Professores IPOG serão palestrantes no I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva em Lisboa
3 minutos de leitura

Professores IPOG serão palestrantes no I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva em Lisboa

Entre os dias 1º e 3 de março de 2018 será realizado o I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva em Lisboa, Portugal. O evento acontece juntamente com o III Congresso Português de Psicologia Positiva no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

O IPOG é um dos patrocinadores do Simpósio e conta, inclusive, com professores na Comissão Organizadora do Evento, na Comissão Científica e também, no quadro de palestrantes.

“É o primeiro evento que une um país da América do Sul com um da Europa para falar sobre Psicologia Positiva. É um marco na história de PP no Brasil”, explica Andrea Perez, professora IPOG, Membro-Fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva – IBRPP e Coordenadora da Comissão Organizadora no Brasil.

Tanto o Simpósio como o Congresso contam, inclusive, com a divulgação do IPPA – Associação Internacional de Psicologia Positiva – a qual atualmente é a associação mais representativa na área no contexto mundial.

Tema do I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva

O tema do evento este ano será: “Quotidianos Positivos e o Imperativo da Paz: Contributos da Psicologia Positiva de Língua Portuguesa”. A intenção é refletir sobre como a Psicologia Positiva pode contribuir para uma convivência mais pacífica em sociedade, já que atualmente se observa uma realidade de caos, conflitos e eminência constante de guerras. O que leva as pessoas a viverem cada vez com mais medo e insegurança, diminuindo o otimismo, a esperança e consequentemente, reduzindo o bem-estar individual, relacional e coletivo. Uma grave ameaça principalmente para as gerações futuras.

Os eventos dedicam uma preocupação quanto às problemáticas que atingem a sociedade, ainda podemos citar: o terrorismo global, os estereótipos acerca dos expatriados e refugiados, a proliferação nuclear, a poluição ambiental, a corrupção, e todo tipo de violência, do bullying na escola à violência cibernética, passando pela crueldade doméstica, ambiental e animal, entre outros.

Eis o papel da Psicologia Positiva na atualidade:

“Ao estudar e promover a felicidade pessoal e pública, e ao criar formas, cientificamente validadas, de maior bem-estar psicológico e relacional, tem contribuído, de múltiplas formas, para compreendermos e potenciarmos quotidianos mais pacíficos, mais justos e mais humanos.

Enquanto expressão científica, e expressão de cultura, tem hoje um papel fundamental, individual, social e politico, que precisa também de múltiplas mundividências para ser mais útil, mais transformador e mais global”.

(Organização do Evento)

A intenção durante o evento é difundir o conhecimento acerca de como a Psicologia Positiva pode contribuir para que todos tenham uma vida melhor, mesmo diante dos momentos mais desafiadores e dolorosos da humanidade. Justamente neste momento em que os estudos da Psicologia Positiva se multiplicam. É possível vê-los sendo aplicados em diversos campos do conhecimento: da economia à sociologia, da filosofia às artes, da biologia à politica.

Por isso, durante o evento científico serão debatidos tanto estudos de caso, como abordagens teóricas e críticas sobre a permanência e o lugar da Psicologia Positiva e da paz, suas múltiplas manifestações e momentos de sobrevalorização em certas conjunturas, contextos e geografias.

Palestrantes

Confira a lista de palestrantes que marcarão presença no evento. Destaque para Martin Seligman, que através de videoconferência, falará sobre “Paz e Psicologia Positiva”.

Martin Seligman
Helena Marujo
Luís Miguel Neto
Joy Stedile
Helma Paiva Neves
Entre outros 

Entre eles, também estarão os professores IPOG:

Andrea Perez
Daniela Levy
Poliana Landin
Carmen Silvia
Daniel Vieira
Gláucia Yoshida

Como participar?

Segundo Andrea Perez, qualquer pessoa interessada em saber mais sobre os atuais estudos na área de Psicologia Positiva pode participar do evento. A inscrição custa 50 euros e pode ser feita pelo site até o dia 22 de fevereiro.

Inscrição de trabalhos

O prazo para inscrição de trabalhos vai até o dia 15 de janeiro. E as respostas de aceite serão enviadas até o dia 30 do mesmo mês. Os temas para propostas de trabalho podem ser consultados aqui.

Para mais informações sobre o evento é só acessar o site através deste link.

 

Artigos relacionados

Talentos: um caminho para a produtividade As organizações passam por sucessivos desafios de mudanças para atenderem e se adaptarem às novas exigências mercadológicas. Não basta dispor dos melhores recursos, estrutura ou da mais avançada tecnologia, se as mesmas não forem sustentadas por uma gestão de ...
Humanizar para Transformar: O que você deseja plantar para colher em 2018? Para muitos, o Natal e o Ano Novo trazem à rotina um clima e uma magia diferente, impactante e até transformadora. É como se o nosso interior acompanhasse as decorações de Natal e se preenchessem de luz, beleza e desejo de mudança. O cenário da cidade se tra...
13 dicas sobre como aplicar a positividade no processo de Coaching A positividade no processo de coaching não significa apenas focar no positivo, enxergar o positivo. Muitas pessoas acreditam que agir com positividade é colocar uma "lente cor-de-rosa" e assim, não falar sobre as dificuldades e desafios. Mas não é isso. Na ve...

Sobre Andréa Perez

Professora IPOG, Membro-Fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva; Palestrante de temas sobre Psicologia Positiva; Crítica Editorial e organizadora da Coletânea Biblioteca Positiva na Editora Leader; Mestra em Sistemas de Gestão; Especialista em Psicologia Positiva. Formações em Coaching: Coautora de livros entre eles: Psicologia Positiva- Como Descobrir e Desenvolver Qualidades Humanas; Coaching de Psicologia Positiva (no prelo); Organizadora e Coautora do livro publicado Psicologia Positiva - Teoria e Prática; e dos livros no prelo: Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica e Educando Positivamente e Conexões Positivas.