Auditoria em Saúde: ferramenta de gestão em unidades de saúde
2 minutos de leitura

Ferramenta de gestão em unidades de saúde

gestão em unidades de saúde

No mundo globalizado, os sistemas de saúde vêm enfrentando dificuldades decorrentes da incorporação de tecnologia na assistência, em um momento de forte crise no setor financeiro, associado à crescente demanda da população cada vez mais bem informada e exigente de seus direitos e necessidades.

Soma-se a esses fatores a própria complexidade inerente ao setor da saúde, responsável por múltiplas tarefas, tais como:

  • prevenir
  • cuidar
  • proteger
  • tratar
  • recuperar
  • promover
  • produzir saúde

Essas múltiplas tarefas atuam e interagem diferentes atores:

  • população
  • corporações
  • gestores
  • dirigentes políticos
  • profissionais
  • segmentos empresariais

A administração de todo esse mercado, seja público, público por meio de OSS ou privado, exige monitoramento e avaliação permanente, alimentada por informações adequadas para facilitar a tomada de decisão que minimize os erros, controle os custos e ofereça serviços de qualidade.

Para saber da importância da auditoria como ferramenta de gestão em unidades de saúde nesse processo de gestão, continue lendo esse artigo.

Auditoria no serviço de prestação de assistência à saúde

As modificações ocorridas ao longo do tempo no sistema de saúde público e privado no Brasil, bem como sua enorme complexidade de serviços, tanto em sua conformação (consultórios, ambulatórios, policlínicas, hospitais) quanto em seus suprimentos e insumos, levam a concluir que há necessidade progressiva do trabalho de auditoria no serviço de prestação de assistência à saúde.

Da mesma forma que as organizações de saúde são mutantes, também é a auditoria em saúde, cujo perfil vem se alterando ao longo dos anos. De um ciclo tradicional focado em glosar, fixar normas, medir desempenho, com valorização da quantidade e do preço, a auditoria em saúde passou a avaliar a qualidade das pessoas, dos processos e dos resultados.

Auditoria como ferramenta de gestão

Em sua fase atual, destaca-se como uma ferramenta de apoio à gestão, constituindo instrumento de aperfeiçoamento e educação contínua, que permite buscar a excelência em aspectos técnicos, administrativos, éticos e legais. Em face da crescente e desordenada incorporação de tecnologia e medicamentos de custo altíssimo e muitas vezes sem comprovação de sua efetividade, agravam-se os problemas relacionados à escassez de recursos financeiros para a saúde, tornando necessária a adoção de estratégias para o enfrentamento da questão.

Auditoria como ferramenta de qualidade, avaliação e controle

Assim sendo, a avaliação e o controle em saúde constituem instrumentos fundamentais de monitoramento das políticas de saúde para a redefinição dos objetivos da instituição, a realocação dos recursos e a readequação de suas ações.

Ademais, a auditoria deixa de ser técnica ou modalidade de trabalho voltada para o policiamento dos profissionais de saúde e passa a assumir o significado de instrumento para avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população e para a educação continuada dos atores envolvidos, visando a melhoria progressiva da assistência à saúde, dentro das propostas de universalidade, igualdade e equidade.

Nos moldes atuais, a auditoria deve ser vista como uma estrutura de assessoramento e de auxílio à administração dos gestores modernos e como colaboradora que leva à alta administração dados e informações confiáveis e imparciais sobre todas as atividades da empresa, sejam de natureza administrativa, operacional ou de gestão.

Se você tem o interesse de se especializar para atuar nessa área, conheça o MBA Auditoria de Sistemas de Saúde do IPOG e esteja preparado para ser um profissional de alta performance nesse mercado tão promissor.

Artigos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre a atenção farmacêutica A atuação profissional do farmacêutico em atenção farmacêutica tem crescido e sido notada como fundamental para prevenir, identificar e resolver os problemas relacionados ao uso do medicamento. O farmacêutico especializado em atenção farmacêutica contribui co...
Profissionais de Enfermagem: conheçam as normas para divulgação profissional em meios de comunicação... Sabemos o quanto é importante divulgar informações profissionais em meios de comunicação para impulsionar a carreira. Mas será que você está fazendo isso da forma certa? Profissional de Enfermagem, você publica fotos dos seus pacientes em redes sociais? Como ...
Especialista tira as principais dúvidas sobre a vacina contra H1N1 Uma possível epidemia já tem levado muitas pessoas para as portas de laboratórios em busca da vacina contra H1N1. Segundo dados do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), subiu para 25 o número de mortes confirmadas pelo vírus em Goiás, e há mais...

Sobre Paulo Guerreiro

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO-1984), Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (1991), Pós-Graduado de Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade Gama Filho (2002) e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (RJ 2009). Nos anos de 2000 e 2001 atuou como professor substituto na Escola de Enfermagem Ana Néri da UFRJ, possui mais de 23 anos de experiência na área de Saúde Suplementar. Atuou nas áreas de Assistência e Gestão no Serviço Público e Consultoria Técnica em Industria de Produtos Hospitalares. Atuou por 20 anos na Unimed-Rio como Consultor de Atendimento Pré-Hospitalar, Coordenador de Atenção Domiciliar e Consultor de Credenciamento. Foi Enfermeiro especialista em Credenciamento da Unimed Leste Fluminense. Atualmente exerce as seguintes atividades: Fiscal de Estabelecimentos de Saúde e Correlatos da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro, Professor do Instituto de Pós-graduação de Goiânia no Curso de Gestão e Auditoria de Serviços de Saúde e Coordenador do Programa de Atenção Domiciliar da Unimed Leste Fluminense (RJ).