Quer saber mais sobre um MBA em Marketing Digital antes de escolher em qual instituição se matricular? Este artigo vai te ajudar a tirar as principais dúvidas sobre esse tipo de pós-graduação.
O mercado de Comunicação e Marketing está cada vez mais competitivo. As mudanças constantes e a exigência por profissionais qualificados só aumenta. Por isso, quem se especializa, sai na frente.
Se você está buscando se especializar na área de Marketing Digital para alavancar sua carreira e conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho, você está no caminho certo! Uma especialização pode ser o diferencial no seu currículo e no processo seletivo para o trabalho dos seus sonhos.
Neste artigo, você vai saber todas as vantagens de fazer um MBA em Marketing Digital. Vamos falar quais os temas abordados no curso, pré-requisitos, habilidades e competências que você vai aprender e aplicar na sua carreira. Confira!
Por que fazer um MBA em Marketing Digital e não um curso livre?
Com o mercado de Marketing Digital avançando a passos largos, uma infinidade de cursos estão sendo oferecidos por diversas empresas e instituições com o objetivo de “educar o mercado”. Muitos desses cursos são gratuitos e você pode se perguntar: por que devo fazer uma pós-graduação se posso fazer um curso livre?
Se você está em dúvida sobre qual o melhor tipo de curso para investir, primeiro tente traçar seus objetivos profissionais.
Qual o seu objetivo ao realizar um curso após concluir sua graduação?
- Adquirir mais conhecimento na área de Marketing?
- Criar e implantar estratégias inovadoras no seu negócio?
- Ampliar seu networking?
- Ocupar cargos de gerência?
- Dar outro direcionamento à sua carreira?
Se você respondeu sim para todas ou alguma das perguntas acima, realizar um MBA em Marketing Digital é, sem dúvidas, a melhor opção para você!
Os principais benefícios do MBA em Marketing Digital
Diferente dos cursos livres, o MBA, que vem do inglês Master in Business Administration, possui carga horária extensa (mínimo de 360 horas), sendo possível aprender todos os desdobramentos de forma detalhada, destacando o profissional que possui este curso.
Focado no mercado executivo, o MBA é especialmente recomendado para quem deseja alcançar cargos de gerência em Marketing Digital. Este curso aborda também conhecimentos de Administração, Liderança e Gestão Estratégica.
O público-alvo dessa especialização é formado por pessoas interessadas em empreendedorismo, gestão de empresas e profissionais de diversas áreas que buscam maior aptidão em Marketing Digital.
Também é indicado para aqueles que pensam em mudar os rumos da carreira e ingressar em uma área nova. Para realizar um MBA em Marketing Digital, não é necessário ter uma graduação na área de Comunicação ou Administração, por exemplo.
Com a chegada da crise, muitos profissionais sentiram na pele as dificuldades para conseguir um bom cargo no mercado.
Segundo pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil atingiu a marca de 12,4% em junho deste ano, fazendo com que apenas uma graduação não seja mais suficiente para se destacar dos concorrentes.
Conhecer vários profissionais de comunicação corporativa e outros setores, aumentando a sua rede de network é outro ponto positivo a ser considerado nessa escolha.
O MBA em Marketing Digital é especialmente indicado para quem deseja ter mais visão estratégica de projetos. Com esse MBA, você vai começar a entender todas as partes da engrenagem.
Quais as vantagens de um MBA em Marketing Digital para a minha carreira?
Além do aprendizado específico da área, como estratégias de marketing, comportamento do consumidor e habilidades para a realização de pesquisas de mercado com maior precisão, o curso também vai te permitir um maior conhecimento e visão em gestão e empreendedorismo.
Você vai aprender noções de administração e comunicação específicas para atuar na área corporativa. O profissional que conclui um MBA em Marketing Digital já sai na frente dos demais candidatos!
Serão aprendidas habilidades que vão contribuir para o seu crescimento pessoal. Por exemplo, características relacionadas à proatividade, espírito ou perfil de liderança, inteligência na tomada de decisões, que são valorizadas por recrutadores na hora de escolher o melhor candidato para a vaga.
Maior capacidade crítica
No MBA em Marketing Digital são promovidas trocas de experiências entre os profissionais. Isso é feito através do compartilhamento de cases, erros e acertos, visão de mercado e experiências entre os alunos.
Ao entrar em contato com situações reais e ouvir resoluções de cases, você vai desenvolver também a sua capacidade crítica.
Eficiência analítica
O contato frequente com profissionais de Marketing e cases vai fazer com que você consiga desenvolver a sua eficiência analítica.
Isso significa que toda vez que surgir um problema a ser resolvido no ambiente de trabalho, você terá mais bagagem e segurança na hora de tomar uma decisão para resolvê-lo.
Rapidez em tomar decisões
Aliado à maior capacidade crítica, eficiência analítica, também se torna mais fácil tomar decisões rápidas e certeiras. A convivência com outros gestores, o brainstorm nas aulas, tudo vai contribuir para um pensamento mais ágil no mercado profissional após um MBA.
Perfil de liderança
Um MBA tem grande foco em gestão e administração. Isso faz com que durante o curso sejam desenvolvidas habilidades e características de um bom líder. São elas:
- proatividade;
- pensamento ágil;
- relacionamento com pessoas.
Pré-requisitos para fazer um MBA em Marketing Digital
Para realizar um MBA, é obrigatório que você tenha um diploma de graduação. No entanto, não é necessário que a sua primeira formação tenha sido em um curso de Comunicação. Qualquer um é válido!
A graduação é o pré-requisito que todas as instituições que oferecem o MBA pedem, mas cada estabelecimento de ensino possui exigências diferentes. Por esse motivo, é indicado que você se informe diretamente com a organização.
Nosso instituto, por exemplo, não cobra nenhum pré-requisito para a realização de um MBA, apenas o diploma de graduação.
Em algumas instituições, podem ser cobradas provas presenciais de redação e proficiência em língua estrangeira, análise de currículo, referências, cartas de recomendação e entrevistas.
Também podem cobrar alguns anos de experiência na área. Isso acontece porque um MBA tem como base principal a troca de experiências entre os alunos e professores.
Conheça a MBA em Marketing Digital do IPOG
Agora que você entendeu tudo sobre o MBA em Marketing Digital está na hora de escolher uma instituição de ensino adequada!
Sabemos que um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter um MBA em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e com grande renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais. Todos esses anos de estrada fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.
Como funciona o curso do IPOG de MBA em Marketing Digital
O curso de MBA em Marketing Digital do IPOG é focado na comunicação estratégica e no estudo e análise de dados.
Com a chegada da Era Digital, as pessoas perceberam que o mercado havia se transformado e que a tecnologia trouxe novas possibilidades de atuação, como o MBA Business Strategy com Ênfase em Marketing.
O profissional que opta por esse curso vai aprender os fundamentos do Marketing e práticas de Gestão e Administração com foco no mundo digital.
Para isso, serão utilizadas as principais ferramentas empregadas no mercado, como mídias digitais e redes sociais.
Complementando a formação de base em Marketing Digital, o aluno será estimulado a ter visão analítica. Após o curso, será possível identificar tendências, comportamento do público e contexto de mercado de maneira eficiente.
Partindo para a prática, os alunos aprendem métodos e técnicas de planejamento, além de gestão mercadológica. Junto a isso, são promovidas discussões em sala de aula para troca de experiência entre alunos e professores de renome.
O objetivo do curso é capacitar pessoas a se tornarem especialistas na implementação de estratégias revolucionárias no mercado do Marketing, podendo utilizar com sabedoria os dados colhidos e analisados em pesquisas de campo através da inteligência digital.
Na grade curricular, você irá encontrar:
- planos de Marketing;
- inteligência competitiva de mercado;
- neuromarketing aplicado a Era Digital;
- Inbound e Outbound Marketing,
- empreendedorismo e diversos outros temas.
Quem faz o curso do IPOG indica!
Nada melhor do que conhecer um curso por quem já fez, certo?
Vários profissionais já passaram pelo IPOG e, com seus aprendizados, puderam incrementar seu futuro profissional e mudar a realidade de diversas empresas.
Um deles foi Leonardo Teodoro, empresário que deu uma guinada em sua empresa, a Leomed Drogarias.
“Sempre fui uma pessoa bastante inovadora e arrojada nesse sentido, mas claro que com embasamento e conhecimento você consegue executar melhor as coisas. De fato, um dos precursores da mudança nas minhas lojas fui eu, desde a escolha da cor, até o nome e layout, mas quem me deu toda essa coragem foi o MBA e as orientações dos professores do IPOG”.
Para ler a história completa, clique aqui.
Outro exemplo de alunas do IPOG que mudaram a realidade ao redor, foram as sócias Wiara Pimenta, que cursou Administração no IPOG, e Maria Valente, que realizou o MBA em Marketing.
As empresárias, que atuam no ramo da moda, tinham uma ideia na cabeça, mas não sabiam como executar com perfeição para chegar ao resultado final.
Depois do MBA em Marketing, onde puderam aprender sobre estratégias de planejamento e solução de problemas, conseguiram investir nesse sonho.
A iniciativa deu tão certo que as empreendedoras montaram a Pensar, um negócio de confecção regional, que inclusive ameaça desbancar a influência chinesa no vestuário.
Passados seis anos, o empreendimento possui uma carteira de cerca de mil clientes atendidos, e somam 200 projetos de consultoria entregues, com um time formado por 15 profissionais (entre colaboradores e parceiros).
Você também pode conferir essa história completa neste link.
Gostou de conhecer essas histórias? Então não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.
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