Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde
2 minutos de leitura
15 de fevereiro de 2017

Conheça as principais tecnologias que auxiliam o setor de saúde

IPOG, Saúde,

Se antigamente os diagnósticos médicos, exames e avaliações aconteciam muito mais por experiência do médico, hoje, a medicina avançou e cada dia surgem novos aparelhos e métodos para trazer uma maior estabilidade à saúde das pessoas. No decorrer dos séculos, a medicina saiu daquele conhecimento antigo, se tornou mais moderna, até chegar a medicina do futuro. Ela vem com o propósito de prever o aparecimento de doenças e detectar, de forma precoce, qualquer risco à saúde, por meio da inovação do conhecimento médico, junto com a evolução dos domínios da tecnologia.

Pensando na importância desse progresso, listamos algumas tendências na área da saúde:

Inteligência Artificial: Responsável por desenvolver dispositivos, estruturas e robôs com a capacidade de simular características humanas, essa conceituada parte da ciência da computação está relacionada à inteligência. Os protótipos têm a capacidade de executar funções cognitivas e resolver problemas, tendo como aplicabilidade dessa inteligência artificial os robôs que realizam cirurgias.

Monitoramento nas mãos: Os smartwatches, ou relógios inteligentes, podem ser um grande benefício para os pacientes hipertensos, já que possibilitam medir a pressão arterial, nível de oxigênio e batimentos cardíacos.

Aos diabéticos, também existem tecnologias que podem ajudá-los a prevenir complicações clínicas. A implantação de um fino sensor subcutâneo pode fazer a medição da glicose no sangue a cada 5 minutos e enviar os resultados a um receptor portátil que armazenará as informações para serem descarregadas nos prontuários eletrônicos.

Prontuário Eletrônico: Essa ferramenta possibilita que sejam armazenadas as principais informações do paciente, desde o número de consultas realizadas até o completo estado clínico. Inicialmente, o custo pode ser alto, mas logo nos primeiros meses as vantagens aparecem e o atendimento se torna mais otimizado.

Farmacogenômica: É responsável por estudar as variabilidades genéticas de cada indivíduo e como eles respondem aos tratamentos com medicamentos. A maior promessa da farmacogenômica é garantir a dosagem correta de medicamentos, de acordo com os genes de cada paciente.

Artigos relacionados

Perícias médicas judiciais: quais normas o perito médico deve cumprir? O último Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgou que em 2015 tramitaram mais de 854.000 demandas judiciais da saúde no Brasil. O fenômeno da judicialização da saúde nos mostra um mercado bastante promissor para quem quer s...
SUS: compreenda os aspectos gerais da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90 Se o seu objetivo profissional é atuar como gestor de sistema de saúde é fundamental que você conheça a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS).  O objetivo desse post é apresentar de forma compreensível os aspectos gerais da legislação do SUS, mais esp...
Mercado promissor: perícias médicas nos processos judiciais relacionadas à saúde O número de processos judiciais relacionadas à saúde cresce no Brasil, e por esse motivo precisamos da expertise dos nossos médicos para auxiliar a justiça. De acordo com o ‘Relatório Justiça em Números’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2011 foram reg...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários