Dia do Repórter: O profissional que leva informação para a sua casa!
2 minutos de leitura
16 de Fevereiro de 2017

Dia do Repórter: O profissional que leva informação para a sua casa!

IPOG, Dia do Repórter

Investigar, entrevistar, pesquisar e produzir notícias e matérias para a TV, rádio, impresso e internet são as principais atividades de um Repórter, que diariamente busca levar informações para a população sobre assuntos diversos.

E no Dia Nacional do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro, além de parabenizar a todos os profissionais da área, realizamos um bate-papo com o jornalista Jordevá Rosa, apresentador do Jornal do Meio Dia e Diretor de Jornalismo na TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás.

Com mais de 25 anos de carreira no jornalismo, Jordevá conta que uma das suas maiores paixões profissionais é a TV,  “a identificação foi imediata: eu comecei no telejornalismo e nunca mais saí. Claro, já tive outras experiências na área de comunicação. Trabalhei em rádio, assessoria de imprensa e realizei várias outras atividades paralelas, mas sempre gostei mesmo de TV”, relata.

A rotina de repórter é agitada, garante Jordevá, “além das reportagens factuais, temos outras matérias e quadros relacionados à saúde, futebol, cultura, entre outros temas que são de interesse da sociedade e que também definem a linha editorial de um veículo de comunicação”, explica.

E para quem pretende atuar na área como reporter , Jordevá comenta que é preciso ter emoção, ética, foco, responsabilidade e vontade de associar tudo isso a um grande volume de informação: assim é possível desenvolver um trabalho diferenciado.

O apresentador também aproveita para mencionar a relação entre produtor, repórter e editor, “a principal função do produtor, juntamente com a equipe de redação, é direcionar a pauta para o repórter, enquanto este avalia e investiga o fato. Se condizer com aquilo que o produtor sugeriu, o repórter dá o encaminhamento à pauta. Já o editor tem a função de dar a vida para o que foi gravado, com recursos de imagens e textos”, explica.

Quanto aos principais desafios da profissão de Repórter, o jornalista comenta que a carreira está mudando muito com a chegada da internet e a inserção de novas mídias.  Mas o caminho é vasto e dá para se adequar ao mercado. O importante mesmo é se manter antenado com as novas tendências e adequá-las aos seus objetivos profissionais.

Esses caçadores de notícias, direta ou diretamente, estão presentes no nosso dia a dia, compartilhando fatos que acontecem no mundo por meio de uma linguagem clara, objetiva e acessível. Por isso é tão importante parabenizá-los e destacar as suas contribuições para a formação de uma sociedade cada vez mais informada.


Artigos relacionados

Formulário de Leads – o Linkedin buscando novos olhares Não é nenhuma novidade para nós que o formulário de leads do Facebook pode gerar um resultado muito positivo nas campanhas patrocinadas. A maior rede social do mundo é também uma das melhores ferramentas atuais de publicidade. Só no Brasil, mais de 99 milhões ...
Ideias que merecem sair do papel O empreendedor e professor do IPOG Bruno Perin lança o seu terceiro livro “Sem Dinheiro: como construir uma start up com pouca grana”, trazendo sua experiência pessoal bem sucedida à frente de três modelos diferentes de start ups. Na obra, administrador explic...
Trabalhando com os canais digitais Uma dica valiosa para os profissionais de comunicação é entender que os canais digitais são uma importante ferramenta de trabalho. Um diferencial para quem está nesta área é ter conhecimentos complementares, como conta o especialista em mídias digitais, Freder...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários