Cursos corporativos: como investir na capacitação dos seus colaboradores
5 minutos de leitura

Cursos corporativos: como investir na capacitação dos seus colaboradores

Já pensou em reduzir o turnover da empresa por meio da preparação dos seus funcionários? Esse pode ser um grande diferencial nos resultados, em posicionamento de mercado e em retenção de talentos e que muitos de seus concorrentes ainda não investem.

Contudo, não é qualquer empresa que pode oferecer a qualidade que você precisa. Contar com uma instituição de ensino de referência faz toda a diferença em relação aos cursos corporativos.

Neste artigo, você vai entender o que é a educação corporativa, quais são as opções, as modalidades de cursos e os benefícios de investir nesse diferencial. Ao final, você encontra os diferenciais do In Company que você só encontra com o selo IPOG de qualidade. Confira!

O que é um curso corporativo?

Um curso corporativo nada mais é do que a possibilidade de uma empresa investir no potencial dos colaboradores.

A educação corporativa tem como foco fornecer e divulgar conhecimento dentro da empresa para desenvolver habilidades e competências dos colaboradores com programas ou projetos alinhados às metas do negócio para impulsionar seus resultados.

Tipos de educação corporativa

Para que serve o treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é uma maneira de a empresa oferecer qualificação aos colaboradores e desenvolver competências específicas para a atuação profissional.

Dessa forma, a empresa pode qualificar um profissional para suas atividades no cargo ou na função ocupada ou desejada, alinhando-o melhor  às necessidades da companhia.

Com isso, a empresa pode oferecer cursos como bonificação ou com condições facilitadas que incentivem o estudo e o aprimoramento profissional. Dessa maneira, é possível quebrar barreiras, como a falta de tempo ou de recursos financeiros por parte do colaborador.

Quais cursos oferecer para o desenvolvimento profissional?

A empresa pode escolher trabalhar com palestras, workshops, cursos de curta duração ou mesmo pós-graduação. Os temas devem seguir as necessidades corporativas e a área de atuação do colaborador.

Assim, é possível contratar uma instituição de educação superior credenciada para fechar pacotes de universidade corporativa para oferecer cursos mais aprofundados e palestras que alinham questões culturais e de desenvolvimento pessoal.

A preparação tanto com soft quanto hard skills é um grande diferencial para a empresa, já que promove o engajamento dos funcionários e a valorização profissional deles.

Benefícios de investir em cursos corporativos

Hoje, locais que investem na educação corporativa têm se destacado com prêmios de melhor empresa e naqueles que focam investir no crescimento dos seus profissionais.

Confira, a seguir, alguns benefícios de empresas que investem em educação.

Aprimoramento técnico

Empresas que oferecem cursos corporativos conseguem promover competências técnicas a seus colaboradores. Assim, o benefício vem para ambas as partes: a companhia ganha um funcionário que atende às expectativas do setor e a pessoa consegue uma qualificação que levará para toda a vida.

Redução do turnover

A escolha por um curso corporativo também afeta diretamente a rotatividade de pessoas. Para as empresas, é significativamente mais vantajoso preparar um funcionário e oferecer condições satisfatórias de trabalho do que lidar com quebra de contratos, pagamento de rescisões e busca por outros colaboradores.

Retenção de talentos

A valorização do profissional é um ponto de destaque de empresas que focam a educação corporativa. Você não apenas investe na carreira daquele profissional, como também o prepara para continuar na empresa e escalar cargos mais importantes.

O profissional se sente valorizado e reconhecido, visando ali um local de crescimento. Ou seja, a empresa alcança a tão desejada retenção de talentos – os quais correspondem às necessidades da empresa.

Atração de profissionais alinhados ao fit cultural

Ao se posicionar como uma empresa preocupada com a capacitação, é possível ter profissionais cada vez mais alinhados ao fit cultural da empresa. Os cursos promovem a aproximação com o propósito da empresa e trabalham questões relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Com isso, é possível ter maior clareza nos processos de contratação e na gestão de pessoas, atraindo pessoas que se identificam com esse tipo de posicionamento organizacional.

Melhor posicionamento no mercado

Empresas são avaliadas a todo momento pelo mercado e pelos profissionais. Quem promove boas condições de trabalho e se põe como um local de evolução constante tende não apenas a obter os melhores resultados como também a se destacar no nicho.

Ou seja, investir em educação corporativa pode ser um grande diferencial na preparação dos profissionais e na gestão de pessoas, visando a diferença entre os concorrentes.

IPOG In Company: a melhor opção para capacitar colaboradores

In Company é o modelo de educação corporativa do IPOG. São cursos voltados para agregar capital intelectual aos times de organizações, terceiro setor e governo disponíveis em diferentes modelos e cargas horárias.

Essas capacitações são orientadas pelas demandas e tendências dos negócios, trazendo maior eficiência, qualidade e competitividade para as organizações.

Os cursos são ofertados em três modelos. Confira!

Workshops

São palestras e cursos oferecidos pelos docentes do IPOG sobre temas específicos, com informações teóricas e práticas objetivas, agregando conhecimento e motivação ao seu time.

São ideais para desenvolver soft skills e promover o engajamento no dia a dia da empresa.

Cursos de curta duração In Company

Opção para quem busca um treinamento rápido e eficiente, elevando a assertividade dos colaboradores com qualidade, comodidade e flexibilidade. Os cursos de curta duração In Company podem se ajustar à rotina da sua empresa, já que as aulas podem acontecer na infraestrutura completa do IPOG ou na sua organização.

Além disso, é possível contar com um grande portfólio de cursos já existentes ou desenhados exclusivamente para a necessidade do seu negócio.

Pós-graduação In Company

Quem busca um aprofundamento teórico e uma formação robusta pode investir na pós-graduação In Company.

São cursos de especialização e MBAs organizados para as demandas da sua empresa, com diversos módulos ministrados por docentes com ampla trajetória profissional e acadêmica.

Esse modelo também possibilita flexibilidade de horários, comodidade de escolher aulas no IPOG ou na empresa, personalização de conteúdos e certificação de nível superior para ampliar a expertise dos seus colaboradores, proporcionando crescimento profissional e valorização.

Diferenciais dos cursos corporativos oferecidos pelo IPOG In Company

Sabia que nem toda plataforma de cursos para empresas é igual? Mesmo que a ideia da qualificação seja boa, é essencial contar com uma instituição de referência para garantir a qualidade da educação corporativa.

Sem esse cuidado, sua empresa está apenas pondo mais teoria nas mãos dos colaboradores, o que não promove motivação, engajamento e melhor aproveitamento dos cursos.

Com o In Company, você leva a qualidade IPOG para sua empresa, com foco no desenvolvimento do negócio e acompanhando as tendências do mercado.

Alguns dos diferenciais dos cursos corporativos do IPOG In Company são:

  • melhor custo-benefício: nas formações In Company em grupo, o IPOG oferece um valor competitivo de mercado;
  • customização: conteúdo personalizado na metodologia e na possibilidade de estudo de cases da própria empresa;
  • infraestrutura completa: o IPOG tem à disposição auditório, equipe de apoio e moderno laboratório de informática para locação;
  • corpo docente renomado: os docentes do In Company são os mesmos dos cursos do IPOG, mestres e doutores com histórico de sucesso profissional.

Invista em uma gestão estratégica e na capacitação profissional de seus colaboradores. Fale com nossos consultores e planeje suas ações!

Gostou deste artigo sobre cursos corporativos? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Capacite seus colaboradores: saiba como contratar o IPOG In Company No cenário empresarial altamente competitivo e em constante evolução, as empresas que capacitam os seus colaboradores trazem um diferencial estratégico que pode impulsionar o sucesso de qualquer organização. À medida que as demandas do mercado se tornam ca...
Pós-graduação In Company: 8 razões para investir na capacitação de seus colaboradores Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por vantagens estratégicas tornou-se uma premissa essencial para o sucesso de qualquer organização. Nesse contexto, o investimento na capacitação dos colaboradores tem se destacado com...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br