Do IPOG para o trabalho: o que um MBA pode oferecer a um controller?
3 minutos de leitura
05 de novembro de 2018

Do IPOG para o trabalho: o que um MBA pode oferecer a um controller?

Por várias vezes compartilhamos aqui no blog histórias de profissionais e alunos IPOG que encontraram na instituição um caminho para a transformação e crescimento profissional. Este artigo não será diferente. Hoje, a trajetória a ser contada é do Rafael Martins Carola de Lima, profissional contábil de 29 anos.

A história de Rafael com o IPOG ainda é muito recente. Ele chegou à instituição há pouco tempo para cursar o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. E, apesar de ainda estar no início da pós, as mudanças em sua rotina de trabalho e qualificação já são visíveis.

Rafael explica que o IPOG e a pós-graduação tornaram-se escolhas em sua vida através do professor Pedro Roriz, que ministra aulas na instituição e é CEO da empresa TAG Business Solutions, empresa onde Rafael também trabalha.

Na TAG Rafael atua como Controller, motivo que também o levou a escolher o curso de controladoria da instituição. “Pedro Roriz é professor desse MBA e foi um dos grandes incentivadores à adesão ao curso. Particularmente, foi a melhor escolha que fiz”,  afirma o contador.

Dessa forma, por estar em busca de uma especialização e por atuar na área, a controladoria foi o MBA ideal para me proporcionar um diferencial num mercado tão competitivo”, completa.

Da sala de aula para o escritório

Rafael Carola, contador e aluno do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG.

Experiente como analista de controladoria, Rafael explica que o curso está sendo todo aplicado na prática, o que traz mais realidade do mercado para a sala de aula. Em seu trabalho, ele consegue colocar em prática os mesmos conhecimentos aprendidos em cada módulo.

Dentre os temas abordados, ele cita o Plano de Negócios, Controladoria e Diagnóstico Empresarial. “Sobre a primeira aula do curso, gostei bastante. Foi muito direcionável e o professor atuou de forma excelente”, coloca.

Com os conhecimentos adquiridos até o momento, Rafael consegue aplicar no seu dia a dia a análise e produção de relatórios diversos, bem como dashboard, DRE, Fluxo de Caixa, Diagnóstico Organizacional, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Tendo atuado como Analista Financeiro dentro de Contas a Pagar e a Receber, hoje Rafael exerce sua função na área de controladoria colocando em prática toda sua experiência e aplicando ferramentas que também aprendeu em sala de aula, no curso de Gestão de Negócios.

Praticamente aplico quase tudo que a pós oferece. Trabalho muito com Excel, relatórios de análises diversas, reuniões de resultados com os clientes para análises estratégicas. Então, tenho aprendido muito e melhorado minha atuação.”

Um olhar sobre o IPOG

Ao falar sobre sua experiência na instituição, Rafael afirma que o IPOG é um lugar acolhedor e alvo de suas indicações para amigos. “Todos me atendem muito bem, não tenho nada a questionar”, diz. Ele ainda afirma que as instalações satisfazem suas necessidades como aluno e profissional.

Conhecimento é a palavra que, para Rafael, melhor resume sua trajetória profissional. Sem dúvidas, o IPOG valoriza essas trajetórias e foca em caminhos que proporcionam mais conhecimento, seja na produção ou no compartilhamento dele.

Nesse sentido, ele se sente na direção certa e acredita que a pós-graduação veio para tornar seu futuro mais promissor. Seu desejo, portanto, é continuar nessa busca por mais conhecimento e aplicá-lo em sua vida profissional e pessoal também, afinal a instituição também preza pelo desenvolvimento do fator humano.

Meu intuito como Controller é atingir o nível máximo do meu cargo: Diretor de Controladoria. O IPOG terá um papel fundamental na minha carreira, principalmente por me disponibilizar o networking e a prática do mercado atual”, finaliza.

Ficou curioso para saber o que faz um controller? Então acesse o link e confira!


Artigos relacionados

Qual o legado 2016 deixou para nós? Podemos dizer que 2016 não foi um ano fácil, não é mesmo? Mas temos a certeza que ele deixou um legado positivo, que foi o desenvolvimento de competências e habilidades. Foi preciso que cada um aprendesse, mesmo que na marra, a ser mais produtivo, inovador e r...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...
Como trabalhar a Gestão de Conflitos dentro de uma empresa? Cada pessoa é única. Todos nós pensamos, planejamos, executamos e nos expressamos de formas diferentes, e essas formas podem não coincidir umas com as outras, o que é natural. E como ocorre na nossa vida pessoal, em um relacionamento por exemplo, essas ideias ...

Sobre Rafael Carola

Contador. Pós-graduando no MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas, pelo IPOG. Analista de Controladoria na TAG Business Solutions.

Comentários