Quer vencer as eleições de 2018? Aprenda as 5 dicas fundamentais do marketing político

Handsome mid adult Caucasian politician talks with the media after his campaign speech. Members of the media are holding smart phones and microphones up to the candidate while he speaks.

Estamos passando por um momento de forte polaridade na política, onde vemos um verdadeiro FLAxFLU.  Ou eu gosto do candidato A ou do Candidato B e que no final das contas é mais do mesmo. Vivemos uma crise de identidade nesse setor que, infelizmente, não vai ser solucionada nas eleições de 2018. Longe disso, vamos precisar de algumas décadas para ver o Brasil voltar aos trilhos.

Mas, nem tudo é drama no panorama em que vivemos. Por mais que pareça clichê, 2018 será um ano propício para progredir com as mudanças. Um sinal disso foi a renovação, no último pleito em 2016, da câmara Municipal de Goiânia com mais de 60% de novas caras no plenário.

Agora ficam algumas perguntas: você está preparado para vencer uma eleição? Já pensou em alguns pontos que podem ser fundamentais para criar um bom candidato como: ética, legislação, marketing político e eleitoral, assessoria de imprensa, discursos e mídias sociais? E mais: como eu, candidato ou profissional de marketing, posso me destacar nesse cenário? Se você está a procura dessas respostas, este artigo vai te ajudar!

Marketing Político: 5 dicas para você começar a construir sua campanha

1- Eleições: Construindo uma marca

A primeira dica é: tenha clareza de quem é o candidato. Outro ponto importante é fazer questionamentos.

  • Qual o nicho de atuação do candidato?
  • Tem um foco nas suas ações?
  • Conhece seus públicos de interesse e como fará sua comunicação?
  • Qual região abrange?
  • Quais problemas pretende resolver?

Construir uma marca pessoal forte do candidato é essencial para alcançar os resultados esperados.

2- Planejamento

Planejamento é fundamental para uma campanha eleitoral. Você tem que estar preparado para sua mensagem chegar a quem precisa antes da campanha.  45 dias é muito pouco para vencer. Fique atento a legislação eleitoral, veja o que pode e o que não pode ser feito. Ah, e aproveite para conferir aqui o manual do candidato de 2018, pois todas as informações constadas te ajudarão a se preparar ainda mais.

3- Use a linguagem certa 

Como você vai falar com o eleitor? Planejar o tipo de linguagem, materiais para cada tipo de público e canais de divulgação da sua mensagem é importantíssimo. A linguagem vai além da escrita. Envolve a fala, a roupa que o candidato usa, o logo da campanha, jingle e material gráfico. A comunicação precisa ter consistência, não é bom mudar de lado de acordo com a maré.

4- Conte histórias envolventes  

O Storytelling é uma das táticas para conquistar seu eleitor. Seja verdadeiro, escolha a linguagem adequada e saiba quais são os problemas que seu eleitor precisa que você ajude a resolver.

5- Dialogue com o seu eleitor  

Depois de saber quem é o candidato, é fundamental construir um canal de comunicação com seus possíveis eleitores. Você precisa ser acessível e conversar com as pessoas. Use as redes sociais! Ela é a forma mais democrática de fazer a divulgação das suas ideias.

Se ainda não tem perfis nas redes sociais, comece hoje mesmo. Faça enquetes sobre assuntos relevantes aos eleitores da sua região, poste vídeos, deixe o eleitor saber quem você é, como você fala e qual a sua opinião sobre os assuntos que ele considera importante.

Um bônus 

Uma dica extra! Crie uma rede de amigos e apoiadores para divulgar suas ideias. Quanto mais pessoas falando de você melhor. Torne-se relevante e conhecido.

A realidade eleitoral hoje permite que você comece sua campanha eleitoral. Não perca mais tempo e ajude o Brasil a construir uma nova identidade com políticos sérios e honestos.

Uma última dica: mesmo podendo fazer campanha agora você não pode pedir voto, apenas divulgue suas ideias e intenção de ser candidato no próximo ano.

E se você quer se preparar ainda mais para vencer as eleições de 2018, conheça o Curso de Curta Duração em Campanhas e Marketing Político. Afinal, alcançar a vitória exige estratégia, dedicação e muito conhecimento.

Artigos relacionados

Afinal, o que são micro-momentos? Você sabe o que micro-momentos tem haver com a era digital? O surgimento da internet, por volta dos anos 90, impactou consideravelmente a vida das pessoas. No Brasil, sua ascensão teve um papel fundamental, inclusive influenciando na formação do caráter dos...
5 Dicas imperdíveis para buscar Leads Qualificados. Veja! Cada vez mais percebemos, a necessidade de processos de Marketing e Vendas mais modernos e detalhados e que precisam ser repensados continuamente dentro de seu segmento de negócio e corporação. Antes de entendermos como angariar Leads Qualificados, primeiro, p...
Dia do Profissional de Marketing: 5 especialistas de referência para inspirar sua carreira! 8 de maio é o dia do Profissional de Marketing, responsável por toda uma jornada criativa que inclui trabalhar com a imagem de empresas e pessoas, conquistar públicos, envolvê-los, identificar problemas, propor soluções... São tantas atividades e funções, que ...
Lucas Alfaix: Professor Especialista do IPOG. MBA Mídias Digitais e Especialista em Marketing e Inteligência Digital. Consultor de Marketing Político e Eleitoral.