IPOG Cast EP.2- FP&A: Análise e Planejamento Financeiro como pilar do sucesso no âmbito profissional
4 minutos de leitura

IPOG Cast EP.2- FP&A: Análise e Planejamento Financeiro como pilar do sucesso no âmbito profissional

Planejamento e Análise Financeira, mais conhecido como FP&A, foi o tema abordado no segundo episódio do IPOG Cast, em um bate papo conduzido pelo CEO do IPOG, Ronan Maia, com a participação de Camilo Cotrin e Pedro Roriz, professores no Instituto e especialistas na área de finanças corporativas. Durante a conversa, os convidados compartilharam experiências e revelaram como o FP&A pode transformar a gestão financeira e promover o crescimento sustentável nas organizações.

O FP&A, uma sigla inglesa para Financial Planning & Analysis, que em português significa Planejamento e Análise Financeira, nada mais é que uma prática sofisticada, mais robusta para que se observe o negócio da organização como um todo. A partir dessa observação, é possível enxergar de forma mais completa e ampla como conduzir a empresa à um caminho de sucesso e a alcançar objetivos estratégicos de longo prazo.

A relevância do FP&A no cenário empresarial atual

Em um ambiente de negócio cada vez mais volátil e competitivo, surge a necessidade das empresas em aderirem a capacidade de adaptação e um planejamento mais consistente. É então que o FP&A fornece ferramentas cruciais para analisar o desempenho da empresa, identificar oportunidade e tomar decisões assertivas.

Camilo Cotrim destacou que o FP&A vai muito além de simplesmente reportar números. Ele enfatizou que “é uma ferramenta poderosa para antecipar cenários e orientar decisões estratégicas“. Essa capacidade de previsão e orientação estratégica é fundamental para as empresas navegarem com segurança em um ambiente de negócios cada vez mais e competitivo. No bate papo, Camilo pontuou que o método crucial do planejamento é a comparabilidade, que em seus três níveis de execução, ajudam os profissionais a alcançar resultados mais sólidos. Em resumo, a metodologia nada mais é que um mecanismo que auxilia na compilação de dados, por meio uma análise em três estágios

O primeiro estágio dessa técnica consiste em fazer o comparativo dos resultados alcançados no presente em parâmetro com o passado  da organização, a fim de compreender quais mudanças foram provocadas nesse período.

Já o segundo nível de comparação, busca análise objetiva entre os aspectos passado e futuro da atividade desempenhada para que seja possível entender se o que foi traçado no planejamento estratégico foi de fato alcançado e, assim, compreender se as metas foram atingidas.

Já no terceiro estágio, há a comparação interna, ou como é mais conhecida, o benchmarking. Essa medida consiste em analisar empresas concorrentes e observar em quais aspectos o mercado está errando e, a partir disso, destoar do mercado de forma positiva.

Para que a aplicação dessas técnicas seja possível, é necessário que o profissional tenha as habilidades para ir além do óbvio, observando o mercado de forma técnica, contudo, sem deixar de lado o aspecto humano, já que “os números só retratam o que a empresa faz, são as pessoas que fazem a grande entrega. Gerar valor para a empresa é um aspecto que vai elevar o profissional em sua carreira de forma consistentemente técnica.”, conclui o professor Camilo Cotrim.

Habilidades essenciais para um profissional de FP&A

Durante a conversa com o professor Cotrim, ficou evidente que o profissional atuante neste tipo de nicho deve contar com habilidades específicas para desenvolvimento da atividade de impulsionamento empresarial, as quais envolvem:

  • Análise de dados e nuances de mercado: Capacidade de coletar, interpretar e comparar dados relevantes para o negócio.
  • Planejamento: Habilidade de definir metas, estratégias e orçamentos alinhados com os objetivos da empresa.
  • Comunicação: Capacidade de comunicar informações financeiras de forma clara e concisa para diferentes públicos.
  • Proatividade: Busca constante por informações e tendências do mercado para se manter atualizado.
  • Networking: Habilidade de construir relacionamentos com profissionais de diferentes áreas da empresa.

Ferramentas tecnológicas de análise de dados como Power Bi já não são suficientes para a atuação no mercado, para além dessas competências técnicas, os profissionais de FP&N necessitam ter habilidades para captar sinais externos e traduzi-los em estratégias internas para a empresa se manter competitiva.

Pedro Roriz durante o bate papo, reforçou a ideia em destaque, que se a organização não tem o profissional com os olhos para fora do negócio, entendendo a dinâmica de negócio, entendendo as correlações ou sentindo os sinais que estão chegando e traduzindo isso em política para dentro da empresa, ela está completamente aberta a ameaças e não está minimamente preparada.

No mais, ficou demonstrado que o FP&A também desempenha um papel crucial na comunicação com stakeholders internos e externos. Ao apresentar análises claras e previsões precisas, o FP&A fortalece a confiança dos investidores, parceiros e equipes internas, criando um ambiente propício para colaborações estratégicas e investimentos sustentáveis.

A relevância do FP&A no cenário empresarial atual vai além de simplesmente calcular orçamentos e relatórios financeiros. Como mencionado por Cotrim durante a conversa, “é um guia para tomar decisões informadas e fundamentadas em dados”. Essa capacidade de tomar decisões com base em insights profundos e análises rigorosas não apenas reduz o risco, como também maximiza as oportunidades de crescimento.

Dicas para se tornar um profissional de FP&A de sucesso

Ser um profissional de FP&A de sucesso exige uma combinação de habilidades, conhecimentos e ferramentas. Os professores Camilo Cotrin e Pedro Roriz destacaram durante o encontro no IPOG Cast a importância de ter uma visão clara e profunda do negócio.

Desenvolver habilidades essenciais como capacidade de análise, visão estratégica e boas habilidades de comunicação, utilizar ferramentas e tecnologias adequadas e buscar formação e desenvolvimento profissional contínuo são um diferencial.

Nesse contexto, as habilidades essenciais para ser um profissional de sucesso consistem em:

  • Buscar formação e qualificação profissional: Existem diversos cursos e programas de especialização em FP&A disponíveis no mercado.
  • Manter-se atualizado com as últimas tendências do mercado: Ler livros, artigos e participar de eventos da área são formas de se manter atualizado.
  • Desenvolver habilidades técnicas e interpessoais: As habilidades técnicas em análise e planejamento são essenciais, mas as habilidades interpessoais também são importantes para o sucesso na carreira.
  • Ser proativo e buscar oportunidades de aprendizado: A proatividade é fundamental para se destacar na área de FP&A.

O mercado exige que o profissional se lapide dia após dia, tido que a crescente concorrência obriga as empresas a se reinventarem, objetivando não somente os números, mas a forma como o produto/serviço tem sido apresentado, o que permite continuidade ao negócio.

Profissionais preparados tendem a permitir que novas nuances mercadológicas sejam introduzidas, eles agregam valor e se destacam em meio à multidão, não só pela tecnicidade que possuem, como também pelo olhar crítico para com o ambiente em que são inseridos.

Assim, momentos de interação, aptos a transformar a percepção do profissional, são um divisor de águas, razão pela qual, conteúdos valiosos como o trazido no segundo episódio do IPOG Cast são uma fonte valiosa para instigar o crescimento e melhoria contínua dos profissionais.

Artigos relacionados

20 erros que devem ser evitados na condução de uma empresa No desempenhar da minha profissão, tenho tido oportunidade de aprender com grandes mestres da gestão empresarial, que em proveitosos bate-papos, me transmitem a imensa sabedoria adquirida por anos de prática, somados a estudos sobre a excelência administrativa...
Liderança na transformação digital: o que compete ao líder? Falar em transformação digital se tornou comum no ambiente da gestão de negócios nas últimas décadas. Afinal, é inegável que esse processo é capaz de agregar valor e vantagens competitivas essenciais nas empresas, garantindo inclusive a sua sobrevivência. ...
Como a Transformação Digital Está Moldando o Mercado e Por Que Se Atualiza De acordo com um estudo da McKinsey realizado em 2018, empresas que se destacam em maturidade digital apresentam um crescimento cinco vezes superior ao das demais organizações. Organizações deste tipo buscam profissionais atualizados em transformação digital,...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br