Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde
2 minutos de leitura

Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde

IPOG, Saúde,

Se antigamente os diagnósticos médicos, exames e avaliações aconteciam muito mais por experiência do médico, hoje, a medicina avançou e cada dia surgem novos aparelhos e métodos para trazer uma maior estabilidade à saúde das pessoas. No decorrer dos séculos, a medicina saiu daquele conhecimento antigo, se tornou mais moderna, até chegar a medicina do futuro. Ela vem com o propósito de prever o aparecimento de doenças e detectar, de forma precoce, qualquer risco à saúde, por meio da inovação do conhecimento médico, junto com a evolução dos domínios da tecnologia.

Pensando na importância desse progresso, listamos algumas tendências na área da saúde:

Inteligência Artificial: Responsável por desenvolver dispositivos, estruturas e robôs com a capacidade de simular características humanas, essa conceituada parte da ciência da computação está relacionada à inteligência. Os protótipos têm a capacidade de executar funções cognitivas e resolver problemas, tendo como aplicabilidade dessa inteligência artificial os robôs que realizam cirurgias.

Monitoramento nas mãos: Os smartwatches, ou relógios inteligentes, podem ser um grande benefício para os pacientes hipertensos, já que possibilitam medir a pressão arterial, nível de oxigênio e batimentos cardíacos.

Aos diabéticos, também existem tecnologias que podem ajudá-los a prevenir complicações clínicas. A implantação de um fino sensor subcutâneo pode fazer a medição da glicose no sangue a cada 5 minutos e enviar os resultados a um receptor portátil que armazenará as informações para serem descarregadas nos prontuários eletrônicos.

Prontuário Eletrônico: Essa ferramenta possibilita que sejam armazenadas as principais informações do paciente, desde o número de consultas realizadas até o completo estado clínico. Inicialmente, o custo pode ser alto, mas logo nos primeiros meses as vantagens aparecem e o atendimento se torna mais otimizado.

Farmacogenômica: É responsável por estudar as variabilidades genéticas de cada indivíduo e como eles respondem aos tratamentos com medicamentos. A maior promessa da farmacogenômica é garantir a dosagem correta de medicamentos, de acordo com os genes de cada paciente.

Artigos relacionados

Governança clínica: o que é e por que é importante para a gestão de qualidade em saúde? A governança clínica é um tema de extrema importância para a gestão eficiente e de qualidade na área da saúde. Com o objetivo de aprimorar os processos e garantir uma assistência segura e eficaz aos pacientes, ela tem se tornado cada vez mais relevante no ...
Conheça os principais direitos do consumidor nos planos de saúde Esse é um assunto muito sensível e complexo para os brasileiros, visto que são muitos os casos de consumidores que estão insatisfeitos com o atendimento, valor das mensalidades, exclusão de coberturas e a negação de tratamentos mais complexos e caros dos plano...
7 recomendações para implementar um programa de Compliance na indústria farmacêutica O setor farmacêutico é regulado e regido por leis rigorosas para, principalmente, proteger a saúde do usuário do medicamento. E para que essas leis sejam cumpridas, a área de Compliance tem o papel fundamental de conduzir as relações comerciais de um negócio d...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br