “os sinais costumam aparecer nos primeiros anos do ensino fundamental, quando as crianças precisam aprender a ler, soletrar, escrever e calcular de maneira diferente dos demais colegas. É comum erros constantes na leitura, confusão na manipulação dos sons, déficit para colocar números em sequência ou recordar datas, bem como números de telefones”.

Esses sinais podem ser um indicativo de transtornos do neurodesenvolvimento, que necessitam de uma avaliação especializada para garantir a intervenção mais adequada.

Veja, a seguir, os principais tipos de transtornos de desenvolvimento:

Crianças com TDAH apresentam dificuldades em manter a atenção, são impulsivas e hiperativas. Elas podem ter problemas em seguir instruções, organizar tarefas e controlar comportamentos impulsivos, o que impacta significativamente seu desempenho escolar e suas relações sociais.

O TEA se caracteriza por dificuldades na comunicação social e interação social, além de comportamentos restritos e repetitivos. Crianças com TEA podem ter desafios em entender e responder a sinais sociais, desenvolver amizades e adaptar-se a mudanças em suas rotinas.

  • Transtornos de Aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, afetam a capacidade da criança de adquirir e usar habilidades escolares. Essas dificuldades não estão relacionadas à inteligência, mas sim em como o cérebro processa a informação.

  1. Dislexia: Afeta a habilidade de ler e interpretar palavras. Crianças com dislexia têm dificuldade em associar letras aos sons correspondentes, resultando em problemas na fluência da leitura.
  2. Discalculia: Afeta a capacidade de entender e trabalhar com números. Crianças com discalculia podem ter dificuldade em realizar cálculos básicos de matemática, reconhecer padrões numéricos e seguir sequências lógicas.
  3. Disgrafia: Afeta a habilidade de escrever. Crianças com disgrafia podem ter problemas com a coordenação motora, o que resulta em uma caligrafia ilegível, e também podem ter dificuldades para expressar suas ideias por escrito de forma clara.
  • Desenvolvimento Intelectual

O transtorno do desenvolvimento intelectual envolve limitações significativas nas funções intelectuais e nas habilidades adaptativas. Crianças com esse transtorno podem ter dificuldades em aprender novas informações, resolver problemas e se adaptar a diferentes ambientes.

  • Transtornos de Comunicação

Crianças com transtornos de comunicação apresentam dificuldades em usar a linguagem de forma eficaz. Elas podem ter problemas em entender ou expressar ideias, iniciar e manter conversas, e usar a linguagem para construir relacionamentos sociais.

  • Transtornos Motores

Os transtornos motores afetam a coordenação motora da criança, dificultando a realização de atividades como correr, pular e escrever. A dispraxia, por exemplo, é um transtorno motor que compromete a capacidade de planejar e executar movimentos.

  • Transtorno não Especificado

O diagnóstico de transtorno de desenvolvimento não especificado é utilizado quando a criança apresenta sintomas que não se encaixam em nenhum transtorno específico. Nesses casos, a avaliação e o tratamento são individualizados para atender às necessidades da criança.

Esses transtornos de desenvolvimento podem ter um impacto significativo na vida das crianças, mas com diagnóstico precoce e suporte adequado, é possível oferecer intervenções eficazes que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida. Fernando alerta que “Ao perceberem esses sintomas, os pais devem procurar avaliação especializada com profissional capacitado”.

Como identificar sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

A identificação de sinais de atraso no desenvolvimento infantil é um passo importante para garantir que a criança receba o suporte necessário para superar dificuldades e alcançar todo o seu potencial.

A observação constante dos marcos do desenvolvimento é essencial, e os pais e cuidadores devem monitorar, de forma contínua, o progresso da criança em áreas como linguagem, habilidades motoras, sociais e cognitivas. Estar atento a qualquer desvio pode fazer a diferença na hora de procurar ajuda e garantir intervenções eficazes.

Segundo o doutor Fernando, “ao perceber dificuldades na leitura, escrita ou realização de cálculos que destoam da capacidade cognitiva da criança, procure um parecer profissional”.

É importante comparar os comportamentos esperados para cada faixa etária com possíveis sinais de alerta. Por exemplo, se uma criança de dois anos não consegue formar frases simples ou uma criança de cinco anos tem dificuldades significativas com coordenação motora fina, esses podem ser indícios de atraso.

Além disso, comportamentos como dificuldade em manter contato visual, problemas com interações sociais ou a incapacidade de seguir instruções simples também são sinais que merecem atenção.

De acordo com Silveira, os transtornos de aprendizagem costumam se manifestar mais claramente no início do ensino fundamental, especialmente quando as crianças enfrentam desafios com leitura e cálculos.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento infantil são muitos, e variam desde a hereditariedade até fatores ambientais e os estímulos adequados recebidos pela criança. É fundamental que o ambiente ofereça estímulos cognitivos e sociais adequados para promover um desenvolvimento saudável.

Contudo, mesmo em um ambiente ideal, algumas crianças podem apresentar transtornos de desenvolvimento, que precisam ser tratados por especialistas capacitados, como enfatiza o especialista Fernando Silveira:

“Os transtornos devem ser tratados por especialistas capacitados, por meio de procedimentos obtidos em evidências”, pontua o coordenador.

Quando procurar ajuda profissional?

A intervenção precoce é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento de dificuldades relacionadas ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. Quanto mais cedo os sinais de atraso forem identificados e tratados, maiores serão as oportunidades de proporcionar à criança um desenvolvimento saudável.

Segundo Fernando Silveira, “a ciência infantil está avançada e conta com uma rede de recursos modernos para auxiliar a criança no seu processo de crescimento”. O acompanhamento especializado pode prevenir que problemas menores se transformem em obstáculos maiores ao longo do tempo.

Os profissionais indicados para diagnosticar e tratar transtornos no desenvolvimento infantil são diversos. Dependendo da natureza do atraso, pode ser necessário procurar um pediatra, neurologista infantil, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo infantil ou fisioterapeuta.

Esses especialistas trabalham em conjunto para realizar uma avaliação abrangente da criança, envolvendo observações clínicas, testes padronizados e análises do comportamento em diferentes contextos.

O coordenador Fernando enfatiza a importância de buscar um profissional capacitado para garantir que o diagnóstico seja feito de forma precisa e que as intervenções necessárias sejam iniciadas o mais breve possível.

Quais tratamentos podem ser indicados?

Após o diagnóstico, diferentes tipos de intervenções podem ser recomendados, dependendo das áreas de desenvolvimento afetadas. Crianças com dificuldades de linguagem, por exemplo, podem ser encaminhadas para fonoaudiologia, enquanto crianças com dificuldades motoras podem se beneficiar de fisioterapia.

Outras intervenções como atraso no desenvolvimento e transtornos associados à aprendizagem incluem tratamentos com especialistas em Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem para ajudar na avaliação, reabilitação, gestão emocional e comportamental dos transtornos da infância.

O trabalho multidisciplinar entre esses especialistas é fundamental para o sucesso do tratamento, pois permite uma abordagem mais completa e integrada das necessidades da criança. O doutor Fernando ressalta que a ciência infantil oferece uma ampla gama de recursos modernos para apoiar o desenvolvimento infantil, destacando que a colaboração entre profissionais capacitados pode fazer toda a diferença nos resultados.

Dicas para os Pais: Como estimular o desenvolvimento saudável

Promover o desenvolvimento e aprendizagem infantil de forma saudável envolve práticas simples, mas extremamente poderosas no dia a dia. Os pais podem estimular as habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças por meio de atividades que promovam a curiosidade e a interação.

Atividades como contar histórias, jogos de montar e brincadeiras ao ar livre ajudam a desenvolver tanto a criatividade quanto as habilidades motoras. Além disso, estimular a resolução de problemas e o pensamento estratégico com jogos de tabuleiro pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo.

“Utilize jogos que favoreçam o raciocínio, a tomada de decisão e o planejamento estratégico. Estimule seu filho a pensar, pergunte o que ele faria naquela situação lúdica, explore como os brinquedos estão se sentindo e abra as portas para a criatividade”, recomenda Fernando.

Contudo, um dos grandes desafios atuais para o desenvolvimento infantil sem dúvidas é o uso excessivo de telas, que pode prejudicar tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento psicomotor. Para o coordenador Fernando Silveira, “as telas privam a criança de brincar, interagir, assim como de práticas psicomotoras fundamentais”.

O uso prolongado de dispositivos digitais pode limitar as oportunidades de interação social e de exploração do mundo físico, atividades que são cruciais para a formação de habilidades motoras e sociais.

Outro fator que pode impactar negativamente o desenvolvimento infantil é a privação da socialização e do brincar. Fernando reforça que “é importante que os pais brinquem com seus filhos, explorem suas potencialidades cognitivas, afetivas e sociais. Atualmente, com o excesso de trabalho dos adultos, brincar com a criança tem sido adiado ou terceirizado para profissionais e escola.” Portanto, o envolvimento ativo da família no processo de crescimento e desenvolvimento da criança é fundamental.

Quando os pais se engajam ativamente nas brincadeiras e na rotina de seus filhos, fortalecem os laços afetivos e promovem um ambiente rico para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. “Não são brinquedos caros que favorecem a estimulação, mas sim a relação”, destaca o professor, ressaltando que até atividades simples, como construir algo com blocos de madeira, podem ser altamente benéficas para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Neurodesenvolvimento e Aprendizagem: A importância de ser um profissional qualificado na área

Com o aumento do diagnóstico de condições como autismo, TDAH, dislexia, entre outros, a necessidade de especialistas que possam identificar sinais precoces e propor intervenções eficazes tornou-se essencial.

Esses profissionais, cada vez mais demandados em clínicas e instituições, são fundamentais para garantir que crianças e adolescentes recebam o suporte adequado, promovendo um desenvolvimento saudável e melhorando a qualidade de vida a longo prazo.

A Pós-Graduação em Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem do IPOG foi estruturada para atender essa demanda crescente por especialistas. O curso oferece uma formação completa, capacitando os profissionais a atuarem com precisão na avaliação e intervenção em casos de atraso no desenvolvimento em setores da saúde focados na infância e adolescência, colaborando com equipes multidisciplinares em hospitais, centros de reabilitação e ONGs.

A especialização capacita os psicólogos para a aplicação, correção e interpretação das ferramentas essenciais para avaliação dos transtornos da infância.

Ao concluir o curso, os profissionais estarão aptos a atuar com avaliação, reabilitação cognitiva e a auxiliar no desenvolvimento infantil por meio de práticas que integram diferentes áreas de atuação.

Se você é psicólogo e deseja se tornar um especialista no desenvolvimento infantil, essa é uma oportunidade única de obter uma formação de qualidade em um mercado cada vez mais competitivo.

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