Como a falta de gestão pode acabar com o seu sonho empreendedor

sonho empreendedor

Ter o próprio negócio e se auto gerir é o sonho de grande parte dos brasileiros.  Mas viver a realidade do sonho empreendedor não é uma tarefa fácil. Existem diversos casos de empresas que entram no mercado e fazem grande sucesso, mas, por outro lado, também existem aquelas que não conseguem alavancar sua ideia de negócio e acabam tendo prazo de vida curto. Empreender é arriscar-se, mas sempre tendo como base o planejamento estratégico e o estudo prévio da área que se pretende investir.

Afinal, o que há por trás dos negócios que alcançam sucesso? Por que tudo isso às vezes parece ser tão inalcançável para alguns? Para o professor do curso MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG e especialista em Gestão e Gerenciamento de Empresas, Carlos de Macedo, existem técnicas para atingir seus objetivos, mas que devem ser seguidas por pessoas com expertise para aplicá-las. Enfim, a preparação adequada do dono do negócio, que, na maioria das vezes será também o gestor da empresa, faz uma grande diferença nesta hora.

Para que o seu sonho empreendedor não se torne um pesadelo, o especialista listou alguns erros comuns, relacionados à gestão empresarial, que levam empreendedores ao fracasso. Fique atento para não cair nessas armadilhas tão comuns que consomem o sonho e recurso de empreendedores mundo afora.

  • Falta de conhecimento empresarial;
  • Desconhecer o negócio no qual trabalha;
  • Não identificar o público que quer atingir com o seu empreendimento;
  • Falta de habilidade e/ou pessoas com conhecimento para gerir a parte financeira do negócio;

Se você se identificou com algum dos pontos acima, calma! Carlos de Macedo também dá dicas importantes para você recomeçar:

– Conheça a fundo como funcionará sua empresa:

Saiba em qual regime de tributação a sua empresa irá funcionar. Descubra se ela se encaixa em uma micro, pequena, média ou grande empresa. Para isso é preciso ter ideia de quanto será arrecadado mensalmente;

– Saiba o ramo do seu negócio:

Trabalhe com aquilo que você já possui experiência, que você saiba fazer. Não procure algo simplesmente porque é tendência. Se você não sabe lidar com o que pretende exercer, o negócio tem grande possibilidade de não dar certo;

– Estude o seu nicho de mercado:

Saiba qual o seu público, estude bem as pessoas que você deseja atingir com o seu produto e/ou serviço. Trace estratégias para chegar até eles e conquistá-los;

– Tenha absoluta certeza sobre a criação da sua empresa:

Abra um negócio tendo plena certeza de que o mercado comporta algo voltado para o ramo desejado. Analise se o mercado não está saturado e se você tem demanda para obter retorno financeiro;

– Busque conhecimento sobre finanças e gestão de custos:

Uma empresa precisa ter seu capital muito bem gerenciado, principalmente no início. Isso facilita, inclusive, a precificação do seu produto ou serviço para o mercado.

Carlos de Macedo: Professor do IPOG – Go, atuando em pós-graduações em todo o Brasil e graduação em Goiânia (Administração de Empresas e Engenharia Civil)