Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde

Setor de saúde

Se antigamente os diagnósticos médicos, exames e avaliações aconteciam muito mais por experiência do médico, hoje, a medicina avançou e cada dia surgem novos aparelhos e métodos para trazer uma maior estabilidade à saúde das pessoas. No decorrer dos séculos, a medicina saiu daquele conhecimento antigo, se tornou mais moderna, até chegar a medicina do futuro. Ela vem com o propósito de prever o aparecimento de doenças e detectar, de forma precoce, qualquer risco à saúde, por meio da inovação do conhecimento médico, junto com a evolução dos domínios da tecnologia.

Pensando na importância desse progresso, listamos algumas tendências na área da saúde:

Inteligência Artificial: Responsável por desenvolver dispositivos, estruturas e robôs com a capacidade de simular características humanas, essa conceituada parte da ciência da computação está relacionada à inteligência. Os protótipos têm a capacidade de executar funções cognitivas e resolver problemas, tendo como aplicabilidade dessa inteligência artificial os robôs que realizam cirurgias.

Monitoramento nas mãos: Os smartwatches, ou relógios inteligentes, podem ser um grande benefício para os pacientes hipertensos, já que possibilitam medir a pressão arterial, nível de oxigênio e batimentos cardíacos.

Aos diabéticos, também existem tecnologias que podem ajudá-los a prevenir complicações clínicas. A implantação de um fino sensor subcutâneo pode fazer a medição da glicose no sangue a cada 5 minutos e enviar os resultados a um receptor portátil que armazenará as informações para serem descarregadas nos prontuários eletrônicos.

Prontuário Eletrônico: Essa ferramenta possibilita que sejam armazenadas as principais informações do paciente, desde o número de consultas realizadas até o completo estado clínico. Inicialmente, o custo pode ser alto, mas logo nos primeiros meses as vantagens aparecem e o atendimento se torna mais otimizado.

Farmacogenômica: É responsável por estudar as variabilidades genéticas de cada indivíduo e como eles respondem aos tratamentos com medicamentos. A maior promessa da farmacogenômica é garantir a dosagem correta de medicamentos, de acordo com os genes de cada paciente.

Artigos relacionados

Farmácia clínica: o que você precisa saber para se tornar um profissional de excelência na área A farmácia clínica é uma área de muita importância e de plena ascensão no mercado de saúde. A atividade clínica do farmacêutico é uma política do Governo Federal e as legislações contribuem para consolidar essa profissão no Brasil.  A Lei Federal 13.021, de ag...
Conheça a importância das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (BPF) na indústria farmacêutic... O mercado de medicamentos tem apresentado um expressivo crescimento mundial. E o Brasil segue esse mesmo ritmo. Dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) revelam que, no ranking mundial do mercado farmacêutico, o país ocupa a 8ª po...
Quais são os indicadores de qualidade que a ANS avalia em um hospital? De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no Brasil existem 6.787 hospitais, sendo que 70% são privados e 30% são públicos. À medida que a busca por serviços de saúde crescem, os custos de gestão e manutenção dos hospitais também a...
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br