7 cuidados diários para manter a sua pele saudável no verão
4 minutos de leitura
20 de dezembro de 2017

7 cuidados diários para manter a sua pele saudável no verão

Verão

A chegada do verão, datas especiais de fim de ano, férias, carnaval e outras programações da estação é um super convite para curtir esse período de muito sol.  Porém, devido às altas temperaturas, os cuidados com a pele precisam ser intensificados.

O sol é vida, faz bem à saúde e é fundamental para organismo obter vitamina D. Especialistas recomendam tomar sol de 5 a 10 minutos por dia. Por isso, aprecie o sol de forma equilibrada, segura e consciente.

Seja na praia, na cidade, no clube, no parque, na fazenda, no dia a dia do seu trabalho, em qualquer lugar que tenha exposição ao sol, até mesmo em dias nublados, você precisa proteger a sua pele dos raios solares.

A exposição intensa ao sol, principalmente no verão, sem consciência e sem os devidos cuidados para proteção da pele pode levar sérias complicações, como queimaduras, envelhecimento precoce, aparecimento de manchas e câncer de pele.  Os cuidados com a pele devem ser contínuos e diários. No verão a proteção deve ser redobrada devido às altas incidências de raios solares.

7 Cuidados diários com a pele no Verão

Com cuidados simples e essenciais é possível expor ao sol e curtir o verão sem ter prejuízos para a sua pele e sua saúde. Confira as principais orientações que você deve seguir para manter a sua pele saudável e protegida nesse verão e em todas as estações do ano.

1. Consciência com a sua saúde

A primeira orientação é ter consciência e colocar em prática, diariamente, todas as recomendações para se expor ao sol com segurança. São cuidados que devem ser aplicados desde à infância.

2. Filtro solar

Use o filtro solar uniformemente sobre o corpo. Dê uma atenção especial ao rosto. Também não se esqueça das orelhas, mãos, pés…Todo o corpo que fica exposto ao sol precisa estar protegido.

Use filtro solar com o Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 50. Aplique no corpo 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique de 2 em 2 horas. Caso tenha contato com a água, a reaplicação deve ser realizada em um intervalo de tempo menor.

Use protetor labial para proteger os lábios das possíveis agressões solares. Lembre-se também de aplicar loções pós-sol após a exposição prolongada ao sol, principalmente depois de um dia de lazer na praia ou clube.

O filtro solar é um produto de proteção e prevenção muito acessível e importante para a sua pele. Antes de comprar verifique a qualidade e também certifique se o produto é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 3. Horários adequados

Quer pegar aquele bronze? Então tome sol em horários adequados: antes das 10h e depois das 16h.

Além disso, é importante evitar a exposição prolongada ao sol em horários com maior intensidade de raios solares.  Não se esqueça: o ideal é não se expor ao sol entre 10h e 16h.

4. Roupas e acessórios para se proteger do sol 

Você sabia que as roupas com proteção solar ou roupas de algodão bloqueiam até 90% da radiação ultravioleta. Outra indicação importantíssima  dos especialistas nesta época do ano é abusar dos chapéus, bonés, viseiras, lenços e barracas. Essa orientação vale principalmente para pessoas com calvície, pois o couro cabeludo fica muito exposto e você precisa se proteger. Outro item indispensável são os óculos com proteção UVA e UVB para proteger seus olhos e a pele em volta da região ocular.

5. Hidrate o seu corpo e tenha uma alimentação saudável

É importante cuidar da pele de dentro pra fora. Por isso, hidrate bem o seu corpo, beba de dois a três litros de água por dia, sucos com frutas naturais e água de coco. Tenha uma alimentação balanceada com frutas, comidas saudáveis e leves. Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, abóbora e mamão, deixam a pele mais hidratada.

Banhos em água fria contribuem para a hidratação da pele, a água quente favorece o ressecamento da pele. Aproveite o calor para se refrescar na água fria!

6. Procedimentos estéticos

Evite fazer procedimentos estéticos como peeling, laser e depilação em um período que você sabe que poderá se expor ao sol. Esses tratamentos associados à luz solar, podem causar manchas na pele.

7. Consulte um dermatologista

Tenha o hábito de consultar o dermatologista regularmente e siga à risca as orientações médicas de cuidados com a pele.

Câncer de pele

A exposição inadequada e sem proteção ao sol é a principal causa do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo de câncer com mais incidência no país e todos os anos surgem cerca de 180 mil casos.

Câncer de pele é uma doença muito séria. Existem diferentes tipos de pele, algumas pessoas tem uma predisposição maior ao câncer de pele e a evolução da doença varia de pessoa para pessoa. Mas a recomendação é igual para todos: exponha ao sol com a pele protegida e consulte o dermatologista regularmente.

Se você quer saber mais informações sobre o câncer, conheça 15 direitos que todo paciente com câncer deveria saber.

Dezembro laranja

O Dezembro Laranja é uma campanha de prevenção ao câncer de pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).  Desde 2014, por meio desse movimento, a entidade realiza várias ações na internet, ruas, parques e praias, no último mês de cada ano, para alertar à população sobre os riscos da doença e estimular a necessidade prevenção e cuidado com a pele durante a exposição ao sol.

Siga todos os cuidados com a pele diariamente, em todos os dias do ano. Proteja a sua pele, hidrate seu corpo, previna doenças e curta esse e os próximos verões com muita saúde.

E quais as programações para o seu verão? Conte para nós nos comentários!


Artigos relacionados

Você sabe o que é Erro Médico? Conheça os seus direitos O erro médico é um problema com altos índices de denúncia na justiça e em conselhos de medicina. Em 2014, mais de 643 profissionais receberam punições do Conselho Federal de Medicina (CFM). O dado foi divulgado em uma matéria publicada pelo jornal O Estadão.  ...
Gestão em sistemas de saúde no Brasil: tudo que você precisa saber para atuar nesta área Ao mesmo tempo em que a saúde no Brasil se desenvolve com os avanços da tecnologia e da ciência, com novas instituições e tratamentos de saúde mais resolutivos, também temos um cenário de retrocesso, visto que muitas unidades de saúde se encontram em péssimas ...
Auditoria em Saúde: ferramenta de gestão em unidades de saúde No mundo globalizado, os sistemas de saúde vêm enfrentando dificuldades decorrentes da incorporação de tecnologia na assistência, em um momento de forte crise no setor financeiro, associado à crescente demanda da população cada vez mais bem informada e exigent...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários