Dia do Repórter: O profissional que leva informação para a sua casa!
2 minutos de leitura

Dia do Repórter: O profissional que leva informação para a sua casa!

IPOG, Dia do Repórter

Investigar, entrevistar, pesquisar e produzir notícias e matérias para a TV, rádio, impresso e internet são as principais atividades de um Repórter, que diariamente busca levar informações para a população sobre assuntos diversos.

E no Dia Nacional do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro, além de parabenizar a todos os profissionais da área, realizamos um bate-papo com o jornalista Jordevá Rosa, apresentador do Jornal do Meio Dia e Diretor de Jornalismo na TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás.

Com mais de 25 anos de carreira no jornalismo, Jordevá conta que uma das suas maiores paixões profissionais é a TV,  “a identificação foi imediata: eu comecei no telejornalismo e nunca mais saí. Claro, já tive outras experiências na área de comunicação. Trabalhei em rádio, assessoria de imprensa e realizei várias outras atividades paralelas, mas sempre gostei mesmo de TV”, relata.

A rotina de repórter é agitada, garante Jordevá, “além das reportagens factuais, temos outras matérias e quadros relacionados à saúde, futebol, cultura, entre outros temas que são de interesse da sociedade e que também definem a linha editorial de um veículo de comunicação”, explica.

E para quem pretende atuar na área como repórter, Jordevá comenta que é preciso ter emoção, ética, foco, responsabilidade e vontade de associar tudo isso a um grande volume de informação: assim é possível desenvolver um trabalho diferenciado.

O apresentador também aproveita para mencionar a relação entre produtor, repórter e editor, “a principal função do produtor, juntamente com a equipe de redação, é direcionar a pauta para o repórter, enquanto este avalia e investiga o fato. Se condizer com aquilo que o produtor sugeriu, o repórter dá o encaminhamento à pauta. Já o editor tem a função de dar a vida para o que foi gravado, com recursos de imagens e textos”, explica.

Quanto aos principais desafios da profissão de Repórter, o jornalista comenta que a carreira está mudando muito com a chegada da internet e a inserção de novas mídias.  Mas o caminho é vasto e dá para se adequar ao mercado. O importante mesmo é se manter antenado com as novas tendências e adequá-las aos seus objetivos profissionais.

Esses caçadores de notícias, direta ou diretamente, estão presentes no nosso dia a dia, compartilhando fatos que acontecem no mundo por meio de uma linguagem clara, objetiva e acessível. Por isso é tão importante parabenizá-los e destacar as suas contribuições para a formação de uma sociedade cada vez mais informada.

Artigos relacionados

O poder do Geomarketing: Estratégias eficientes para atingir o público almejado Antes de entender o que é Geomarketing, é necessário saber como esta estratégia surgiu. Os smartphones conferiram à sociedade uma nova forma de se comunicar em tempo real, de onde estiver, apenas dependendo do sinal de internet para ser visto, observar e falar...
O que esperar do mercado de Comunicação e Marketing em 2023? O mercado de Comunicação e Marketing está em constante mudança, principalmente com a aceleração da transformação digital. Diante disso, os profissionais da área devem se informar sobre as principais tendências, para responder às demandas da atualidade de mane...
7 Lições de marketing aprendidas com as startups As startups – novos modelos de negócios que buscam um nova forma de resolver um problema no mercado – têm conquistado projeções bilionárias nas últimas décadas. Em seu escopo trazem uma nova forma de se fazer algo já consagrado na sociedade, agregando facilida...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br