No dia 01 de fevereiro comemora-se o Dia do Publicitário, uma data para honrar e reconhecer o trabalho de profissionais que usam a criatividade para construir sonhos.
Esta é a data dos profissionais descolados, ousados, antenados e que se reinventam todos os dias. O trabalho, ações e ideias desses gênios da criatividade são como guias para a escolha de muitos consumidores.
Os publicitários são responsáveis também por revelar tendências e anunciá-las antes de seus concorrentes. Assim, como o símbolo de seu curso, o galo, que é o primeiro anunciante da manhã avisando a todos que o dia está prestes a começar.
Considerando a sua simbologia e ciente de que fez a escolha certa com a profissão, a aluna do MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG, Thaís Tocchio, afirma que ser publicitária é uma sensação enriquecedora e motivante.
Aos 23 anos, ela que já é executiva de contas, acrescenta que através das criações é possível levar soluções para os clientes, para gerar negócios, criar cultura, mudar a forma de pensar e agir da sociedade. Tocchio pontua ainda que o mais inspirador na área é a possibilidade de sonhar a ideia e materializá-la.
Através da abordagem lúdica, os sonhos podem se tornar reais. Acreditar é ter uma nova visão das coisas”
Para ela, a publicidade exerce um papel muito importante na sociedade, pois por meio dela é possível modificar cultura e conscientizar. Thaís explica que sua área não se resume em televisão, Internet, rádio e outros meios de comunicação de massa. Além disso, ela ainda defende que publicidade não é só comercial e/ou venda.
Conquistar o diploma na área de Comunicação especialmente para mim foi uma vitória muito grande. Estudei durante quatro anos sobre diversas formas de comunicação, de como se aproximar do cliente, de como criar campanhas, estratégias e hoje eu olho para trás e vejo que todas as etapas foram fundamentais para construção do meu caráter”
Ela finaliza:
A publicidade é uma ferramenta para mudar o mundo”
Área de atuação para o Publicitário
O publicitário é aquela figura chave que sabe opinar um pouco sobre diversas áreas. Isso ocorre porque a graduação não é focada apenas em comunicação. Por isso, a demanda do mercado é por profissionais que entendam desde matemática básica até assuntos relacionados a música, moda, conforme explica o professor do curso de Marketing e Inteligência Digital do IPOG, Jayme Diogo.
Esses fatores fazem com que a área de atuação do publicitário seja bem ampla. Os principais campos deste profissional na comunicação são:
- Criação
- Redação
- Planejamento
- Marketing
O especialista pontua que a principal característica do profissional de criação é aquele que tem um perfil para trabalhar em agência e possui ideias a flor da pele, já o de redação é o que possui domínio das palavras, sabe conversar, lê sobre tudo e gosta de escrever. Aquele que trabalha em planejamento tem mais facilidade em entender o cliente, elaborar briefing, ser o próprio cliente e atuar na grande maioria das vezes na concepção de valor para que alguém compre uma ideia, serviço ou negócio.
Para ele, o publicitário é responsável por mostrar para a sociedade aquilo que muitas vezes está até inacessível nas redes sociais, por exemplo.
Área digital: um novo horizonte para a Publicidade
Além das atuações pontuadas no tópico anterior, um novo mercado que tem crescido e ampliado os horizontes é a área digital.
Jayme acredita que nos últimos anos, o publicitário saiu a frente na ascensão do mercado digital por estar mais conectado e antenado às novas tendências, até por estes últimos serem exigências da própria área. Ele ressalta que hoje o digital é intrínseco deste profissional.
Entretanto, Jayme alerta que o conhecimento do publicitário é muito perecível e isso ocorre por conta das mudanças que estão aceleradas com o advento da Internet e de outras tecnologias. O desafio hoje é se manter atualizado mesmo com as constantes novidades no mercado e no mundo.
Quem não se atualiza vai ficando para trás. É preciso saber do que o público está falando para conversar com ele”
O professor pontua que em 2018 e nesta nova era, o profissional terá que aprender a abrir mão daquilo que ele gosta para poder atender uma necessidade do cliente.
É necessário entender que não estamos fazendo publicidade para nós, e sim para o nosso público-alvo”
Principais conquistas
Apesar dos últimos avanços, o publicitário ainda precisa lutar bastante pela regulamentação do trabalho. Jayme avalia que é importante ter um órgão maior para fiscalizar leis trabalhistas, carga horária trabalhada e lutar por um salário equivalente a outros profissionais do mercado.
Ele explica que hoje é difícil ver um profissional da área que não tenha dois empregos ou que não pegue vários freelas. O caminho é longo, mas o crescimento é contínuo e de grande valor.
Profissionais de Publicidade, cá entre nós, essa data só não é feriado porque o cliente não aprovou!