Enquanto muitos profissionais sofreram os impactos da crise nos últimos anos, os experts em Tecnologia mantiveram ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque a TI está presente em praticamente todos os segmentos de negócios, principalmente por contribuir com o aumento da produtividade da empresa, manter a segurança de dados e possibilitar inovações constantes.
E pelo fato de serem considerados estratégicos, esses profissionais recebem a missão de buscar atualizações contínuas para lidar com as tendências da área, com as transformações digitais e ofertar as melhores soluções tecnológicas para os mais diversos segmentos de negócios.
Profissionais de TI mais disputados
Devido o destaque da área tecnológica, selecionamos os profissionais de TI mais disputados no mercado para quem deseja impulsionar a carreira. E aí, você se enquadra em algum deles?
Analista de Segurança da Informação
É um fato a preocupação das empresas em garantir a segurança de seus dados, ainda mais diante de tantas ocorrências de crimes cibernéticos e prejuízos financeiros registrados nos últimos anos.
De acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Grant Thornton, as perdas financeiras foram da ordem de 280 bilhões de dólares em 2017, o que evidencia ainda mais a necessidade de profissionais qualificados para reduzir a atuação de cibercriminosos.
Os Analistas de Segurança da Informação são essas figuras que não podem ser dispensadas do quadro de funcionários de uma empresa. As oportunidades são imensas e para diversos modelos de negócios.
Especialista em DevOPs
Embora seja ainda pouco conhecido, o termo DevOps é uma junção das iniciais das palavras: Desenvolvimento e Operações. Por ser mais convencional, algumas empresas nomeiam o cargo de Gerente de Engenharia de Sistemas.
Mas, afinal, quais são as principais funções desse profissional? Sua atuação é focada em integrar as atividades entre quem desenvolve software e quem dá suporte e implementa um sistema, evitando ruídos, eliminando barreiras para agilizar o processo e garantir a qualidade dos serviços.
Cientistas de dados
Os cientistas de dados também são requisitados no mercado devido ao excessivo volume de informações que as empresas precisam administrar/processar diariamente. Esses profissionais desenvolvem algoritmos para análise de dados (Machine Learning) e lidam com informações que circulam na internet (Big Data).
Os cientistas de dados são responsáveis por criar soluções inteligentes para empresas por meio de princípios, técnicas de processos que permitem a análise automática de informações e facilitam a rotina do negócio.
E por mais que existam oportunidades para esse segmento, faltam profissionais qualificados para atender as demandas.
IT Business Partner (Analista de Negócios de TI)
Interpretar as necessidades da empresa e desdobrá-las para o departamento de TI é uma das principais atividades desse profissional. É de sua responsabilidade fazer a ponte entre as áreas de negócios estratégicos e das equipes técnicas de TI.
Para isso, o analista de negócios utiliza um conjunto de metodologias, estratégias e ferramentas que permitem compreender o funcionamento do negócio, identificar problemas e propor soluções de melhorias. O profissional ajuda a revisar constantemente modelos de gestão e manter a empresa competitiva.
Analista de Business Intelligence (BI)
O termo “Business Intelligence” significa “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial” e o seu processo envolve diversas etapas, entre elas: coletar dados, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações significativas para a empresa.
Arquiteto de Soluções
Esse profissional de TI é responsável por trazer soluções para necessidades do negócio, sejam eles funcionais ou não funcionais, com base nos recursos e serviços vinculados a área tecnológica que muitas vezes já estão disponíveis na empresa.
O Arquiteto de Soluções tem a capacidade de reutilizar funcionalidades e alinhar procedimentos que levam em consideração os padrões arquiteturais.
Para atuar nesse segmento, o profissional precisa possuir experiência na produção de arquiteturas e também com diferentes tipos de tecnologias, além de ter envolvimento em todo o ciclo de vida de serviços de TI.
Desenvolvedor Full Stack
Mais uma profissão promissora da área de TI. O Desenvolvedor Full Stack tem como principal função desenvolver sistemas inteligentes que envolvam tanto front-end (aquilo que está na frente e pode ser visto pelo usuário, como as informações de produtos disponíveis em e-commerce) quanto back-end (aquilo que está oculto, que não é visto pelo usuário, como organização de vendas e registros para controle de uma empresa).
Consultor SAP
O SAP trata-se de um software de gestão empresarial (ERP Enterprise Resources Planning) que é considerado referência em integração entre todos os departamentos de uma organização. Ele oferece Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.
O consultor SAP é responsável por auxiliar o desenvolvimento e implantação de módulos SAP, sugerindo soluções customizadas para diferentes tipos de negócios.
As fases para a sua implementação são: levantamento de processos (Business Blue Print), Desenvolvimento do projeto (Criação e configuração do SAP), Treinamentos e testes e Cargas e saldos até o início produtivo (Go-live).
Conhece outras profissionais de TI que estão sendo muito disputados no mercado? Deixe sua contribuição nos comentários.