Novos desafios: Com especialização em Gestão da Manutenção Tatiana assume Liderança
3 minutos de leitura
08 de agosto de 2018

Novos desafios: Com especialização em Gestão da Manutenção Tatiana assume Liderança

Gestão da Manutenção

O desempenho ímpar da engenheira de computação, Tatiana da Silva Araújo, detectado em nove anos de dedicação à empresa Oi Telecomunicações a levou a assumir uma posição de liderança, em uma área diferente de atuação.

Foram nove anos dedicados ao planejamento e implantação de projetos, onde neste período demonstrou a confiança de que estaria habilitada a encarar desafios ainda maiores.

Quando veio o convite para se tornar a supervisora de Operações e Manutenção, há quase 3 anos, Tatiana se sentiu lisonjeada, porém detectou a necessidade de buscar ainda mais qualificação profissional, para atender a complexidade da atividade.

Para se ter uma ideia, hoje, uma equipe de 24 profissionais, liderados pela jovem de apenas 35 anos, é responsável pela manutenção preventiva dos equipamentos de transmissão e fibra ótica, que disponibilizam sinal de telecomunicação para todo o Estado de Goiás. Detalhe: Tatiana é a mais nova integrante da equipe.

A decisão pela pós-graduação

O interesse em fazer uma especialização era algo que a acompanhava desde a época em que lidava com planejamento. Inclusive meu interesse inicial ao procurar o Instituto de Pós-Graduação IPOG foi pela pós em gestão de projetos”, recorda.

No entanto, o contato com a consultora de especializações do IPOG se mostrou algo bastante positivo. Juntas, analisaram o atual status da carreira de Tatiana e perceberam que o curso que inicialmente mais lhe interessava apresentava uma abordagem completa da sua antiga atuação na empresa, quando ainda trabalhava com planejamento.

Foi então que Tatiana descobriu que um novo curso oferecido pela Instituição conferiria exatamente as qualificações que ela tanto almejava. Estamos falando do MBA Gestão da Manutenção, que passou a integrar o portfólio de cursos oferecidos pelo IPOG recentemente, abrindo sua primeira turma na capital goiana, mas com previsão de abertura em demais unidades, devido à sua positiva aceitação.

A ajuda da consultora de especializações foi crucial no foco da minha escolha. Hoje, percebo claramente que se tivesse me matriculado sem a sua ajuda, estaria cumprindo um curso que seria muito parecido com a minha antiga função. No entanto, hoje, estou em um curso que me traz muitas novidades e aplicabilidade na minha atual função. É exatamente o que preciso para potencializar  meu desempenho”, atesta.

Da teoria à prática: benefícios da Especialização

Mesmo tendo concluído apenas os primeiros seis meses de curso, Tatiana sente os resultados positivos de se aplicar os conhecimentos aprendidos em sala, logo no dia seguinte após a aula.

A aplicabilidade do conteúdo de forma imediata é algo que permite ao aluno incrementar sua atuação enquanto caminha dentro do curso, sem ser necessário que sua postura e desempenho só melhorem diante do término do curso.

Ao elencar os principais pontos do curso detectados até o momento por Tatiana estão:

  • interpretação dos indicadores;
  • eficácia e eficiência das redes;
  • qualidade de atendimento;
  • formas assertivas de reparos na rede.

“A OI disponibiliza uma série de indicadores de qualidade na área. Com a pós-graduação estou conseguindo interpretá-los com mais profundidade e tirar melhor proveito dos mecanismos já disponíveis na empresa”, reflete.

A especialização e o estímulo à liderança

Além dos aspectos técnicos e operacionais que são cruciais para o bom desempenho de Tatiana na função que exerce, ela também considera importante os módulos do curso que vão tratar sobre liderança.

Por ser a mais nova da equipe, é importante que ela saiba lidar com todos os integrantes transmitindo confiança e assertividade nos comandos. “Saber extrair o melhor das pessoas é algo que eu almejo e que o curso vai me ajudar a desenvolver”, finaliza.


Sobre Tatiana Silva

Formada em Engenharia da Computação pela Universidade Católica de Goiás (UCG), atualmente é aluna do MBA Gestão da Manutenção do IPOG Goiânia. Trabalha há 12 anos na área de Telecomunicações.

Comentários