Se você atua na construção civil ou em áreas da engenharia, provavelmente já ouviu falar do ACI Concrete Convention, o maior congresso internacional sobre concreto, organizado pelo American Concrete Institute (ACI).
A edição deste ano ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro, no Philadelphia Marriott Downtown, nos Estados Unidos, e reunirá especialistas de todo o mundo para debater avanços e inovações tecnológicas do setor.
O professor Sérgio Botassi, coordenador dos cursos de especialização em gerenciamento de obras do IPOG, será um dos poucos representantes brasileiros no evento, onde compartilhará insights valiosos sobre o setor e participará ativamente de comitês e grupos de discussão que movimentam o congresso.
Como membro do comitê técnico do ACI, Botassi se unirá aos maiores nomes da engenharia para debater o uso da inteligência artificial na construção civil, explorando inovações transformadoras, como modelagem preditiva e impressão 3D.
Ele também participará de fóruns sobre boas práticas de produtividade em todas as etapas das obras, contribuindo para aprimorar o desempenho do setor.
O evento é um ponto de encontro global para profissionais que buscam expandir conhecimentos em áreas como sustentabilidade, inteligência artificial e técnicas avançadas de concretagem, proporcionando uma troca de experiências rica e inovadora.
A relevância da participação de Botassi para a construção civil no Brasil
A presença do professor Sérgio Botassi no ACI Concrete Convention e o reconhecimento do instituto são um marco importante para a construção civil brasileira e para o IPOG. Como coordenador de especializações em engenharia, Botassi estará entre os maiores especialistas em concreto, participando de um dos mais importantes encontros mundiais de inovação.
“O orgulho é enorme, uma vez que a American Concrete Institute é conhecida mundialmente, respeitada mundialmente, e fazer parte do mais alto corpo profissional, entendedor do assunto a nível mundial; é uma grande satisfação,” declara o coordenador.
Sua participação trará para o IPOG o que há de mais avançado em gestão e produtividade em obras de construção civil, especialmente no uso de tecnologias emergentes como a inteligência artificial.
“Há uma relevância no sentido de dar essa contribuição e, ao mesmo tempo, aprender com os melhores do mundo sobre as boas práticas e elas estarem documentadas com a participação desses comitês técnicos ao qual eu faço parte, que se refletem em relatórios que a comunidade técnica e científica mundial depois poderá consultar,” afirma Sérgio.
Durante o congresso, Botassi integrará discussões importantes em sessões técnicas e comitês especializados, compartilhando sua experiência em engenharia de concreto e produtividade. Além disso, participará de encontros com a cadeia produtiva da construção civil americana para discutir cooperações e projetos com o Brasil.
“Para se ter uma ideia, faz parte desse grupo só mais um brasileiro, que é o professor Selmo Kuperman, que inclusive fez parte da minha banca de doutorado. E eu, como brasileiro, fazendo parte desse corpo técnico do comitê. Como consultor, estou dando ênfase a esse assunto que é algo que já trabalho há mais de duas décadas”, evidencia Botassi, ao falar da importância de sua participação no congresso.
Com mais de 50 sessões técnicas e educativas, o ACI Concrete Convention oferece um ambiente único para a troca de conhecimentos sobre temas como sustentabilidade, impressão 3D e concretos de baixa emissão de carbono.
Botassi contribuirá também com discussões sobre IA em áreas como modelagem de dosagens, planejamento e execução de obras, elaboração de projetos, impressão 3D otimizada e predição de propriedades de materiais, trazendo uma visão atualizada e estratégica para o campo.
Sobre Sérgio Botassi
O professor e coordenador Sérgio Botassi é uma referência nacional e internacional quando o assunto é construção civil e engenharia de estruturas. Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Botassi possui uma formação sólida e vasta experiência prática.
Como consultor pela SBS Consultoria em Engenharia, ele se especializou em estruturas de concreto, construção civil e gestão de riscos, sendo também um perito em obras civis e um nome de destaque no controle tecnológico de obras.
Ao longo de sua carreira, Botassi publicou mais de 40 artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais, além de coautor de livros importantes para a área, como “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” e “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações”.
Reconhecido por suas contribuições, Botassi foi o primeiro brasileiro premiado pelo American Concrete Institute (ACI) no Excellence in Concrete Construction Award, conquistando o segundo lugar em 2018.
Coordenador de pós-graduação no IPOG desde 2008, ele é responsável pela formação de novos especialistas em construção civil e inovação tecnológica, liderando cursos que conectam teoria e prática com as demandas da engenharia atual.
À esquerda, o presidente da American Concrete Institute (ACI); ao centro, Sérgio Botassi; e à direita, o presidente do IBRACON, em premiação do Excellence in Concrete Construction Award em 2018.