Você já ouviu falar em Andragogia Positiva e sabe como isto pode te ajudar no seu cotidiano?

Happy businesswoman relaxing in bean bag on education event in board room and looking at camera.

Por trás deste nome diferente “Andragogia Positiva” está uma ciência encantadora, e para explicar um pouco sobre o tema, a especialista em Inteligência Emocional do IPOG, Carmen Silvia, fez uma palestra sobre o tema durante um simpósio em Portugal.

O termo Andragogia vem do grego e significa “ensinar para adultos”.  O autor referência neste tema é o educador estadunidense Malcom Knowles.

A partir dos princípios da Andragogia e dos estudos da Psicologia Positiva passou-se a construir um eixo de encontro entre a primeira ciência e a perspectiva do desenvolvimento das qualidade humanas. Carmem explica que a sua pesquisa na área nasceu da angústia observada durante sua vida enquanto professora, em que observava os alunos procurarem seus mestres para questioná-los sobre seus métodos e daquilo que fazia sentido ou não para eles.

Sendo assim, surgiu uma curiosidade epistemológica para entender se existe alguma forma de os anseios dos estudantes e as práticas dos docentes conversarem produzindo assim aprendizagem que se sustente, mas que também traga bem estar para os alunos.

“Como justificativa, nós entendemos a necessidade do desenvolvimento amplo dos nossos alunos. Quando pensamos em ensino de adultos é muito importante que a compreensão seja a Andragogia, uma metodologia de sala de aula, ou seja, uma perspectiva de desenvolvimento e treinamento dentro das organizações”, afirma.

É importante compreender que o estudante enquanto sujeito social possui toda uma história e cultura que não podem ser desprezadas. Ele não é uma página em branco, assim como a criança não é. Ao contrário, o adulto é um livro repleto de sentidos, propósitos, acertos, desacertos e uma constante possibilidade de aprendizagem.

A formação deste estudante, seja ela para a escola ou organização, deve ser feita não apenas para estas Instituições, mas sim para a vida.

A necessidade desta prática pedagógica deve trazer uma cultura de paz, aproximação, pertencimento e aprendizagem a partir das experiências vividas e de uma construção apreciativa sobre o conhecimento. Conhecimento este que recebe um ranço ou um olhar histórico carregado de uma ideia de aprovação ou desaprovação. Quando na verdade todas as nossas experiências podem e devem gerar conhecimento e desenvolvimento.

A ensinagem deve ser um caminho de mão dupla. O termo vem tirando o ideal apenas de que o professor “dá aula” ao trazer uma perspectiva autoral sobre o processo da aula, na qual educadores e educandos se sintam protagonistas desse espaço de aprendizagem independente disso ocorrer nas salas de aula tradicionais, nas organizações ou em outros espaços.

No Brasil, algo que tem sido muito discutido é a herança newtoniana cartesiana do ensinar que condena o erro e só enxerga o sucesso. Nas pesquisas de psicologia positiva percebeu-se que quando há uma motivação genuína dos professores por acreditarem no potencial dos seus alunos, estes estudantes acabam sendo contagiados e assim, se sentem capazes de se desenvolver.

“O olhar apreciativo provoca e conecta esse acadêmico para o crescimento. Ao mesmo tempo que um olhar que não acredita e não valoriza o potencial do crescimento dele, acaba trazendo uma estagnação para este processo de aprendizagem”, pontua Carmen Silvia.

É preciso romper essa ideia pragmática e cartesiana.

Afetividade como matriz da cognição

A Psicologia Positiva no estudos das emoções positivas apontam que quando nós não nos conectamos com a aprendizagem e não nos sentimos autores desta proposta metodológica acaba ocorrendo uma lacuna entre professor e aluno. Isso acaba resultando em uma estudo que não faça tanto sentido. E aí não ocorre a aprendizagem.

Quantas vezes não observamos alunos que estudam e decoram para a prova? Essa prática acaba trazendo um conhecimento imediato, mas que em um breve futuro não fará nenhum sentido e nem terá aplicabilidade.

“Temos também que observar a nossa complexidade na dificuldade na preparação do docente. É comum termos educadores advindos do bacharelado, mas que nunca pensaram no processo educacional”, explica a professora.

“Nós não nos constituímos professores por vocação apenas, por isso é preciso que haja profissionalização docente para que sejamos capazes de estudar e desenvolver aquelas competências fundamentais”, explica.

Segundo ela, tudo isso é necessário para que os professores possam tocar o coração dos alunos, mas também de inquietá-los na busca por conhecimento. Os professores são estimuladores do desenvolvimento das qualidades humanas.

“Devemos pensar que enquanto aluna eu também ensino e enquanto professora eu também aprendo o tempo todo”, ressalta Carmen.

Andragogia e a Educação Positiva

Hoje a Andragogia vem sendo aplicada principalmente nos treinamentos quando vamos às organizações desenvolver práticas que auxiliem no alcance das realizações e das metas e compreendemos que este ser realmente transforma e qualifica os processos sociais de modo geral.

Por sua vez, a educação positiva é aquela que vai além das habilidades tradicionais sem desfazê-las ou desfocá-las. Este estudo vem propor o desenvolvimento subjetivo que também podemos chamar de felicidade.

Andragogia Positiva

Esta metodologia propõe a prática para que os educandos conheçam as suas forças e virtudes para que sejam utilizadas também para a aprendizagem e para a própria vida. Oportunizando a eles então esta perspectiva de encontrarem realização e sentido, gerando bem estar.

“A sala de aula e a organização são mais que ferramentas que eu instalo no meu computador. São uma estrutura mental que traz uma referência de desenvolvimento pessoal e que muitas vezes pode apontar fragilidades numa perspectiva não mais de vulnerabilidade, mas de oportunidade de desenvolvimento.”, aponta a professora do IPOG.

Ela cita o próprio exemplo enquanto professora de ‘Metodologia Científica’, já que a matéria é considerada pelos próprios acadêmicos uma disciplina chata e apenas um conjunto de códigos. “Contudo, é fundamental que eles entendam que nenhum profissional se sustenta sem bagagem teórica e por meio das forças e virtudes eles entendam que podem ser autores da sua história enquanto sujeitos sociais”, pontua.

Carmem Silvia: Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias. Pós-Graduada em Docência Universitária. Especialista em Educação a Distância. Formação em Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Formação em Neuro Coaching e Gestor Coaching. Membro de Equipe de Constelações Sistêmicas e Organizacionais. Ampla experiência com equipes, atendimento a públicos variados e formação humana. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva. Certificada em Eneagrama, Storytelling, MBTI, Dinâmica da Espiral, DISC e Modelo Disney de Gestão de Pessoas e Qualidade de Atendimento. Consultora e palestrante na área de Gestão de Pessoas e Carreira, Desenvolvimento Humano. Professora dos cursos de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano & Psicologia e MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG.