O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) realizou o 1º Meeting Internacional de Marketing Digital, em Goiânia. Com foco em métricas, estratégias, comunicação e no papel do líder de marketing na atualidade, o evento contou com as palestras de três grandes nomes da área, Rafael Rez, Nino Carvalho e André Gildin.
Nino Carvalho, que também é coordenador do curso de MBA em Marketing Digital do IPOG, abriu o meeting. Considerado uma referência no segmento de marketing e comunicação digital, Carvalho explica que a procura por especializações nesta área traduz um movimento esperado de uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada.
O Digital é o agora e permeia tudo dentro do mundo dos negócios. Assim, é bem possível que os futuros líderes das empresas, presidentes, CEOs, venham de uma origem de Marketing, desde que tenham uma visão holística e integrada, na qual o Digital é o novo “normal” do dia a dia das organizações,” pontua Nino.
Segundo Carvalho, o profissional de marketing precisa, mais do que nunca, estar atento às particularidades dos relacionamentos humanos.
“Ironicamente, a despeito de todos os avanços tecnológicos, o marketing está sendo mais marketing do que jamais foi. Todos os princípios mais fundamentais de marketing, atrair clientes, ouvir os clientes, passar para o outro lado do balcão, tudo isso está sendo resgatado e praticado como sempre deve ser. O marketing está muito mais ativo em todo o processo do negócio, particularmente na jornada comercial”, avalia.
Transformação digital
A visão “holística e integrada” descrita por Nino Carvalho faz parte da chamada Transformação Digital, tema da palestra de André Gildin, que também é professor do IPOG.
Enquanto conceito, a transformação digital é o que acontece com as organizações quando elas adotam formas novas e inovadoras de fazer negócios com base em avanços tecnológicos.
No entanto, André Gildin esclarece que é um erro pensar nesse tipo de transformação atentando-se apenas para os aspectos tecnológicos.
Muitos acham que transformação digital significa uma transformação tecnológica, que vai acontecer ali nos processos de TI, nas plataformas e acabou. A transformação digital toca em três grandes pontos: transformação dos processos internos, operacionais; transformação do modelo de negócios da empresa, ou seja, como ela vai gerar receitas e se engajar com o cliente; e a transformação na interação com o cliente final”, afirma.
Ainda de acordo com Gildin, na transformação digital, a função do líder de marketing vai além do relacionamento com o cliente final.
“O papel do líder de marketing é, primeiro, ser um crítico de todos os processos da empresa. Se ele (líder de marketing) traz uma plataforma diferente de automação de e-mails, conteúdos de inbound marketing, ou o que quer que seja, ele precisa entender como isso impacta as outras áreas da empresa. Será que a logística da empresa está de acordo com o que ele está oferecendo no mercado? Ao mesmo tempo, ele precisa entender se o trabalho de engajamento dele está de acordo com o modelo de negócios da empresa”, analisa.
Marketing Digital: de olho nas métricas e dados
Por meio do processo de Transformação Digital, cada vez mais as empresas têm se tornado “empresas de dados”. O sucesso de um negócio está diretamente relacionado à análise de dados referentes aos stakeholders. Desse modo, o marketing se tornou um segmento fundamental para as empresas.
Para André Gildin, qualquer ação de marketing desenvolvida pelas empresas deve ser baseada no comprometimento com a análise dos dados levantados sobre um determinado assunto.
Discorde e se comprometa. Esse, para mim, é o papel fundamental do marqueteiro hoje. Ele tem que ser muito crítico com relação aos processos da empresa, mas ao mesmo tempo o “se comprometa” tem que ter dados e fatos, ou seja, métricas. O marqueteiro está cada vez mais analítico”, reforça.
Assim como André Gildin, o empreendedor Rafael Rez, tido como principal referência em marketing digital do Brasil na atualidade, acredita que o papel do líder de marketing está cada vez mais analítico. Ele explica como é possível utilizar as métricas no processo de Transformação Digital.
“Ouvir as reclamações dos clientes é uma tarefa obrigatória. E aí, a gente vai corrigir os pontos que estão errados. Tudo que você puder reunir de informação dos canais que lidam com os clientes, reúna para ter algum tipo de feedback. Ouvir o cliente é a principal função do líder de marketing. É entender o que o cliente tem como expectativa e tentar superar essa expectativa”, reforça o autor do livro Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI.