Indicadores de Marketing para resolver a sua vida!

Já passou o tempo que medições de resultado na gestão de marketing eram empíricos, baseadas apenas na experiência e na observação. O fato é que a liberdade e a facilidade de gerar Key Performance Indicators (KPI’s) ou Indicadores Chave de Performance trouxe também uma miopia por parte de alguns profissionais, que saem medindo tudo, do mais ao menos relevante, investindo tempo na leitura de indicadores que vai colaborar pouco na estratégia.

Outros problemas sérios nos indicadores de Marketing são os “burros” ou de “vaidade”, que podem até te levar ao resultado reverso ao esperado. Então desista! Não dá para medir tudo! Crie indicadores inteligentes que vão te ajudar a aprimorar a estratégia.

Classifique-os por importância e lembre-se que algumas ações vão precisar de tempo e maturação para uma decisão mais assertiva. Vejamos alguns exemplos:

DIVIDINDO INDICADORES POR GRANDEZA

Indicadores de 1º Grandeza

  • Geração de leads
  • Custo de aquisição por cliente – CAC
  • Volume de investimento em mídia
  • Total de produtos vendidos

Indicadores de 2º Grandeza

  • Crescimento da base de clientes
  • Custo por visitante na minha página
  • Produtos mais solicitados

Indicadores de 3º Grandeza

  • Seguidores da página
  • Visualizações de página
  • Palavras chaves
  • Conteúdos mais lidos

Para cada atividade empresarial, certamente alguns indicadores poderão ser mais relevantes que outros. O pulo do gato é ser essencialista e identificar aqueles que de fato você não pode deixar de ver.

Por exemplo, se a geração de leads caiu, a sugestão é pesquisar as consequências mais óbvias, como visualizações de páginas, conteúdos mais lidos, entre outros. Os indicadores de 2º e 3º grandeza sempre serão um reflexo de suas pedras grandes.

Use os indicadores para criar novas estratégias e identificar falhas no processo ou resultado. Mantenha-os em permanente atualização e modernização. Mitigar resultados ruins pode representar melhora em outros indicadores, se eles forem de fato relevantes.

Indicadores defasados e que não representam fielmente seus resultados lhe trarão prejuízo na certa. Tome cuidado com a vaidade, nem sempre indicadores positivos representam avanço e sucesso, eles podem esconder algo que você ainda não viu.

Desconfie dos índices baixos e também dos altos demais, certifique-se que eles são espelhos reais de desempenho.

Meça, acompanhe, antecipe-se ou vai ter que recorrer aos búzios e tarot nas suas próximas ações de marketing.

Artigos relacionados

Native ads: descubra a prática que vai mudar a sua forma de ver a publicidade “Compre batom, compre batom!” Sim, esse foi um ótimo slogan e rendeu bons resultados para a marca. Mas isso nos anos 80! Nos tempos em que a tecnologia faz cada vez mais parte da vida das pessoas, o velho uso de imperativo nas propagandas não convence mais, nã...
Descubra como o League of Legends influenciou o mercado de assessoria de imprensa, e como você pode ... “SMITA NO BARON! SMITA NO BARON! O LEE-SIN VAI ROUBAR O BARON!!!!” Talvez você não tenha entendido absolutamente nada da frase anterior. Mas, com certeza você sabe que todo pro-player precisa de talento, muitas horas de treinos e bons periféricos para faz...
Fidelização de clientes: como usar o neuromarketing para incrementar seu plano estratégico de negóci... Você sabia que a fidelização de clientes é uma estratégia essencial para o sucesso de qualquer negócio? Afinal, quando um cliente está satisfeito com a marca, ele se torna leal e aumentam as chances de recomendar os produtos e os serviços para outras pessoas....
Whanderson Agostinho de Sousa: Certificado em Inbound Marketing pela HubSpot, Graduado em Design Digital, Especialista em Comunicação e Marketing atua como Gestor de Marketing no IPOG.