Psicologia Positiva: três passos para a felicidade
2 minutos de leitura

Psicologia Positiva: três passos para a felicidade

IPOG, Psicologia Positiva, Felicidade

Se na década de 90 a psicologia era um ramo científico voltado apenas para o estudo de doenças, transtornos psicológicos, tratamentos de depressão, ansiedade, angustias e o sofrimento humano, uma nova vertente surgiu para complementá-la.

Nos referimos a Psicologia Positiva. Ela estuda os aspectos positivos da vida do ser humano, sendo que o primeiro grande tema abordado nessa área é a felicidade humana que, de acordo com o especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Hélder Kamei, forma uma tríade composta de:

Vida aprazível

Consiste em você alcançar uma vivência de emoções positivas, como amor, alegria, esperança e inspiração, três vezes mais que a de emoções negativas, como medo, raiva e tristeza.

No ambiente de trabalho, por exemplo, isso quer dizer que você utiliza 75% do seu tempo executando atividades prazerosas e 25% com aquelas que não são tão legais assim, mas que precisam ser feitas. Esse é o caminho das emoções positivas. É uma dimensão emocional para chegar a felicidade.

Vida engajada

Essa é uma dimensão mental, que consiste em você buscar experiências de flow, um estado em que o corpo e a mente fluem de uma forma totalmente harmoniosa e que resulta em uma vida mais engajada. Podemos dizer ainda que é a concentração total em uma atividade, seja ela física, mental, intelectual, artística, musical, social, religiosa, entre outras.

O que você faz com prazer e naturalidade? O que consome 100% da sua atenção? Independente das suas preferências, seja escrever, cantar ou praticar esportes, o mais importante, garante Kamei, “é se sentir energizado e motivado”.

Vida significativa

Este último aspecto consiste em você ter uma vida com significado ou com um propósito maior. É justamente quando você encontra sentido para a sua existência. Esse caminho tem muito a ver em servir uma causa maior do que a si mesmo. Pode ser uma causa social, um projeto, entre outras atividades.

Esses três caminhos, que envolvem engajamento, experiências de fluxo e significado, devem estar alinhados para o alcance de uma vida plena, que sintetiza os aspectos da vida pessoal e profissional.

Artigos relacionados

Já é hora de rever seus comportamentos nas organizações! Entenda o porquê Existe uma frase de Peter Drucker que  a importância dos comportamentos para o sucesso das organizações. Confira: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos” Ao fazer essa afirmação, Drucker  most...
Como obter um bom relacionamento interpessoal? Desde o nosso nascimento já somos desafiados a lidar com uma tarefa difícil: a convivência.  E logo nos primeiros anos aprendemos que precisamos dos outros para sobreviver e que isso é inevitável, acontece desde o meio humano até o meio animal. Com o passar...
Entenda a diferença entre Coaching e Psicoterapia A ficção tem causado polêmicas na realidade. Na novela "O outro lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco, a personagem Laura (Bella Piero) é orientada a procurar um profissional de coach e hipnose para descobrir se algum trauma psicológico explica a dificuldade qu...

Sobre Hélder Kamei

Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG