Em Goiânia, a Faculdade IPOG tornou o momento ainda mais especial para os novos alunos de graduação da faculdade
Há momentos que ficam guardados na memória para sempre, principalmente as etapas importantes da vida. Iniciar um curso de graduação, por exemplo, é uma delas. Para além de um passo na carreira, cursar uma formação superior é um sonho para milhares de jovens e adultos. Segundo a pesquisa “O que realmente os alunos pensam sobre o ensino superior”, realizada pelo Instituto Semesp em 2024, 80% dos jovens de até 24 anos pretendiam cursar alguma faculdade. Já em 2025, aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos no Enem fizeram as duas provas em busca de ingressar no ensino superior em 2026, conforme divulgado pelo Inep
Em um cenário de sonhos, novas etapas e início de uma carreira promissora, a Faculdade IPOG tornou o momento ainda mais especial para os novos alunos. Na última segunda-feira, 9, os estudantes foram recepcionados com uma programação envolta no acolhimento e na integração com veteranos, professores e corpo estudantil. A calourada aconteceu na sede da instituição e reuniu estudantes de administração, direito, psicologia, biomedicina e engenharia civil.
Durante o evento, os alunos receberam kits de boas-vindas e participaram de momentos de integração com pipoca e algodão-doce, mas o que fez sucesso foi registrar o início da jornada acadêmica em uma cabine de fotos personalizada por curso. Uma das alunas foi Laudiane, caloura de biomedicina, que destacou a infraestrutura tecnológica. “As matérias, os laboratórios e a estrutura da faculdade me pareceram muito interessantes”, expressou. A caloura busca sua segunda graduação com o objetivo de se realocar no mercado de trabalho e alcançar novas oportunidades. “Minha expectativa é grande. É a segunda graduação que faço, e agora estou entrando em uma área na qual tenho probabilidade de crescimento e de sair para o mercado com um respaldo muito grande”, relatou Laudiane.
De acordo com Fabine Romão, diretora de Graduação da Faculdade IPOG, a recepção é fundamental para criar a sensação de pertencimento, segurança e motivação. “Estamos muito felizes com a chegada dos nossos veteranos e, principalmente, dos calouros. Este semestre foi preparado desde novembro. Para os iniciantes, é a porta de entrada para entender a cultura da instituição e um apoio nesta nova etapa. Para os veteranos, é um reencontro que renova o vínculo com a faculdade”, pontuou.
Expectativa no ensino superior
De 2014 a 2024, o Brasil aumentou em 30,5% o número de pessoas matriculadas em cursos de graduação, de acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). São mais de 10 milhões de matrículas, uma marca inédita no país. A busca reflete uma máxima: ter graduação faz a diferença na vida das pessoas, seja pelo conhecimento adquirido ou pela chance de obter melhores empregos e salários.
Conforme o relatório Education at a Glance (EaG) 2025, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros que concluem o ensino superior ganham, em média, 148% a mais do que pessoas que possuem apenas o ensino médio. As oportunidades também se estendem para quem deseja ir além de um curso técnico. É o caso de Diego Alexsander, calouro de engenharia civil, que já trabalha na construção como técnico em segurança do trabalho e agora busca a graduação. “A expectativa está alta e estou ansioso para começar as aulas”, afirmou o universitário durante a recepção do IPOG.
Estrutura IPOG
O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) atua há 24 anos no ensino superior. A instituição oferece cursos de graduação, especialização e extensão com foco na preparação para o mercado de trabalho. Entre os principais diferenciais estão a metodologia voltada para a prática profissional, grade acadêmica que inclui cursos de inglês e português, e infraestrutura com laboratórios modernos e salas climatizadas. Atualmente, são ofertadas graduações presenciais em áreas como Direito, Engenharia Civil, Psicologia, Administração e Biomedicina. Já na modalidade de Ensino a Distância (EAD), estão disponíveis cursos como Gestão Comercial, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Segurança Cibernética, Banco de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O ingresso pode ser feito via vestibular, nota do Enem, transferência externa ou como portador de diploma.
Uma novidade em 2026 é a ampliação do curso de biomedicina, que passa a oferecer turmas no turno noturno. A formação é estruturada para atender às demandas da área da saúde, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem, biotecnologia, estética e pesquisa científica. Segundo o coordenador do curso, Wilson Cruvinel, a proposta pedagógica vai além do ensino técnico. “O curso tem uma estrutura de laboratório muito interessante e ênfase no desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em gestão. Discutimos o perfil de formação e o desenho que o aluno percorrerá ao longo do período para garantir uma preparação integral”, explica.
Leia a matéria na íntegra: Você ainda lembra como foi o primeiro dia de faculdade?