Recorrendo aos conhecimentos da autora Martha Gabriel – especialista em Marketing Digital e Educação – e fazendo uma releitura de seus ensinamentos sobre a área:
“O marketing sempre foi e sempre será aquela atividade que busca trocar e agregar valor à marca, fazendo com que pessoas vejam vantagens em aderir a ideias ou adquirir produtos e serviços.”
Tendo isso em mente, fica fácil entender que o Marketing Digital continua atendendo aos princípios do marketing tradicional, usando como exclusivo meio de propagação o ambiente virtual, batizado de mídia online. Tudo que é feito e pensado fora do contexto digital passou a ser denominado mídia offline.
O marketing digital é fruto da ascensão e popularização da internet. Hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a uma rápida conexão diretamente de um smartphone, abrindo inúmeros canais de comunicação entre empresas e potenciais clientes. O marketing viu nesta grande porta aberta uma oportunidade ímpar de se tornar mais acessível ao seu público-alvo. A internet tornou a todos potenciais clientes.
Ponto de vista
Na minha opinião, o marketing digital não se configura em uma vertente diferente do marketing tradicional, propagado em sua essência por Philip Kotter. Ele sempre vai atender aos princípios pré-estabelecidos em seus primórdios, onde estão impressos a razão da sua existência como atividade profissional. O marketing digital é apenas uma evolução do marketing, com aplicação às plataformas digitais.
Como a área da comunicação necessita acompanhar as novas formas de interação estabelecida entre os seres, o marketing apenas se apropriou desse novo ambiente virtual para se fazer presente e buscar a resolução dos seus objetivos. Esse é um caminho sem volta e que tem trazido grandes resultados ao modo clássico de se propagar ideias, produtos e serviços.
Como as empresas se renderam ao Marketing Digital?
No início da criação da internet, apenas grandes empresas viram a necessidade de marcar território nesta vasta rede virtual. A grande maioria se viu diante dos seguintes questionamentos:
- Será que devo me expor na internet?
- 2. E se não conseguir controlar o que falam da minha empresa?
- Devo montar uma equipe exclusiva para monitorar minha imagem virtual?
- Como me livro das críticas atribuídas a mim nesta rede mundial de computadores?
Foram precisos anos de experiência acumuladas na rede, para que as empresas entendessem a real importância de manter um canal oficial na internet. Hoje, é inadmissível que até a menor das empresas não tenha o seu canal aberto na internet. O marketing conseguiu mostrar que uma boa gestão desse canal virtual traz mais vantagens à empresa do que incômodos. É por meio desse canal oficial que a empresa se posiciona e responde com propriedade às críticas as quais está submetida. Sem esse canal aberto seria impossível reverter as críticas recebidas.
Como o Marketing Digital se apropriou das redes sociais
A internet propiciou a criação das redes de interação social, que hoje congregam um sexto de toda população mundial conectada a ao menos a uma delas. Para o Marketing Digital, as redes sociais são ambientes perfeitos para se estabelecer relacionamento com o cliente. Uma espécie de SAC 2.0, onde tanto a empresa como seus clientes têm voz ativa. Um canal de comunicação e relacionamento aberto 24 horas.
As redes sociais permitiram o aprimoramento do contato da empresa com seu público, deixando para trás a comunicação institucional para se estabelecer uma comunicação interpessoal. Com isso, migrou-se do modelo web do passado, onde apenas grandes portais empresariais transmitiam sua mensagem, para atingirmos o ponto onde há a efetiva participação do cliente, que também passou a produzir conteúdo junto com a empresa.
Quais as vantagens advindas da evolução do Marketing Digital?
Já faz algum tempo que se mostrava uma vantagem competitiva estar presente na internet. Hoje, passou a ser uma obrigação de qualquer empresa. No passado, a principal vantagem era ser pioneiro. Os desafios da atualidade estão em desenvolver meios diferentes de interação do que a grande maioria das empresas vem adotando. Estabelecer uma forma diferenciada de atender o cliente. Isso contempla o lançamento de novos tipos de serviços voltados a facilitar a vida do cliente.
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Um exemplo clássico de uma empresa que soube se apropriar das vantagens do ambiente virtual para fazer algo diferente é do Banco Itaú. Há anos atrás, quando a empresa empenhou campanha para diminuição da emissão de papel de boletos enviados aos correntistas ela passou a adotar a emissão por email. Com isso, conquistou não só a diminuição dos custos revertidos para impressão e envio de boletos para as casas dos correntistas, como também foi um dos primeiros a lançar essa tendência. Hoje, há empresas que oferecem desconto na fatura quando essa é enviada eletronicamente.
A principal vantagem do digital, em um primeiro momento, é usufruir da acessibilidade e da diminuição de custos, menores do que os da atividade analógica.
Outra grande vantagem é a possibilidade de se analisar toda e qualquer ação dos internautas que ocorre dentro da internet, por meio das métricas de acesso deixadas. Por meio delas fica-se sabendo horário de acesso, faixa etária, localidade, quais caminhos foram percorridos para chegar até a página da empresa, dentre outras informações importantes para definir perfil de interesse pela página da sua empresa.
Tendências ditadas pelo Marketing Digital
Agora que você entendeu como se apropriar qualitativamente do Marketing Digital, aproveitamos para lhe mostrar algumas tendências que não podem ficar de fora da sua estratégia virtual para dar visibilidade às suas ideias. Anote ai e bons resultados para suas campanhas:
1. Convergência
Não importa se você vai marcar a presença da sua empresa na internet agora ou se já está presente há tempos, o que você precisa garantir é que sua página seja programada para convergir com os sistemas operacionais dos smartphones (IOs e Android). Mais da metade dos acessos hoje são provenientes dos celulares. É preciso que sua página esteja preparada para ser acessada por eles, adequadamente.
2. Humanização das relações empresariais
Entenda que a internet criou uma importante ponte entre as empresas e as pessoas. Para tirar o máximo de proveito disso, seja mais pessoal do que institucional, principalmente nas redes sociais. As pessoas criam vínculo com pessoas e não com instituições. Humanize suas relações comerciais e colha excelentes resultados com isso.
3. Bots (robôs virtuais)
Os robôs virtuais chamados de bots são criações da inteligência artificial e ajudam os seus usuários a receber um bom atendimento pela internet pois foram programados para isso. Com o seu uso é possível facilitar o atendimento virtual fazendo um perfeito filtro antes de encaminhar para o atendimento direto, atrelado à área comercial ou de relacionamento da empresa.
4. Realidade aumentada
Tecnologia utilizada para permitir a sinergia entre o mundo real e o virtual. Por meio dela é possível inserir elementos virtuais em um ambiente físico, captado por uma webcam ou a câmera de um smartphone. Solução interessantíssima para quem trabalha com produtos diversos e serviços que permitem mostrar o resultado final aplicado à realidade do cliente.
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