Neuropsicologia Infantil: dificuldades de aprendizagem, diagnóstico e intervenção

Little girl visiting psychologist and playing with toys

Antes de conhecermos sobre a Neuropsicologia Infantil, você sabia que a área é uma interface entre a psicologia e a neurologia. É uma ciência que estuda de modo aprofundado sobre o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano. A avaliação neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem o objetivo de avaliar as funções cognitivas preservadas do paciente e se há algum prejuízo nestas áreas.

Também tem a função de constituir um perfil neuropsicológico para estabelecer um possível tratamento e intervenções para melhor qualidade de vida do paciente. Essa avaliação deve ser feita por um psicólogo especializado em Neuropsicologia. Quer saber como é a atuação da neuropsicologia infantil em casos de dificuldade na aprendizagem de crianças? Veja este artigo.

Quais os primeiros sintomas de que uma criança precisa de uma avaliação neuropsicológica infantil?

Uma criança que no processo de aprendizagem apresenta alguma dificuldade em adquirir o conhecimento básico em termos de leitura, escrita e/ou matemática, o que pode ser observado pelo professor e/ou os pais, instiga alguns questionamentos acerca do seu desenvolvimento. A avaliação neuropsicológica pode contribuir e muito para um diagnóstico assertivo do caso.

Neuropsicologia Infantil: quando a avaliação deve ser feita?

Os pais que observarem que a criança apresenta dificuldades escolares como notas baixas, dificuldade na aquisição da linguagem, leitura e escrita, desatenção em aula, agitação, agressividade com colegas e queixas de professores, é recomendado procurar ajuda de um Neuropsicólogo.

O baixo desempenho escolar é algo que chama atenção na fase de aprendizagem infantil. Este é um período de muitas descobertas, novos desafios, e que pode ser influenciado por fatores como o próprio ambiente escolar, a estrutura familiar, questões emocionais e cognitivas da criança, ou até mesmo relacionado a um problema de saúde que a criança esteja passando. Uma avaliação bem realizada é primordial para definir o que está acontecendo com a criança.

Como é realizada a avaliação neuropsicológica?

 Avaliação neuropsicológica infantil está pautada em conhecimentos da Neuropsicologia, em instrumentos psicológicos cientificamente comprovados, assim como em técnicas neuropsicológicas. A primeira fase da avaliação neuropsicológica é a anamnese, uma etapa fundamental para colher todos os dados e informações sobre o desenvolvimento e dia a dia da criança. O processo de anamnese é realizado com o próprio paciente, familiares, professores e profissionais de saúde que participam da vida da criança.

A anamnese deve ser bem detalhada, por isso busca entender informações desde a concepção, gestação, nascimento e desenvolvimento da criança para ajudar os pais a refletirem sobre o momento que começaram a perceber algo diferente.

Também é feita uma análise qualitativa para observar como a criança se comporta diante da avaliação. Geralmente, a criança chega apreensiva no consultório, sendo importante criar um ambiente acolhedor e deixá-la o mais à vontade possível. O intuito é observar o que de melhor a criança pode apresentar.

A partir desses dados são aplicados na criança instrumentos neuropsicológicos que permitem avaliar várias funções cognitivas.

Com o resultado de toda avaliação é feita a devolutiva aos responsáveis com todas as orientações, possíveis diagnóstico, possibilidades de intervenções, dentre outros aspectos, com o intuito de colaborar com a melhora na qualidade de vida e com um bom desenvolvimento da criança.

Quem solicita a avaliação neuropsicológica infantil?

Pais ou responsáveis legais, professores, pediatras e todos os profissionais que se preocupam e percebem que a criança possui alguma alteração significativa passível de tratamento. Essas pessoas tem grande importância no processo do tratamento para entender, orientar e acolher a criança.

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Poliana Landin: Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco/SP. Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competência e Coaching pelo IPOG. Coordenadora da Especialização em Avaliação Psicológica, do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, e da especialização em Neuropsicologia do Instituto de Pós-graduação e Graduação IPOG.