Nino Carvalho: livro sobre Planejamento Estratégico de Marketing Digital
6 minutos de leitura

Professor Nino Carvalho lança livro sobre Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital

O planejamento estratégico de marketing desempenha um papel fundamental na era digital, onde a competição acirrada e a constante evolução tecnológica demandam uma abordagem estratégica eficaz para alcançar resultados significativos.

Nesse contexto, o profissional de marketing enfrenta desafios complexos, como a necessidade de compreender e explorar as novas mídias e plataformas digitais, dominar ferramentas de análise de dados e identificar tendências de consumo em constante mudança.

Pensando em melhor preparar e atualizar o profissional da área, o professor Nino Carvalho, coordenador do MBA em Marketing Digital do IPOG, lançou o livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital”. Nele, o autor aborda as habilidades multidisciplinares e uma visão holística do mercado, permitindo ao profissional enfrentar os desafios na era de transformação digital.

Neste artigo, você confere a trajetória de Nino Carvalho e detalhes sobre o livro, que tem potencial para impulsionar carreiras e promover insights valiosos sobre o mercado. 

Confira!

A trajetória de Nino Carvalho no marketing

Nino Carvalho é um profissional de marketing altamente experiente e bem-sucedido, cuja trajetória é marcada por uma série de conquistas notáveis. Ele iniciou sua carreira na área logo após concluir seu bacharelado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing.

Contudo, foi a paixão pelo setor o levou a buscar constantemente novas oportunidades e a adquirir habilidades valiosas em áreas como análise de mercado, estratégias de branding e marketing digital.

Ao longo dos anos, Nino trabalhou com diversas empresas líderes em seus respectivos setores, ajudando-as a desenvolver e implementar campanhas de marketing de sucesso. Sua capacidade de compreender as necessidades do público-alvo, identificar tendências emergentes e adaptar-se às mudanças tecnológicas rapidamente o tornaram um profissional altamente requisitado.

Hoje, o currículo de NIno tem várias certificações de peso que o fazem referência e profundo conhecedor da área, como o doutorado em Mídias Digitais pela Universidade do Porto e University of Texas.

Além disso, Nino é um palestrante e autor reconhecido, compartilhando seu conhecimento em conferências e publicações especializadas. Atualmente, ele também é coordenador do MBA em Marketing do IPOG, que abrange desde estratégias clássicas até o potencial do mercado digital.

Início da carreira e escolha pela área de marketing

Nino teve inspiração para seguir na área de marketing desde cedo, com exemplos dentro de casa:

Meu pai era professor de marketing e lembro de assistir a vídeos de cases e treinamentos desde criança. Já na faculdade, tive aulas com meu irmão, também professor de marketing. Então, o ‘bichinho’ do marketing me pegou desde cedo.”

Contudo, a carreira começou oficialmente em 1999, quando ele era redator do Cadê?, à época o maior site do país.

“Havia direcionamentos para se escrever textos seguindo uma certa fórmula, e eu achava isso estranho porque o leitor de cada artigo era diferente. Então, não fazia sentido ter uma mesma fórmula para qualquer leitor. Aí, passei a me preocupar mais conscientemente no “outro lado do balcão/ou da tela”, ou seja, o cliente.”

Pioneirismo no marketing digital no Brasil

Hoje, o nome de Nino figura entre os pioneiros de marketing digital no país, área que domina há mais de 25 anos, quando o on-line dava os primeiros passos no Brasil.

“Comecei a área digital em 1997, junto com outros pioneiros no Brasil. Por diversas questões (de competência até sorte; estar no lugar certo, na hora certa e conhecendo as pessoas certas), já comecei muito cedo a escrever sobre o tema, participar de palestras, frequentar eventos… Também já tinha essa veia crítica, de maneira que meu posicionamento já era muito bem marcado e me diferenciava.”

Em 2006, quando atuava como executivo no British Council, liderando um projeto global de transformação digital, ele viu a oportunidade de compartilhar conhecimento e formar profissionais mais qualificados para as demandas do mercado.

Foi então que, dois anos depois, ele teve a oportunidade de desenhar e coordenar o primeiro MBA de Marketing Digital do Brasil.

“Hoje, há muita coisa legal em minha carreira. Leciono em Portugal, Brasil, Itália, Polônia, Espanha, Hungria, Bélgica, e foco em treinamentos corporativos (para Johnson & Johnson, DuPont, Roche, Presidência da República, Senado Federal, Ministério Público Federal), entre dezenas de outros.”

Reforçando ainda mais a autoridade do coordenador do MBA em Marketing do IPOG, Nino é o único brasileiro com a chancela FCIM (Fellow Chartered Institute of Marketing), a mais alta referência de marketing da comunidade europeia.

Lançamento do livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital”

O livro “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital” é um lançamento de junho de 2023, no Brasil. São 544 páginas, totalmente coloridas, com o passo a passo para atuar em alto nível e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

A obra é extremamente completa e ensina o leitor a dominar a Metodologia PEMD com base científica e prática.

“A Metodologia PEMD é ensinada por mim e outros professores, aplicada em centenas de organizações, públicas e privadas, de diversos setores e portes e usada em cursos de graduação, pós-graduação, MBAs e mestrados em universidades em mais de dez instituições, incluindo várias no Brasil, em Portugal e na Bélgica.”

Insights importantes

  • Livro bem referenciado e com profunda base teórica
  • 544 páginas (14 páginas de referências bibliográficas)
  • Livro 100% colorido e vastamente ilustrado
  • Dezenas de cases, imagens, gráficos, tabelas e rapports
  • Introdução de Rafael Rez, a maior referência global em marketing de conteúdo em língua portuguesa
  • Contribuições de diversos especialistas, os principais nomes nacionais em suas áreas de atuação
  • Fartos cases/exemplos do setor privado, público e terceiro setor, bem como de mercados do Brasil, de Portugal e de diversos outros países

O que é a Metodologia PEMD?

A Metodologia PEMD é usada por Nino Carvalho com seus clientes e em cursos de graduação, pós, MBA e mestrado em vários países.

“É uma metodologia com comprovação prática e científica. Prática porque foi aplicada por mim e dezenas de alunos em centenas de organizações, públicas ou privadas, de diferentes setores e portes. Científica porque é baseada em metodologias e teorias já consagradas na ciência de marketing.”

Além disso, as bases teóricas da metodologia são de Malcolm McDonald (tido como o “pai” do planejamento moderno de marketing) e de Colin Gilligan (consultor, doutor na área, autor de best-seller sobre o tema e ex-professor de Nino em uma pós-graduação no Reino Unido).

“A PEMD é flexível para planejamento estratégico de marketing na era digital, já que ensina o passo a passo para que você/a empresa assegure sucesso e diferencial competitivo em suas atividades de marketing.”

Qual é a importância do planejamento estratégico digital?

O ambiente competitivo e o mercado estão cada vez mais imprevisíveis, turbulentos e implacáveis. Nesse aspecto, o planejamento estratégico ajuda a empresa a compreender melhor o cenário, definir o direcionamento mais rentável/atraente e traçar um caminho, sólido e seguro para atingir os resultados almejados.

“Ter um planejamento bem feito maximiza suas chances de sucesso, reduz seus riscos e assegura a melhor alocação de recursos (de pessoas, dinheiro, tempo, competências etc.).
No digital, há muito mais facilidade de acesso a informações vastas e gratuitas sobre o mercado, os competidores, os clientes e demais
stakeholders.”

Contudo, engana-se quem pensa que no ambiente digital tudo se torna mais simples do que era na época do marketing tradicional. É preciso investir em conhecimento especializado para oferecer estratégias eficientes, que ajudem a converter e manter os clientes.

Como adquirir o livro?

O livro está em pré-venda na Amazon e é possível recebê-lo a partir de 20 de junho. Após essa data, você encontrará o “Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital” nas melhores livrarias de todo o Brasil.

O formato digital também será lançado mais adiante e estará disponível nos principais formatos: Kindle, Apple e Google.

Em Portugal, o livro estará disponível no segundo semestre de 2023.

Como o profissional de marketing pode se destacar em um mercado tão competitivo?

Se você está começando a explorar a área de marketing digital e não sabe como se destacar, o professor Nino Carvalho separou alguns pontos que debate durante o MBA em Marketing do IPOG:

Como em qualquer problema de marketing, é preciso se diferenciar do tal ‘mercado tão competitivo’. A busca por diferenciais verdadeiros e valorizados, a comunicação desses diferenciais e o estabelecimento de um posicionamento correto no mercado  exigem pensamento estratégico em marketing.”

Ao investir no livro e começar a estudar sobre o planejamento, o profissional pode se desenvolver e encontrar caminhos que o farão traçar uma estratégia realmente eficaz para o negócio.

“O PEMD ajuda a empresa a identificar oportunidades do mercado, segmentar melhor seus clientes, definir seus diferenciais e posicionamento, compreender profundamente a concorrência e entender quais são seus gaps e suas vantagens frente à competição. Com isso, o PEMD orienta você a definir os objetivos desejados pela empresa e a traçar o melhor plano para atingi-los.”

Duas dicas de Nino Carvalho para um planejamento estratégico de alta performance

Para ajudar você, leitor do blog do IPOG e interessado por marketing, Nino Carvalho deixou duas dicas essenciais para traçar um plano de ação estratégico de alta performance: foco no cliente e na competição.

1. Foco no cliente

“Essa máxima secular prega o próprio DNA de marketing – toda decisão da empresa deve ser tomada tendo o cliente como ponto de partida e ‘centro nervoso’, nuclear, da organização. A função basal de marketing é atrair e manter clientes.”

2. Paranoia em relação à concorrência

“A maioria das empresas não conhece seus competidores como deveria. Sabe de algumas informações óbvias e superficiais, mas raras aquelas que realmente entendem profundamente seus rivais. O estrategista de marketing deve sempre ter um olho no cliente e outro na competição. O segredo do jogo é ter diferenciais percebidos e valorizados, que o posicionem de maneira mais segura e confortável na mente do cliente. Assim, você seguramente será a primeira – e talvez a única – escolha do cliente.”

Conheça o MBA em Marketing do IPOG

Gostou de conhecer mais sobre a trajetória de Nino Carvalho, seu lançamento e as dicas para profissionais?

Ele coordena uma de nossas pós-graduações mais procuradas, o MBA em Marketing: do digital ao clássico. Assim, ele se estabelece como um ponto-chave do contexto da era digital e guia milhares de estudantes rumo a carreiras promissoras.

Artigos relacionados

Pós-graduação em Marketing Digital: diferencial competitivo em um oceano vermelho A internet mudou o jeito como os publicitários e os comunicólogos exercem suas funções. A rápida interatividade e o mercado cada vez mais agressivo modificaram o pensamento e trouxeram novos formatos de produtos e formas de atração. Esse cenário tem ampliado ...
Como inserir minha empresa no meio digital? Se você pensa que o seu negócio ainda não tem tamanho para fazer anúncios e nem para aparecer na mídia, está na hora de rever conceitos. Hoje em dia o mercado proporciona várias opções de mídias que permitem a inserção de anúncios por valores bem baixos. Telev...
Mudança de profissão e empreendedorismo: como a formação em Marketing Digital impulsionou a carreira... O marketing digital abre portas para diversos negócios dia após dia. É por meio do investimento na área que muitas empresas inovam e encontram caminhos para expandir. Foi vendo essa necessidade que Alan Moreira se matriculou no curso de curta duração do IPOG ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br