Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde
2 minutos de leitura
15 de fevereiro de 2017

Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde

IPOG, Saúde,

Se antigamente os diagnósticos médicos, exames e avaliações aconteciam muito mais por experiência do médico, hoje, a medicina avançou e cada dia surgem novos aparelhos e métodos para trazer uma maior estabilidade à saúde das pessoas. No decorrer dos séculos, a medicina saiu daquele conhecimento antigo, se tornou mais moderna, até chegar a medicina do futuro. Ela vem com o propósito de prever o aparecimento de doenças e detectar, de forma precoce, qualquer risco à saúde, por meio da inovação do conhecimento médico, junto com a evolução dos domínios da tecnologia.

Pensando na importância desse progresso, listamos algumas tendências na área da saúde:

Inteligência Artificial: Responsável por desenvolver dispositivos, estruturas e robôs com a capacidade de simular características humanas, essa conceituada parte da ciência da computação está relacionada à inteligência. Os protótipos têm a capacidade de executar funções cognitivas e resolver problemas, tendo como aplicabilidade dessa inteligência artificial os robôs que realizam cirurgias.

Monitoramento nas mãos: Os smartwatches, ou relógios inteligentes, podem ser um grande benefício para os pacientes hipertensos, já que possibilitam medir a pressão arterial, nível de oxigênio e batimentos cardíacos.

Aos diabéticos, também existem tecnologias que podem ajudá-los a prevenir complicações clínicas. A implantação de um fino sensor subcutâneo pode fazer a medição da glicose no sangue a cada 5 minutos e enviar os resultados a um receptor portátil que armazenará as informações para serem descarregadas nos prontuários eletrônicos.

Prontuário Eletrônico: Essa ferramenta possibilita que sejam armazenadas as principais informações do paciente, desde o número de consultas realizadas até o completo estado clínico. Inicialmente, o custo pode ser alto, mas logo nos primeiros meses as vantagens aparecem e o atendimento se torna mais otimizado.

Farmacogenômica: É responsável por estudar as variabilidades genéticas de cada indivíduo e como eles respondem aos tratamentos com medicamentos. A maior promessa da farmacogenômica é garantir a dosagem correta de medicamentos, de acordo com os genes de cada paciente.


Artigos relacionados

4 carreiras para especialistas em Saúde Pública Foi-se o tempo em que concluir uma graduação era sinônimo de sucesso profissional. Cada vez o mercado de trabalho fica mais exigente e, para acompanhar o ritmo e não ficar de fora, é necessário se manter atualizado e tornar-se especialista em determinado assun...
Como funciona a Avaliação Neuropsicológica em idosos? A população está vivendo por um tempo maior e isso é muito bom. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil em 2016 tem a expectativa de viver, em média, até os 75 anos. O estudo realizado em 2011...
Avaliação Neuropsicológica Infantil: entenda o que é e como funciona! Você sabe o que é Avaliação Neuropsicológica Infantil? A Neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda, de um modo geral, as relações entre o cérebro e o comportamento. A partir da década de 70, com a revolução cognitiva e a influência da tecnologi...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários