A formação de preços é uma tarefa que deve ser feita com seriedade e responsabilidade comercial. Portanto, o profissional responsável por essa área precisa se basear em dados para prevenir eventuais prejuízos de um negócio.
Diferentemente do que muitos pensam, a decisão de formar preços finais não deve ser arbitrária. Portanto, deve-se aprender a ter uma estratégia assertiva para que as empresas alcancem suas metas e tenham espaço para crescer no mercado em que atuam.
Neste artigo, explicamos o que é a formação de preços e quais são os passos para traçar estratégias baseadas em dados. Ao final, o IPOG mostra a importância dos tipos de formação de preços para os negócios e como se especializar na área. Confira!
O que é formação de preços?
A formação de preços é uma análise que define o valor que será cobrado por um produto ou serviço. Nesse sentido, devem ser levados em consideração fatores como a margem de lucro, as despesas fixas e variáveis, dentre outros.
Para que o negócio seja lucrativo, é importante que todos os custos sejam detalhados e levados em consideração antes da tomada de qualquer decisão. Por isso, a formação de preço é uma tarefa que deve ser feita com responsabilidade e muito estudo.
Sendo assim, especialistas da área indicam que a decisão sobre o preço final deve ser tomada com base em informações reais, fugindo de precipitações e achismos.
Fatores que influenciam a formação de preços
Custos, despesas, margem de lucro pretendida e percepção de valor formam os quatro principais fatores que influenciam a formação de preço.
Para chegar a uma precificação adequada, é preciso detalhar todos os custos e as despesas envolvidas na produção da sua empresa. Esses custos, por sua vez, correspondem a gastos variáveis, voltados para a operação, como compra de materiais, comissão de vendedores, frete e pagamento de fornecedores.
Por outro lado, as despesas são os gastos fixos. Com isso, também é preciso considerar o que a sua empresa gasta com aluguel, conta de luz, de água, de telefone, segurança, equipamentos, limpeza e salários.
Além disso, deve-se colocar na conta o lucro pretendido com a venda de determinado produto e a percepção de valor. Esta está diretamente ligada à marca da organização, ao público-alvo, às necessidades dos consumidores e às ações de marketing realizadas.
A importância da formação de preços para os negócios
Quando feita de uma maneira apropriada, a formação de preços possibilita que você tenha uma visão ampla do seu negócio. Desse modo, você ainda consegue avaliar estrategicamente os próximos passos.
O cálculo do preço de venda também permite que as empresas tenham noção dos custos para a fabricação ou comercialização de um produto, assim como para o fornecimento de serviços. Ao conhecer o valor adequado, o empreendedor ganha a possibilidade de oferecer descontos e atrair e reter novos clientes.
Além disso, a formação de preço de venda evita que o negócio tenha prejuízos. Sabendo coletar e analisar os dados, a empresa pode identificar gargalos e melhorar processos com foco em reduzir danos à saúde financeira da corporação.
Passo a passo de como fazer formação de preço de venda
A formação de preços depende de algumas etapas. A primeira delas é entender quais são as despesas e os custos relacionados à produção e à venda das mercadorias. Depois de chegar a esses valores, é o momento de aplicar a margem de lucro.
Saiba mais detalhes sobre cada um desses estágios e tenha resultados positivos em suas ações.
Conheça os custos
Os custos são ligados à operação. Portanto, também são considerados gastos essenciais.
Para conhecê-los melhor, é necessário fazer um levantamento de todos os custos fixos e as variáveis para pleno funcionamento da empresa. Se a venda dos produtos aumenta, esses gastos também sobem, então, é preciso criar estratégias que permitam o lucro.
Delimite as despesas
As despesas, por sua vez, são os gastos vinculados à administração. São investimentos responsáveis por manter a estrutura da empresa ativa, a exemplo do pagamento de salários.
Dessa forma, são gastos que a companhia mantém, havendo ou não vendas. Estude a necessidade de cada um e otimize as despesas de acordo com a situação atual da empresa, de modo a manter uma boa saúde financeira do negócio.
Defina a margem de lucro
Não há um padrão para definir a margem de lucro, mas ela precisa, minimamente, cobrir as despesas e os custos.
Além disso, é necessário estabelecer uma porcentagem de retorno à empresa. Para tanto, é importante ter cautela no momento de aplicar uma taxa de rentabilidade, para que o valor de venda se mantenha atraente aos clientes.
Calcule a margem de contribuição
A margem de contribuição é o método de formação de preços mais recomendado e utilizado. Com essa fórmula, é possível saber o quanto a empresa vai ganhar com cada venda e, assim, tomar decisões mais assertivas.
Essa margem é igual ao valor de venda com o desconto dos custos e das despesas variáveis. Então, para ter o valor em porcentagem, é necessário diminuir a soma de custos e despesas do valor de venda. Depois, divida esse número pelo valor de venda. Assim, terá a proporção da margem de contribuição.
Acompanhe o mercado
Também é interessante contar com uma visão mais ampla do mercado que a sua empresa atua. Considere quais são os preços praticados pelas empresas concorrentes e mantenha-se competitivo entre os clientes.
Dessa forma, o preço final do seu produto também pode levar em conta a média dos preços que são praticados pela concorrência.
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