A farmácia clínica é uma área de muita importância e de plena ascensão no mercado de saúde. A atividade clínica do farmacêutico é uma política do Governo Federal e as legislações contribuem para consolidar essa profissão no Brasil. A Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, define assistência farmacêutica como:
“O conjunto de ações e de serviços que visem a assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenhem atividades farmacêuticas, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional”.
Para saber como atuar e se tornar um profissional de excelência na área de farmácia clínica, continue lendo esse artigo.
Quais as funções do farmacêutico clínico?
Para deixar essa resposta bem compreensível, vamos a um exemplo:
Imagine que durante um tratamento terapêutico uma pessoa vai ao médico e o profissional, após o diagnóstico prescreve certo medicamento. Durante o processo de uso desse medicamento, o paciente percebe algumas reações não esperadas no organismo. Então esse paciente entra em contato com o SAC do laboratório farmacêutico que produziu o medicamento para entender o motivo. Por sua vez, o farmacêutico clínico inicia uma investigação para compreender e descobrir o fato. Após todas as análises pertinentes, o farmacêutico clínico descobriu que o paciente armazenou o medicamento em casa de forma inadequada e isso permitiu uma degradação no medicamento, ocasionando essa reação adversa.
Muitas vezes durante o processo de uso do medicamento pode acontecer algo simples ou complexo que pode interferir no resultado do tratamento. O farmacêutico clínico detectando o problema pode intervir junto aos pacientes e profissionais de saúde para encontrar uma solução.
A principal função do profissional em farmácia clínica é trazer segurança ao paciente. Evitar erros de medicação e eventos adversos relacionados aos medicamentos.
Sendo assim, o farmacêutico clínico é responsável por:
- Analisar se o medicamento prescrito é ideal para as necessidades do paciente;
- Orientar o paciente sobre a dosagem, administração, armazenamento e uso correto do medicamento;
- Verificar se a farmácia hospitalar está armazenando o medicamento em condições adequadas;
- Analisar interações medicamentosas e reações adversas;
- Ajustar de dosagem de medicamentos;
- Tirar dúvidas e esclarecer todas as informações sobre o medicamento para o paciente;
- Assegurar um tratamento eficaz para o paciente;
Como tornar um profissional de excelência na área de farmácia clínica:
Primeiro, para se tornar um farmacêutico clínico, além de ser um excelente farmacêutico, você precisa se especializar em uma pós-graduação na área de farmácia clínica em uma instituição de ensino superior. Conheça o curso de pós-graduação em Atenção Farmacêutica & Farmácia Clínica do IPOG, especialize-se e garanta seu sucesso profissional nessa área promissora.
Para se tornar um profissional de excelência, você precisa:
- Focar na saúde do paciente;
- Ter uma visão sistêmica do tratamento terapêutico;
- Cuidar do paciente;
- Promover a segurança do paciente;
- Trabalhar com atenção e qualidade máxima em todos os processos;
- Ter conhecimento técnico e multidisciplinar;
- Desenvolver habilidades de comunicação, interação e relacionamento com o paciente;
- Trabalhar em equipe;
- Ser proativo;
- Atuar forma ativa e integrada com outros profissionais;
- Desenvolver inteligência emocional;
- Aprimorar as habilidades de relacionamento interpessoal;
- Ser capaz de tomar decisões;
- Estudar e adquirir conhecimento sempre;
O farmacêutico precisa mostrar sua capacidade clínica para o mercado e demonstrar o quanto sua profissão é fundamental para o negócio de saúde e para a sociedade em geral. A sua análise criteriosa com os medicamentos, o tratamento que ele vai dar ao paciente e a assistência que ele vai dar a equipe da saúde geram benefícios para o paciente, profissionais e a instituição de saúde, e consequentemente, retorno financeiro.
Se você gostou dessas orientações, confira também no blog as principais áreas de atuação para o profissional especializado em Farmácia Clínica.