Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
IPOG
  • Homepage
  • Saúde
  • Sidney Chaves de Souza in Saúde

SUS: compreenda os aspectos gerais da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90

Wooden Judge's gavel and stethoscope with book lying on courtroom table. Legal system, lawsuit, healthcare legislation, and medical concept. No people.

Se o seu objetivo profissional é atuar como gestor de sistema de saúde é fundamental que você conheça a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS).  O objetivo desse post é apresentar de forma compreensível os aspectos gerais da legislação do SUS, mais especificamente, a Lei nº 8.080  de 19 de setembro de 1990, nomeada como a Lei Orgânica da Saúde.

Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90

A Lei nº 8.080/90 regulamenta a Constituição Federal de 1988 e é a primeira Lei Orgânica do SUS. A Lei dispõe sobre a promoção, proteção recuperação da saúde e a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

O primeiro artigo da Lei Orgânica faz uma referencia o artigo 196 da Constituição Federal:

Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

Como você pode perceber, essa é uma lei de abrangência nacional que regulamenta todo e qualquer serviço de saúde, seja ele de pessoa física, jurídica, por iniciativa privada ou pelo Poder Público.

Saúde: Direito do ser humano e Dever do Estado

Além disso, a Lei Orgânica da Saúde determina no Artigo 2º que a saúde é um direito fundamental do ser humano e dever do Estado de garantir a saúde de forma igualitária e universal por meio de políticas econômicas e sociais.

Quanto melhor o nível da saúde da população, medida por indicadores epidemiológicos, significa que o país tem uma organização social e econômica favorável. A partir dessa avaliação, o artigo 3º traz um conceito ampliado de saúde para entendermos que a saúde não é a ausência de doença, mas sim um conjunto de determinantes e condicionantes, como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Por isso que as ações de saúde devem ser trabalhadas de forma integrada para que a população tenha um alcance maior de qualidade de vida com bem-estar físico, mental e social.

Sistema Único de Saúde

O artigo 4º conceitua o SUS como um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por instituições presentes nas três esferas do Governo e da administração direta e indiretas das fundações mantidas pelo Poder Público. De forma complementar, a iniciativa privada tem a possibilidade de participar do SUS.

Objetivos do SUS

O SUS tem os seguintes objetivos:

– Identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde;

– Formular a política de saúde nos campos econômicos e sociais para reduzir riscos de doenças e outros agravos;

– Oferecer assistência à população por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a execução de ações assistenciais e preventivas de modo a garantir às pessoas a assistência integral à sua saúde.

Princípios gerais do SUS

O SUS está fundamentado no acesso universal, na assistência Integral e igualitária e isso representa um grande avanço por permitir a inclusão social de milhões de brasileiros às ações de saúde.

Para se aprofundar nessa lei e conhecer as principais legislações que regem o SUS se especialize com o MBA Auditoria em Sistemas de Saúde e amplie suas competências e habilidades para atuar como gestor na área da saúde.

Compartilhe este post com seus amigos para que eles também compreendam os aspectos gerais da Lei Orgânica da Saúde! Aproveite que está aqui no blog e conheça os Aspectos éticos, jurídicos e regulatórios no setor da saúde.

Artigos relacionados

Avaliação Neuropsicológica Infantil: entenda o que é e como funciona! Você sabe o que é Avaliação Neuropsicológica Infantil? A Neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda, de um modo geral, as relações entre o cérebro e o comportamento. A partir da década de 70, com a revolução cognitiva e a influência da tecnologia,...
Qual a importância do Controle da Qualidade na indústria farmacêutica? A indústria farmacêutica é um mercado forte e com constante ascensão no mundo inteiro. Dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) revelam que o Brasil ocupa a ocupa da 8ª posição no ranking mundial desse mercado e a expectativa é al...
RDC nº 73/16: quais as principais normas para as mudanças pós-registro de medicamentos? O crescimento do mercado de medicamentos no Brasil, integrado às inovações e estudos científicos, requer da indústria farmacêutica que caminhe na mesma direção para acompanhar a evolução e atender as necessidades do setor. Para contribuir com esse processo, em...
Next Read: Dia do Publicitário: profissional que usa a criatividade para construir sonhos »
SaúdeSUSSistema Único de SaúdeIPOG
Sidney Chaves de Souza: Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, Odontólogo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Coordenador II da Coordenação de Supervisão e Auditoria da Subsecretaria Geral, S/SUBGERAL/Coordenadoria Geral de Contratualização Controle e Auditoria, atualmente lotado na Coordenadoria Geral de Contratualização, Controle e Auditoria da SMS-Rio, especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Universidade Estácio de Sá, MBA em Gestão Pública pela Fundação João Goulart, Professor do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro – Disciplinas Políticas Públicas em Saúde, Professor do Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública do IPOG – Goiânia, Professor do Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública – UNESA Universidade Estácio de Sá.
Leave a Comment
Related Post
  1. Vale a pena fazer faculdade de Biomedicina? Descubra 7 benefícios com o IPOG
  2. Biomedicina: tudo sobre o novo curso da Faculdade IPOG que vai transformar sua carreira na saúde
  3. Como a fisioterapia atua no manejo da dor crônica: evidências e práticas atuais

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP

whatsapp