Expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores
4 minutos de leitura

Quais as expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores em 2019?

mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores

O mercado de trabalho para o profissional que idealiza, planeja e organiza de maneira adequada e responsável os ambientes interiores residenciais, corporativos, comerciais e até cenográficos estará em grande expansão em 2019, segundo constatações de profissionais que são referências da área de design de interiores no Brasil.

Sabendo que todo cenário de recuperação de crise econômica traz consigo lições aprendidas diante das mudanças e adaptações necessárias no período de recessão, os Designers de Interiores desenvolveram novas formas de atuação. Dentre elas, destacam-se as consultorias e os projetos indicativos, onde observa-se um atendimento mais dinâmico e personalizado.

Desta forma, se é trabalhado com indicativos de possibilidades, onde o cliente busca os fornecedores que atuarão com as informações concedidas. Lorí Crízel, coordenador do curso de Design de Interiores do IPOG, ao fazer um balanço de como foram os últimos anos para os profissionais da área de design de interiores no Brasil, destaca o dinamismo e as inovações adotadas pelo segmento, tendo como evidência o aumento de assessorias, em substituição aos projetos maiores.

Ele afirma que alguns aplicativos foram lançados no setor, fazendo com que os clientes busquem profissionais próximos para acompanhar em determinadas compras específicas e/ou prestar serviços bem pontuais e de pequeno porte.

Muitos escritórios uniram-se para captação de clientes e, consequentemente, trabalhos em conjunto”, complementa o especialista.

Para Lorí, independente da área que o profissional atue, o mercado para design de interiores no Brasil está cada vez mais exigente e, por consequência, mais seletivo.

Esse é um parâmetro que induz o profissional a especializar-se cada vez mais, pois o conhecimento passa a ser o seu maior diferencial”, considera.

Esse conhecimento, aliado a novos modelos de prestação de serviço, fez com que muitos profissionais buscassem caminhos novos, inusitados e até mais lucrativos.

Como se diferenciar no mercado de trabalho de design de interiores no Brasil?

Com indicadores apontando para uma retomada da economia, o mercado da arquitetura e do design de interiores responde positivamente, da mesma forma.

Afinal, é nesse momento de retomada da confiança dos investidores que se planejam as readequações corporativas, e se investe de maneira menos receosa, em projetos residenciais e autorais, de repaginação de ambientes.

Estima-se que haja hoje no mercado cerca de 15 mil profissionais especializados no Design de Interiores, em franca atuação no cenário nacional.

Esse interesse pelo mercado é constatado pela observação do volume de cursos oferecidos na área. Segundo o Guia da Carreira, no último ano haviam 96 cursos superiores de Design de Interiores, autorizado pelo MEC, sendo:

  • 90 tecnológicos;
  • 2 sequenciais;
  • 4 bacharelados.

Em se tratando de especializações na área, o Instituto de Pós-Graduação IPOG oferece quatro cursos voltados ao aprimoramento do profissional que pretende somar diferenciais à sua atuação. Veja:

Tendência de mercado do Design de Interiores no Brasil

Para quem se interessa pela área e pretende especializar-se é fundamental dar a devida atenção ao uso de materiais e soluções sustentáveis, durante a elaboração de projetos. O mercado aponta para uma ampla aceitação neste sentido, onde se prima pela eficiência energética e por soluções menos agressivas ao meio ambiente.

Outra vertente amplamente valorizada é a acessibilidade dos ambientes. Pensar de forma a conferir a acessibilidade aos mais variados perfis de pessoas e necessidades é fundamental a projetos completos e bem idealizados. Mostra, além de sensibilidade profissional, o cumprimento do papel social e inclusivo do design de interiores.

Claro, a inventividade e criatividade na hora de pensar e planejar os espaços sempre serão um destaque pessoal do profissional. Muitos optam em criar uma marca para seus projetos e se tornarem referência nisto.

Isso pode ser visto em projetos que valorizam sobremaneira técnicas inovadoras de iluminação, em releituras especializadas em estilos, ou mesmo pela quebra constante de padrões estabelecidos.

A marca pessoal é um importante trunfo que ajuda o profissional a ser reconhecido pelo que faz de melhor. Vale a pena se atentar a isso como um diferencial para sua atuação.

Como se diferenciar no mercado?

Profissionais desse setor precisam compreender qual de fato é o seu nicho de atuação. Mercados “nichados” sempre demoram um pouco mais para perceberem as crises acontecendo, justamente por estarem blocados. A exemplo da medicina e do direito, assim como outras.

O profissional que pretende ingressar nesta área precisa, primeiramente, especializar-se. Isso é fundamental para a conquista de espaço de forma capacitada e antenada com a evolução do setor. O segundo passo é associar-se a escritórios que já são referência no mercado.

Antes mesmo de seguir carreira solo e assinar por consultorias personalizadas, a experiência junto a equipes já consolidadas dará respaldo técnico necessário para amparar o voo solo.

Uma importante dica é atuar junto a lojas especializadas em personalização de mobiliários. Elas sempre demandam profissionais que possam contribuir com ideias para atender seus clientes.

Vale a pena conferir as oportunidades oferecidas no mercado, se disponibilizar a ajudar com projetos e se mostrar disponível para apresentar de maneira mais assertiva a esse promissor cenário.

Outra forma de marcar sua presença no mercado é associando-se a núcleos de decoração, de design, geralmente formados por lojistas. Assim, é possível estar inserido na programação constante de palestras e eventos corporativos promovidos.

Contatos estratégicos fazem toda a diferença na hora de se projetar uma carreira de sucesso. Muitas vezes, desses núcleos nascem importantes parcerias com outros profissionais que atuam de forma complementar ao seu trabalho.

Quer se tornar um especialista e se diferenciar no mercado de trabalho de design de interiores no Brasil? Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos na área.

Artigos relacionados

LCC: Ferramenta para Gestão da Qualidade em Obras Constantemente, a gente tem falado aqui no Blog IPOG sobre a importância dos processos para o controle e qualidade da obra, não é mesmo? Isso porque a realização de uma obra envolve uma série de fatores como prazo, custos, recursos, etc. Para que tudo corra...
MASTER BIM: conheça a metodologia que veio para inovar os projetos de arquitetura e engenharia! Se você, caro leitor, é um profissional da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil), provavelmente já deve ter ouvido falar da metodologia BIM. Mas a conhece realmente e compreende a extensão de sua funcionalidade e importância para o planeja...
O gerenciamento de projeto é o segredo de um bom designer A gestão de projeto é determinante para uma execução projetual bem feita e principalmente para obter uma diferenciação de mercado. O ato de gerenciar um projeto se trata de aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas que visam garantir o sucesso do mesmo, en...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).