Gestão de obras: o que o mercado espera de um especialista? | IPOG
3 minutos de leitura

Gestão de obras: o que o mercado espera de um especialista?

Gestão de obras: o que o mercado espera de um especialista?

A indústria da construção civil, sempre dinâmica e desafiadora, demanda profissionais altamente capacitados para liderar e gerenciar projetos de forma eficiente. Nesse contexto, a especialização em gestão de obras torna-se uma escolha estratégica para os profissionais da Engenharia Civil. 

Neste artigo, listamos cinco bons motivos para você investir em uma formação avançada com base em dados e insights do atual cenário desse setor. Confira:

  1. adaptação aos desafios do mercado;
  2. liderança em projetos de construção civil;
  3. melhoria da produtividade e racionalização de processos;
  4. aplicação de inovações tecnológicas;
  5. expectativa de evoluir na carreira.

1. Adaptação aos desafios do mercado

O setor de construção civil é suscetível a uma série de desafios, desde oscilações nos preços de materiais até mudanças nas regulamentações. Em 2023, no pós-pandemia, o mercado apresenta otimismo. 

Dados da Prospecta Analytica já indicavam crescimento de 3% no primeiro semestre do ano anterior em comparação com o mesmo período de 2021. Por isso, a projeção para 2023 foi de um crescimento de 4,5%, impulsionado pela estabilidade nos preços dos materiais e melhorias na economia nacional.

Para aproveitar esse momento, é fundamental que os profissionais estejam preparados para tomar decisões estratégicas. Uma boa especialização em gestão de obras deve oferecer uma visão abrangente e prática, capacitando os gestores a enfrentar as complexidades do mercado.

2. Liderança em projetos de construção civil

Nos primeiros meses de 2023, a construção civil foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada, superando indústrias como a da transformação e a da educação. Contudo, um dos desafios do setor é encontrar profissionais capazes de gerenciar equipes e garantir o cumprimento de prazos. 

As habilidades que um profissional da Engenharia Civil precisa desenvolver para atender a essa demanda incluem:

  • transmitir informações de maneira clara e compreensível, tanto para equipes de trabalho quanto para clientes e demais stakeholders;
  • tomar decisões rápidas e assertivas, considerando fatores técnicos, econômicos e de segurança;
  • liderar, motivar e coordenar membros da equipe, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo;
  • identificar e resolver problemas de forma eficiente, antecipando desafios e propondo soluções inovadoras;
  • se adaptar a mudanças no projeto, no ambiente de trabalho ou em regulamentações, mantendo a eficiência e a qualidade.

3. Melhoria da produtividade e racionalização de processos

A produtividade na construção civil é um fator determinante para o sucesso de um projeto. Desafios como a alta do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e as oscilações na taxa de juros impactam diretamente a viabilidade de obras. 

Um MBA que ofereça conhecimentos em sistemas de gestão de obras atualizados e práticos, incluindo modelagem 4D, planejamento com MS-Project e práticas de Construção Enxuta, é um diferencial para profissionais capazes de otimizar processos e garantir eficiência operacional.

4. Aplicação de inovações tecnológicas

O tópico anterior já demonstra que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais significativo na construção civil moderna. O surgimento de materiais inovadores, como o bioconcreto, e o uso de tecnologias como o Building Information Model (BIM) são tendências que impactam positivamente o setor.

Quem aprende a aplicar essas inovações em seus projetos, promovendo a sustentabilidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade das construções, aumenta suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado.

5. Expectativa de evoluir na carreira

Com a demanda crescente por profissionais qualificados na construção civil, aqueles com especialização em gestão de obras têm oportunidades significativas de avanço na carreira. Segundo a plataforma de recrutamento Vagas, gestores de obras qualificados podem alcançar remunerações acima de R$15.000.

Conheça o MBA em Gestão de Obras do IPOG

O MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Práticas da Construção do IPOG oferece uma abordagem abrangente e estratégica para profissionais da Engenharia Civil que buscam se destacar no dinâmico mercado da construção. 

Você poderá desenvolver uma visão estratégica, tática e operacional de todo o processo de construção com a expertise de mestres e doutores que combinam experiência acadêmica e prática de mercado.

A matriz curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Planejamento e Controle das Atividades e Cronograma da Obra com MS-Project
  • Planejamento e Gestão Operacional do Canteiro de Obras
  • Engenharia de Custos com Foco na Gestão de Obras
  • Boas Práticas para Execução de Fundações
  • Boas Práticas para Execução de Estruturas de Concreto
  • Boas Práticas para Execução de Vedações
  • Práticas da Construção Enxuta para Minimização dos Desperdícios em Obras
  • Aplicação da Gestão de Projetos e Riscos na Construção Civil
  • Boas Práticas para Execução de Revestimentos
  • Ações Preventivas e Tratamento de Manifestações Patológicas em Edificações
  • Boas Práticas para Execução de Impermeabilização
  • Boas Práticas de Instalações Prediais

A formação não apenas atende às melhores práticas da Engenharia, mas também está alinhada com as regulamentações técnicas nacionais. Ao concluir o curso, você estará apto a para: 

  • atuar na gestão de equipes;
  • administrar recursos;
  • cumprir cronogramas;
  • acompanhar obras em todas as suas etapas.

A metodologia das aulas oferece uma abordagem prática e efetiva sobre a gestão de obras. Dessa forma, o IPOG proporciona uma experiência diferenciada, garantindo resultados surpreendentes na formação de profissionais altamente capacitados para os desafios do setor. 
Invista no seu futuro com o MBA em Gerenciamento de Obras do IPOG e destaque-se no mercado da construção civil.

Artigos relacionados

Metodologias ágeis: como dominar os conceitos e aplicá-los Adaptabilidade e eficiência se tornam cada vez mais importantes para o sucesso nos negócios. Com isso, as metodologias ágeis surgem como um farol de inovação e praticidade. Este conceito, originário do universo do desenvolvimento de software, transcendeu suas...
Curso Gestão de projetos digitais: conheça o MBA Digital Strategy Leadership Você está procurando um curso de gestão de projetos digitais? Avançar na maturidade digital é um desafio que há tempos vem sendo considerado em maior ou menor grau nas empresas nacionais. No entanto, a falta de capacitação e estratégia nessa área criou um ...
5 práticas para se tornar um gestor financeiro de sucesso O gestor financeiro é aquele profissional multitarefas, encarregado de conduzir o bom andamento financeiro de uma organização. Sua tarefa inclui muitas atividades desafiadoras que envolvem a análise, organização, controle e planejamento de novos objetivos de n...

Sobre Mestre SEO