Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance
2 minutos de leitura

Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance

O Balanced ScoreCard (BSC), desenvolvido na década de 1990 por Robert S. Kaplan e David P. Norton, é uma poderosa ferramenta de gestão baseada em estratégia, desempenho e avaliação de resultados, alinhados com a visão, missão e objetivos do negócio. Essa ferramenta é uma forte aliada para que gestores de hospitais e outras empresas de saúde conseguirem superar os principais desafios que o setor enfrenta atualmente possibilitando a sobrevivência no mercado, de forma sustentável.

Fatores externos como concorrência, pressão dos clientes em busca de um atendimento de maior qualidade, legislação, novas tecnologias, o fenômeno da judicialização da saúde, entre outros, exigem que os hospitais tenham uma gestão mais eficiente para gerar resultados positivos que contribuam com o crescimento do negócio e gerem valor para clientes, funcionários e sociedade.

Gestão hospitalar de alta performance

O Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada mundialmente em inúmeras empresas, e se mostra muito eficiente no planejamento estratégico da administração hospitalar. O BSC auxilia os gestores na tradução das estratégias do negócio e no desdobramento de ações que alcancem todos os níveis organizacionais.

A gestão e as estratégias adotadas na sua administração hospitalar convergem com a visão, missão e valores da organização? Se a sua resposta for não, você precisa conhecer e implantar o Balanced Scorecard.

Perspectivas do Balance ScoreCard

O BSC tem o objetivo de traçar indicadores integrados com as políticas estratégicas do negócio e facilitam nas tomadas de decisão nos níveis institucional, intermediário e operacional por meio de quatro perspectivas:

Financeira: Identificar oportunidades de desenvolvimento financeiro pela redução de custos e, principalmente, pelo crescimento da receita. A execução da estratégia está melhorando os resultados financeiros?

Clientes: Buscar a excelência por meio da prestação de serviços de qualidade, com preços competitivos e relacionamento duradouro com clientes. Para melhorar as finanças, como fidelizar e atender as necessidades dos clientes atuais e captar novos?

Processos internos: Para atender as necessidades dos clientes, quais processos internos precisam ser melhorados para alcançar a excelência?

Aprendizagem e crescimento: Quais mudanças, competências e inovações são necessárias para gerar crescimento e melhorias em longo prazo?

A avaliação do desempenho não pode se basear somente em indicadores financeiros, como frequentemente acontece. Indicadores que possibilitem explicitar as expectativas e desempenho do negócio em relação aos clientes, colaboradores e processos são tão importantes quanto aqueles. É preciso ter equilíbrio com essas quatro perspectivas para alcançar a rentabilidade, otimização de processos, satisfação e fidelização dos clientes e a prestação de um serviço de qualidade.

Benefícios do Balanced ScoreCard:

  • Esclarece e traduz a visão e estratégia do negócio;
  • Ações alinhadas com a estratégia;
  • Acompanha a execução da estratégia;
  • Mensuração e monitoramento de resultados;
  • Possibilita o crescimento financeiro do estabelecimento;
  • Maior qualidade operacional e de atendimento;
  • Melhoria nos processos;
  • Satisfação de clientes;
  • Maior sinergia entre a estratégia e colaboradores do hospital;
  • Avalia o desempenho dos serviços oferecidos;
  • Integra a estratégia de longo prazo com ações e resultados de curto prazo;
  • Feedback contínuo da estratégia;
  • Entrega serviços de saúde com alta qualidade e desempenho;
  • Dissemina a estratégica com toda equipe hospitalar;
  • Avalia a performance com foco na execução e resultados;
  • Adota técnicas de gestão para garantir alta qualidade e confiabilidade na prestação do serviço de saúde;

Para colocar essa ferramenta em prática com sucesso é fundamental ter o comprometimento da alta gestão e o envolvimento de todos profissionais da saúde, gestores e equipes do hospital ou da empresa de saúde. A estratégia precisa ser disseminada e deve fazer parte do dia a dia de todos.

 

Artigos relacionados

“Escolhi o IPOG por ser uma instituição na qual eu confio”: conheça as razões para fazer a pós-gradu... Já pensou em fazer um curso no qual você tenha contato com pessoas de diversas áreas, conhecimento aprofundado sobre o ser humano e possibilidade de networking com profissionais de todo o país? Foi esse cenário que Carinna Alves encontrou ao se matricular ...
Conheça mais sobre a especialização em Avaliação Psicológica: ética e técnica em avaliar pessoas... O processo de investigação do perfil humano, a Avaliação Psicológica, é fundamental para que profissionais da área de saúde possam diagnosticar e preparar o melhor atendimento para cada indivíduo. Essa técnica que compreende algumas atividades, entre elas tes...
Ferramenta de gestão em unidades de saúde No mundo globalizado, os sistemas de saúde vêm enfrentando dificuldades decorrentes da incorporação de tecnologia na assistência, em um momento de forte crise no setor financeiro, associado à crescente demanda da população cada vez mais bem informada e exigent...

Sobre Hernani Vaz Kruger

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês - IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.