Dicas importantes para se tornar um profissional de sucesso
5 minutos de leitura

Como se tornar um profissional de sucesso: 10 hábitos para começar hoje

Como se tornar um profissional de sucesso: 10 hábitos para começar hoje

Você já se perguntou o que uma pessoa faz para se tornar um profissional de sucesso? Tudo se resume ao seu conjunto de hábitos saudáveis, tanto pessoais como profissionais.

Um hábito é uma prática consistente que é difícil abandonar depois de estabelecido. Existem muitas práticas em comum entre os profissionais de sucesso.

Entender os benefícios desses hábitos em curto, médio e longo prazos pode ajudar você a determinar quais práticas incluir em sua vida, dependendo de seus objetivos.

Neste artigo, vamos mostrar como se tornar um profissional de sucesso aplicando 10 hábitos na sua rotina. Confira!

10 hábitos de um profissional de sucesso

Incorporar boas práticas podem ajudar você a alcançar metas em diferentes áreas. Portanto, é importante desenvolver hábitos positivos que vão auxiliar no cumprimento de objetivos e tornar você uma pessoa bem-sucedida profissionalmente.

Entretanto, antes de mostrar alguns desses hábitos, é importante ressaltar que o conceito do que é ser profissional de sucesso pode ser diferente de cada pessoa.

Por exemplo, para uns, ser um profissional de sucesso significa abrir o próprio negócio. Para outros, é trabalhar na área que proporciona felicidade.

1- Faça da leitura um hábito

Considerado uma das pessoas mais bem-sucedidas do mundo, Warren Buffett disse certa vez que passa 80% do dia lendo. O hábito da leitura também faz parte da vida do fundador da SpaceX, Elon Musk, que afirmou ter aprendido a construir máquinas apenas lendo livros.

A leitura mantém o cérebro ativo e ajuda no aprendizado de novas habilidades. Além disso, ler proporciona uma visão de mundo mais ampla, o que pode ajudar a criar novos caminhos e soluções no cargo profissional.

Sendo assim, para fazer da leitura uma prática rotineira, comece a ler livros ou outros conteúdos que sejam do seu interesse pessoal ou profissional.

Caso ainda não tenha um conteúdo em mente para começar a ler, veja esta lista com 7 livros que vão mudar a sua vida.

2 – O profissional de sucesso investe no marketing pessoal

O marketing pessoal é uma tática de promoção pessoal composta de ações estratégicas que são utilizadas para o fortalecimento da imagem e da reputação de um profissional. Por meio dessas ações o profissional se torna referência no mercado.

Entre as estratégias está cuidar da aparência, estando atento à vestimenta adequada para cada ocasião e ambiente. Além disso, é importante para a saúde ter uma boa alimentação e dormir bem.

Fonte da imagem: Pixabay

3 – Dormir bem é essencial

Albert Einstein preferia dormir pelo menos dez horas por noite. Se você também funciona melhor quando está bem descansado, crie o hábito de dormir e acordar cedo, na medida do possível.

Quando pesquisamos sobre a vida de milionários e de vários profissionais de sucesso, conseguimos perceber que um número muito alto deles dorme sete ou oito horas por noite ou mais.

O sono é fundamental para o sucesso, pois, em longo prazo, você vai perceber uma melhora significativa na memória, no pensamento criativo e em vários outros aspectos físicos e mentais.

4 – Saiba ouvir e pedir feedbacks

O feedback pode ser difícil de receber. Entretanto, o profissional de sucesso aprende a absorver o que foi passado de forma séria e sem levar para o lado pessoal. Além disso, é importante entender a situação e melhorar como profissional.

As pessoas bem-sucedidas enxergam o feedback como um presente que, independentemente de como foi dado, vai ajudá-las a crescer em médio e longo prazos, dentro e fora da empresa.

5 – Busque equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Em qualquer função, é importante manter um equilíbrio adequado entre a vida pessoal e a profissional para evitar o burnout e outros transtornos mentais. Além disso, esse equilíbrio é bom para melhorar a inteligência emocional.

Pessoas bem-sucedidas entendem a importância desse equilíbrio. Esses profissionais costumam finalizar o expediente de trabalho em um horário definido e passam o restante do dia relaxando e desfrutando da companhia de familiares e amigos. Eles não costumam levar o trabalho para casa.

6 – O profissional de sucesso faz perguntas

Se você não sabe como fazer determinada tarefa ou como algo funciona, peça esclarecimentos para pessoas que possam ajudar.

Uma pergunta que você considera sem importância pode ser muito significativa para os seus chefes e colegas de equipe.

Perguntar é muito melhor do que cometer um erro que poderia ser evitado. Isso é importante para não errar novamente em outros momentos.

7 – Trabalhe com pessoas inteligentes

Outra coisa que os profissionais de sucesso fazem é procurar as pessoas mais inteligentes com quem podem trabalhar. Quando falamos de inteligência, não estamos citando apenas a bagagem acadêmica, mas também as experiências de vida.

Por exemplo, encontre empresas que você admira e respeita, que tenham colaboradores que vão contribuir na sua área profissional e na sua vida pessoal. Além de agregar valor, essas pessoas podem ajudar você a alcançar cargos importantes em longo prazo.

8 – Aprenda a lidar com as adversidades

Uma das qualidades de um profissional de sucesso é lidar com as adversidades com sabedoria. Por isso, esses profissionais costumam ser otimistas e transmitem essa energia para outras pessoas.

Entretanto, para isso acontecer, é importante desenvolver inteligência emocional. Esse conceito aborda um conjunto de capacidades para compreender, gerenciar e aprender sobre as próprias emoções e as de outras pessoas e, assim, achar soluções para conflitos e problemas cotidianos.

É importante frisar que está tudo bem em não ser positivo todos os dias, afinal todos nós estamos sujeitos a ter dias ruins.

9 – Não desperdice seu tempo

O dinheiro não é o único recurso importante para as pessoas de sucesso. O tempo também é crucial na vida delas.

Geralmente, as pessoas com uma mentalidade de sucesso escolhem no que vão gastar seu tempo de forma muito responsável. Além disso, são exigentes com o período que gastam na internet.

Por isso, saiba usar o seu tempo com responsabilidade.

10 – Tenha rotinas matinais

Se suas manhãs são bagunçadas e cheias de estresse, é provável que isso afete seu rendimento pelo resto do dia.

Pessoas de sucesso seguem rotinas matinais que estruturam seus dias e os deixam prontos para a produtividade. Nesse sentido, não existe uma rotina que seja ideal ou certa para todo mundo.

Para alguns, uma boa rotina matinal é tomar café da manhã, fazer uma caminhada e reservar um tempo para meditar. Para outros, é ler um livro e passar um tempo com a família.

Por isso, escolha uma rotina que funcione para você e que seja adequada à sua realidade.

Como desenvolver essas habilidades?

Para que esses hábitos se tornem rotineiros na sua vida, poderá levar algum tempo, afinal mudanças não acontecem do dia para a noite. Além disso, os resultados também não vão aparecer de imediato.

No entanto, se você começar a praticar esses hábitos de forma constante, é quase certo que verá mudanças na sua vida pessoal e profissional. Acrescente na sua rotina, aos poucos, as dicas que demos neste artigo.

Com o tempo, você vai começar a ter mais confiança e se tornará uma pessoa bem-sucedida na sua área de atuação.

Se você está pronto para mudar o seu futuro e se tornar um profissional de sucesso, clique aqui para descobrir a carreira ideal para você com base nas suas habilidades profissionais.

Conheça o IPOG

Com mais de 20 anos de experiência, o IPOG ajuda profissionais de todo o país a garantirem uma especialização de excelência, permitindo o destaque no mercado de trabalho.

Enxergando além do aperfeiçoamento e da capacitação profissional, os cursos do IPOG também visam atender às exigências atuais das empresas, assim como aos fundamentos de valorização do ser humano.

Desse modo, o sucesso dos nossos alunos é garantido.

Ademais, somos uma empresa premiada diversas vezes pelo GPTW (Great Place to Work), contando com mais de 800 professores e 320 colaboradores.

Venha fazer parte do grupo com mais de 100 mil alunos em todo o Brasil que carregam em seus currículos a marca IPOG.

Entre em contato conosco agora mesmo e mude o destino da sua carreira profissional.

Gostou de saber sobre como se tornar um profissional de sucesso? Separamos outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

Artigos relacionados

Saiba como fazer uma boa entrevista de emprego e se destacar! Quando recebemos aquela tão esperada ligação agendando uma entrevista de emprego, é natural ficarmos ansiosos. Afinal, após vencer a fase de espera, começamos a nos preocupar em demonstrar valor para nos destacar frente aos concorrentes e chamar a atenção d...
Autoliderança: saiba como ser o protagonista do seu desenvolvimento profissional No mundo corporativo em constante evolução, os profissionais enfrentam desafios cada vez mais complexos em suas carreiras. Nesse cenário, a autoliderança e o contínuo desenvolvimento profissional se tornam fundamentais para alcançar o sucesso e o crescimento ...
Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso Com a chegada do final do ano chega também aquele momento em que começamos a fazer a lista de planos, projetos e sonhos para o ano seguinte. Entre eles, você já pensou em colocar a sua carreira e fazer um planejamento para o seu futuro? O especialista em carre...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br