Quais são os indicadores de qualidade que a ANS avalia em um hospital?

Medical team workers examining a medical report in hospital room

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no Brasil existem 6.787 hospitais, sendo que 70% são privados e 30% são públicos. À medida que a busca por serviços de saúde crescem, os custos de gestão e manutenção dos hospitais também aumentam. Diante disso, o grande desafio é conseguir oferecer qualidade na prestação de serviços de saúde. Para avaliar a qualidade do serviço de saúde em unidades hospitalares, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mede o padrão de assistência prestada à população por meio do desempenho de três indicadores de qualidade:

Primeiro indicador da ANS: Segurança do Paciente

A Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  normatiza a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em unidades hospitalares com a finalidade de promover e apoiar a implementação de ações voltadas para a segurança do paciente.

De acordo com o Artigo 6º da RDC nº 36/2013, esse indicador exige que os hospitais, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente adotem os seguintes princípios e diretrizes:

“I – A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;

II – A disseminação sistemática da cultura de segurança;

III – A articulação e a integração dos processos de gestão de risco;

IV-  A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde;”

Acreditação em Saúde

Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esse processo é uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, diversos hospitais também buscam a certificação em Acreditação em Saúde.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), por exemplo, é uma das entidades licenciadas para certificar a qualidade de serviços de saúde em instituições de saúde do Brasil com foco na segurança do paciente e na gestão da qualidade. Com a certificação os hospitais mostram para a sociedade que oferecem serviços de saúde com máxima qualidade.

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Índice de readmissão hospitalar

Esse indicador avalia o número de pessoas que retornaram ao hospital em até 30 dias da última alta. Quanto menor o índice de reincidência de internação, melhor é o atendimento oferecido pelo hospital.

É um parâmetro fundamental de qualidade, pois mostra que o hospital investe em melhorias e gerencia de forma eficaz todos os aspectos relacionados com o quadro clínico e cuida de modo efetivo da saúde do paciente durante a internação para que ele se recupere e sinta-se bem após a alta, evitando o retorno ao hospital.

Indicadores de qualidade em números

Em 2016 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a relação de hospitais que atingiram os indicadores de qualidade e detectou que:

  • 133 hospitais possuem certificado de Acreditação máxima em qualidade;
  • 133 hospitais atenderam às exigências da ANS com relação ao índice de readmissão hospitalar;
  • 1338 hospitais possuem o Núcleo de Segurança do Paciente Cadastrado na ANVISA;

Esses números, se comparado com quantidade de hospitais no Brasil, demostram a deficiência em qualidade e a grande oportunidade que os hospitais têm em melhorar o sistema de gestão de qualidade. É emergente que os hospitais invistam em recursos para atingir uma melhor performance em qualidade e oferecer o melhor serviço de saúde para o paciente.

O grande desafio para gestores hospitalares é  conquistar altos padrões de qualidade para oferecer serviços de saúde com máxima qualidade aos pacientes,  atender as exigências dos órgãos regulatórios e consequentemente  obter uma vantagem competitiva e financeira da instituição no mercado.

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Hernani Vaz Kruger: Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês - IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.