Como descobrir sentido positivo no trabalho?

Portrait of an attractive young businesswoman sitting in the boardroom during a meeting

Durante o I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva, realizado entre os dias 1 e 3 de março em Lisboa – Portugal, a coordenadora do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Poliana Landin, falou sobre Liderança Positiva: construindo o sentido positivo no trabalho.

Durante a sua palestra, Poliana destacou que o questionamento sobre o significado do trabalho também é uma reflexão sobre o sentido da vida. As organizações precisam dar aos colaboradores, segundo a coordenadora do MBA IPOG, a oportunidade de pensar e refletir sobre porque elas estão naquela empresa, porque executam determinada função e o quanto aquele trabalho está alinhado com sua existência.

Ao fazer isso, estão dando condições para que esse ser humano (colaborador) entre em contato com o seu bem-estar de alguma forma. Ou seja, desse modo quem trabalha na empresa entenderá na prática o sentido positivo no trabalho. (Confira também o ebook “7 Aprendizados para descobrir o Sentido da Vida”)

E para que exista um ambiente organizacional como esse, é necessária a implantação de uma Liderança Positiva, a qual é baseada em 4 pilares, seguindo a abordagem da psicologia positiva, Kim Cameron, PhD em Administração. São eles:

4 pilares para ter sentido positivo no trabalho

1) Cultivar um clima positivo:

Antes de tudo, criar um sentido positivo no trabalho também é responsabilidade de gestores. O líder, pra favorecer um aprendizado no trabalho e uma produtividade baseada no bem-estar, precisa criar maneiras de que as emoções positivas estejam no ambiente de trabalho. Sobretudo, as “3 emoções principais”: gratidão, compaixão e o perdão. Portanto, quem deseja exercer uma liderança positiva, deve pensar em como vai realizar atividades que vão estimular nas pessoas, principalmente, estas 3 emoções.

2) Construir uma rede de relacionamentos positivos:

E o que são relacionamentos positivos? São aqueles que funcionam como fonte de energia e aprendizado nas empresas. Isso significa que em meio a uma rede de relacionamentos positivos, as pessoas aprendem no ambiente de trabalho a partir do que é compartilhado entre os que estão ali. Seligman diz que “os relacionamentos positivos são o melhor antídoto para os momentos ruins da vida”.

3) Promover uma Comunicação Positiva

Isso diz respeito ao líder promover o encorajamento nas organizações. As pessoas precisam se sentir encorajadas pela forma do líder falar e pela forma que ele conduz o ambiente de trabalho, de maneira que a equipe sinta-se empoderada e acredite no seu potencial.

As pessoas descobrem sua melhor versão a partir do que lhes é comunicado pelo líder e também pela maneira como ele estimula a comunicação entre as pessoas.  sentido positivo no trabalho.

4) Criar sentido positivo no trabalho

O líder precisa favorecer reflexões sobre sentido e significado do trabalho. De maneira que o colaborador consiga perceber “qual é o significado que eu tenho para vir trabalhar todos os dias?”.

“Os seres humanos, indiscutivelmente, querem ter sentido e propósito na vida. A vida com sentido consiste em pertencer e servir a algo que você acredite ser maior do que o eu. e a humanidade cria todas as instituições positivas que permitem isso”

Martin Seligman (2011)

Portanto, o que Poliana Landin destacou durante a sua palestra foi a necessidade das organizações promoverem o tema propósito, de forma a levar as pessoas a refletirem sobre o sentido e significado do seu trabalho. Um olhar que afeta diretamente a famosa “crise de pré segunda-feira”, pois o colaborador descobre o porquê dele estar engajado naquilo.

Para alcançar esse objetivo dentro de uma empresa, todas as hierarquias precisam estar envolvidas. É preciso trabalhar com as equipes o propósito de cada colaborador para saber de que maneira ele se alinha com o propósito da empresa e assim entender a importância dessa relação.

E o que é propósito?

Joey Reiman diz que propósito é “uma declaração de como queremos contribuir com a humanidade”. E muitos se assustam com essa afirmação porque logo pensam que contribuir com a humanidade está relacionado a algo muito grande, como a paz mundial por exemplo. No entanto, a coordenadora do MBA no IPOG lembra que é preciso pensar em humanidade como a parcela da sociedade que eu atendo no meu trabalho.

Portanto, quem busca cumprir seu propósito, deve sempre se perguntar: “como eu posso contribuir significativamente com essa parcela da humanidade que chega até mim?”

No caso das organizações, essa reflexão começa com os líderes e depois é repassada às outras camadas da organização. E pra descobrir o seu propósito não se trata de inventar, mas de detectar aquilo que move cada ser humano, o que é a sua essência, quais são suas forças de caráter e como elas poderiam ser úteis para ajudar o próximo. Como posso colocar meu talentos a serviço da humanidade? Essa deve ser a questão.

Uma equipe que sabe o seu propósito é mais engajada e produtiva. Trabalha com mais disposição e tem um nível de entrega maior.

E você, vê sentido no seu trabalho? Qual o propósito de estar lá? Aventure-se a descobrir a partir do autoconhecimento e responda às perguntas que foram colocadas neste texto. Sucesso na sua jornada!

Artigos relacionados

Talentos: um caminho para a produtividade As organizações passam por sucessivos desafios de mudanças para atenderem e se adaptarem às novas exigências mercadológicas. Não basta dispor dos melhores recursos, estrutura ou da mais avançada tecnologia, se as mesmas não forem sustentadas por uma gestão de ...
Já parou para pensar sobre o caminho para o desenvolvimento? O ser humano se desenvolve ao longo de toda a vida. A formação do caráter, o florescimento de suas forças e a descoberta de todo o seu potencial vão acontecendo ao longo de toda a sua existência. Mas o que será necessário para que esse processo aconteça? Você ...
IPOG recebe mais uma edição do “Doe Pensamentos Positivos” As aulas no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) ganharam uma atmosfera diferente nesta manhã de domingo (26). Isto, porque os alunos puderam vivenciar mais uma edição da “Doe Pensamentos Positivos”, uma ação nacional que tem por objetivo principal ge...
Poliana Landin: Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco/SP. Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competência e Coaching pelo IPOG. Coordenadora da Especialização em Avaliação Psicológica, do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, e da especialização em Neuropsicologia do Instituto de Pós-graduação e Graduação IPOG.