Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
IPOG
  • Homepage
  • Contabilidade
  • Fellipe Guerra in Contabilidade

Como iniciar sua consultoria contábil?

Architect standing in front of a presentation screen and pointing to it while explaining details to the audience.

Já sabemos que a área de contabilidade é uma das que mais cresce no mundo, ocupando a quarta posição entre as profissionais com mais oportunidades no mercado de trabalho atualmente. A grande vantagem desse segmento é que há muitas possibilidades de atuação, entre elas a consultoria contábil.

(E como ter sucesso profissional na carreira contábil? Acesse e confira)

Esse resultado está associado às necessidades da empresas em contar com profissionais do setor para reduzir gastos, principalmente impostos, e ainda manter a legalidade de seus processos, bem como contribuir para o seu desenvolvimento contínuo.

Quem opta por trabalhar com consultoria contábil tem a importante função de auxiliar empresas nas tomadas de decisões de seus negócios, principalmente quanto ao seu enquadramento fiscal.

E para que o processo ocorra de forma assertiva, à contribuição dos gestores da empresa é fundamental. É com base em informações verídicas e detalhadas que o profissional de contabilidade consegue fazer uma análise objetiva e eficiente sobre determinada organização.

Uma boa sugestão é que o profissional  de contabilidade oriente as empresas a assumir o compromisso de organizar todos os dados necessários para análises, como folhas de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa, controle do ativo imobiliário, entre outros documentos.

(Neste eBook, serão desmitificadas questões acerca dos Documentos Fiscais Eletrônicos)

Essa preocupação, por parte dos gestores, é muito mais relevante do que buscar entender efetivamente como funcionam as leis e regras fiscais e contábeis, que é função do consultor contábil.

E se você pretende investir em uma empresa da área e não sabe como tirar a ideia do papel, vamos te ajudar nos primeiros passos.

Consultoria Contábil: como começar?

Antes de dar o primeiro passo, é muito importante entender as particularidades do cenário em que pretende atuar. De acordo com uma pesquisa realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2016, quando o assunto é serviço contábil, mais da metade dos pequenos empresários preferem pagar mais por um trabalho mais completo.

Em tempos de economia constante, onde cada vez mais empresas buscam reduzir custos e simultaneamente manter a qualidade da gestão organizacional e de seus produtos e serviços, esse tipo de decisão é considerada uma grande oportunidades de negócio para os contadores.

É por isso que os profissionais da área têm buscado formas de garantir ganhos financeiros no segmento contábil, e se comprometem a ajudar tantas empresas a se manterem no mercado.

Mas antes de tudo, fique atento. É preciso detalhar com bastante cautela o que você pode oferecer aos seus clientes, de modo que eles tenham ciência do real valor do serviço prestado, contribuindo para que ele cresça e evolua, enquanto você amplia suas possibilidades de atuação e ganho.

Depois de entender quais atividades podem ser executadas de maneira personalizada, é o momento de traçar os caminhos possíveis para a ação e preparar seu escritório contábil.

 

Porque contratar uma Assessoria Contábil?

Os profissionais que ocupam cargos de decisão dentro de uma empresa devem ficar atentos a algumas vantagens de optar por uma assessoria contábil.

Um dos pontos mais importantes que qualquer empresa precisa saber é que o especialista na área irá contribuir diretamente com a implementação de melhorias que agregam valor ao negócio e ainda auxiliam no aperfeiçoamento das diversas atividades executadas dentro da organização.

Mas as vantagens não param por aí! Confira outros benefícios que influenciam diretamente na contratação e que podem ser úteis no processo argumentação com o seu futuro cliente:

  • Oferece uma visão mais ampla do negócio, abrangendo os aspectos internos e externos;
  • Auxilia na escolha do regime tributário ideal;
  • Contribui para a tomada de decisões mais assertivas para o negócio;
  • Disponibiliza ferramentas para fazer comparações com empresas concorrentes.
  • Incentiva o desenvolvimento de ações mais racionais dentro das organizações, pautadas na realidade do mercado e da lei.

Gostou das dicas e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos na área? Então aproveite para conhecer também os seis passos para ser um empreendedor contábil. O entendimento de cada um deles é fundamental para que você comece o seu negócio o quanto antes.

Confira também o relato do aluno IPOG que alcançou sucesso profissional ao empreender na área contábil.

Artigos relacionados

Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...
Saiba como fazer a Classificação Fiscal de Mercadorias Se há uma dúvida que causa muita preocupação em empresários e profissionais de contabilidade trata-se da correta classificação fiscal de mercadorias. De fato, sabemos que a inteligência humana foi a grande responsável pela criação de milhares de produtos que ...
Quando e por que uma empresa precisa de Auditoria Financeira? A Auditoria Financeira é uma das profissões que mais crescem no Brasil devido sua importância para o restabelecimento de normas e adequação dos serviços para a sociedade. Quer entender mais sobre esse setor e as demandas desse profissional? Seja você empree...
Next Read: Reduza o custo final da sua obra com 7 hábitos simples »
ContabilidadeConsultoria contábilIPOG
Fellipe Guerra: Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.
Leave a Comment
Related Post
  1. Reforma Tributária: o que fazer para sair na frente e prosperar no mercado
  2. Benefícios de se especializar em contabilidade para o agronegócio
  3. Coordenador do IPOG avalia os impactos da Reforma Tributária no Senado Federal

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP

whatsapp