Indústria Farmacêutica: um mercado em constante ascensão
3 minutos de leitura
02 de Janeiro de 2018

Indústria Farmacêutica: um mercado em constante ascensão

Mesmo diante da instabilidade econômica do Brasil, a indústria farmacêutica se destacou e continuou em constante ascensão no mercado econômico. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da expectativa de vida, maior preocupação com a saúde, avanços tecnológicos, crescimento no mercado de genéricos, gestão competitiva das indústrias, lançamento de novos produtos, avanço da biotecnologia, fusões e aquisições, entre outros fatores.

Crescimento da Indústria Farmacêutica

A integração desses fatores resultou em um cenário favorável para o crescimento do setor. De acordo com dados do Guia 2017 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil ocupa da 8ª posição no ranking mundial do mercado farmacêutico. A expectativa é que em 2021 o país alcance a marca de 5º maior mercado industrial farmacêutico no mundo.

O Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2016, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou que a indústria farmacêutica registrou o faturamento de R$ 63,5 bilhões no Brasil com a venda de 4,5 bilhões de embalagens de produtos somente em 2016.

A comercialização de medicamentos genéricos alcançou a liderança no volume de vendas no Brasil com representatividade de 32,4% do mercado. As vendas de medicamentos similares assumiram a segunda posição com 31,5% das vendas. Das 20 empresas com o maior faturamento, oito são brasileiras.

Desafios da indústria farmacêutica

Para o setor continuar com o crescimento acelerado, as indústrias farmacêuticas precisam ter uma gestão eficiente e uma liderança qualificada para gerir os desafios desse mercado com grandes oportunidades de ascensão.

Além de investimentos sólidos, é fundamental gerenciar os fatores que influenciam significativamente no cenário industrial, como a alta do dólar que impacta diretamente na aquisição de insumos importados e aumento dos custos de produção. As indústrias precisam cada vez mais de processos produtivos eficientes, eficazes, inovadores e profissionais qualificados para produzir medicamentos de alta qualidade com um custo operacional rentável.

Novas direções para a continuidade do crescimento

O mercado é dinâmico e requer que as indústrias farmacêuticas tenham uma visão inteligente para continuar crescendo e colhendo ótimos resultados no futuro. Para isso é preciso acompanhar a movimentação, necessidades do mercado e traçar novas direções para as tendências que surgirão.

Atualmente os blockbusters da indústria farmacêutica, medicamentos líderes em vendas, são os genéricos e similares. E daqui alguns anos, será que esse cenário permanecerá?

De acordo com o estudo “O Futuro dos Laboratórios Farmacêuticos Brasileiros” da empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), as indústrias já precisam buscar novas alternativas para somar e dar continuidade no crescimento do setor e existe pelo menos sete meios possíveis para o setor expandir no futuro. Confira:

  1. Desenvolvimento de medicamentos biológicos;
  2. Desenvolvimento de medicamentos biossimilares;
  3. Inovação incremental, por meio do desenvolvimento de melhorias para um produto ou novas aplicações para moléculas que já existem;
  4. Inovação radical, por meio do desenvolvimento de novos produtos;
  5. Consolidação e união de forças entre as indústrias fabricantes de genéricos;
  6. Internacionalização das operações das indústrias brasileiras;
  7. Diversificação e ampliação do portfólio;

A indústria farmacêutica hoje se encontra em um solo fértil com alto potencial de florescimento para colher bons frutos financeiros no futuro.

O crescimento e as boas perspectivas do futuro da indústria farmacêutica refletem diretamente no aumento da demanda de mão de obra qualificada e especializada para atuar no setor. Se você tem o objetivo profissional de atuar na indústria farmacêutica, conheça o MBA em Gestão Industrial Farmacêutica do IPOG e esteja preparado para crescer nesse mercado tão promissor.

Aproveite e leia agora o post com 5 dicas para se destacar na área da Industria Farmacêutica e tenha sucesso profissional.

 

 


Artigos relacionados

Como a medicina baseada em evidências contribui para a racionalização da judicialização da saúde?... A medicina baseada em evidências é essencial para uma tomada de decisão judicial prudente e contribui para a racionalização da judicialização da saúde. Quer saber como é esse processo? Nesse artigo você vai saber o que é, para que serve e como a medicina basea...
Você conhece o Termo de Consentimento Informado? Entenda a importância do documento para pacientes e... Omitir informações para o paciente relacionadas à alguma intervenção médica, além da possibilidade de prejudicar a integridade física e moral de uma pessoa, o médico pode responder judicialmente por responsabilidade civil, ou seja, ter a obrigação de reparar p...
Infecção hospitalar: orientações importantes para profissionais da saúde A infecção hospitalar possui um alto índice de mortalidade no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Biossegurança (Anbio ), em média, 100 mil pessoas morrem por ano devido a contaminação por  infecção hospitalar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) ...

Sobre Roberta Simões

Farmacêutica, Mestre e Doutora em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Industrial Farmacêutica.

Comentários