Do IPOG para o trabalho: o que um MBA pode oferecer a um controller?
3 minutos de leitura
05 de novembro de 2018

Do IPOG para o trabalho: o que um MBA pode oferecer a um controller?

Por várias vezes compartilhamos aqui no blog histórias de profissionais e alunos IPOG que encontraram na instituição um caminho para a transformação e crescimento profissional. Este artigo não será diferente. Hoje, a trajetória a ser contada é do Rafael Martins Carola de Lima, profissional contábil de 29 anos.

A história de Rafael com o IPOG ainda é muito recente. Ele chegou à instituição há pouco tempo para cursar o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. E, apesar de ainda estar no início da pós, as mudanças em sua rotina de trabalho e qualificação já são visíveis.

Rafael explica que o IPOG e a pós-graduação tornaram-se escolhas em sua vida através do professor Pedro Roriz, que ministra aulas na instituição e é CEO da empresa TAG Business Solutions, empresa onde Rafael também trabalha.

Na TAG Rafael atua como Controller, motivo que também o levou a escolher o curso de controladoria da instituição. “Pedro Roriz é professor desse MBA e foi um dos grandes incentivadores à adesão ao curso. Particularmente, foi a melhor escolha que fiz”,  afirma o contador.

Dessa forma, por estar em busca de uma especialização e por atuar na área, a controladoria foi o MBA ideal para me proporcionar um diferencial num mercado tão competitivo”, completa.

Da sala de aula para o escritório

Rafael Carola, contador e aluno do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG.

Experiente como analista de controladoria, Rafael explica que o curso está sendo todo aplicado na prática, o que traz mais realidade do mercado para a sala de aula. Em seu trabalho, ele consegue colocar em prática os mesmos conhecimentos aprendidos em cada módulo.

Dentre os temas abordados, ele cita o Plano de Negócios, Controladoria e Diagnóstico Empresarial. “Sobre a primeira aula do curso, gostei bastante. Foi muito direcionável e o professor atuou de forma excelente”, coloca.

Com os conhecimentos adquiridos até o momento, Rafael consegue aplicar no seu dia a dia a análise e produção de relatórios diversos, bem como dashboard, DRE, Fluxo de Caixa, Diagnóstico Organizacional, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Tendo atuado como Analista Financeiro dentro de Contas a Pagar e a Receber, hoje Rafael exerce sua função na área de controladoria colocando em prática toda sua experiência e aplicando ferramentas que também aprendeu em sala de aula, no curso de Gestão de Negócios.

Praticamente aplico quase tudo que a pós oferece. Trabalho muito com Excel, relatórios de análises diversas, reuniões de resultados com os clientes para análises estratégicas. Então, tenho aprendido muito e melhorado minha atuação.”

Um olhar sobre o IPOG

Ao falar sobre sua experiência na instituição, Rafael afirma que o IPOG é um lugar acolhedor e alvo de suas indicações para amigos. “Todos me atendem muito bem, não tenho nada a questionar”, diz. Ele ainda afirma que as instalações satisfazem suas necessidades como aluno e profissional.

Conhecimento é a palavra que, para Rafael, melhor resume sua trajetória profissional. Sem dúvidas, o IPOG valoriza essas trajetórias e foca em caminhos que proporcionam mais conhecimento, seja na produção ou no compartilhamento dele.

Nesse sentido, ele se sente na direção certa e acredita que a pós-graduação veio para tornar seu futuro mais promissor. Seu desejo, portanto, é continuar nessa busca por mais conhecimento e aplicá-lo em sua vida profissional e pessoal também, afinal a instituição também preza pelo desenvolvimento do fator humano.

Meu intuito como Controller é atingir o nível máximo do meu cargo: Diretor de Controladoria. O IPOG terá um papel fundamental na minha carreira, principalmente por me disponibilizar o networking e a prática do mercado atual”, finaliza.

Ficou curioso para saber o que faz um controller? Então acesse o link e confira!


Artigos relacionados

Como a falta de gestão pode acabar com o seu sonho empreendedor Ter o próprio negócio e se auto gerir é o sonho de grande parte dos brasileiros.  Mas viver a realidade do sonho empreendedor não é uma tarefa fácil. Existem diversos casos de empresas que entram no mercado e fazem grande sucesso, mas, por outro lado, também e...
Líder, você sabe como delegar tarefas com eficiência? Você sabe delegar tarefas com eficiência? Pode soar uma pergunta um tanto quanto desimportante, mas um líder que entende e pratica um processo de delegação eficiente proporciona à equipe um clima de trabalho mais harmonioso, melhora o relacionamento e ainda...
Como definir prioridades quando tudo é urgente? Talvez você já tenha ouvido inúmeras vezes a frase: estabeleça e diferencie o que é importante, urgente e trivial. Depois foque naquilo que é importante e tente delegar ou eliminar as outras. Ótimo. O problema maior surge quando tudo parece urgente, aí sim fic...

Sobre Rafael Carola

Contador. Pós-graduando no MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas, pelo IPOG. Analista de Controladoria na TAG Business Solutions.

Comentários