O mercado de trabalho possibilita ao profissional diversas áreas de atuação da contabilidade com boas vagas de emprego, como, por exemplo: atuar com questões patrimoniais, tributárias, fiscais e até trabalhistas.
Com tantas possibilidades, a profissão tem crescido cada vez mais, já que qualquer empresa, seja de grande ou pequeno porte, necessita de um profissional de contabilidade capacitado para estar à frente de toda a parte burocrática.
Quem trabalha na área de contabilidade tem extrema importância nas decisões tomadas por gestores de organizações privadas e públicas, isso porque a formação na área permite que entenda de diversos departamentos da empresa.
O contador passou a também ocupar papéis de gestão, a partir do gerenciamento de negócios de empresas, orientando as decisões baseadas em relatórios financeiros. Para isso é necessário estar capacitado e com atualizações em dia. Ainda mais com questões modernas ligadas a contabilidade digital.
Se você é da área ou tem interesse em ingressar em ciências contábeis, separamos 7 possibilidades de atuação. Confira!
Contador
O contador interpreta e realiza registros contábeis de organizações privadas ou públicas. Este profissional subsidia a tomada de decisão dos gestores gerando informações precisas dos fatos ocorridos e possibilitando a projeção dos cenários financeiros futuros.
Ele também é responsável por prestar declaração de imposto de renda e planejamento tributário, podendo atuar em escritório próprio, como prestador de serviço a empresas, ou trabalhando em uma organização.
É possível atender empresas privadas de diversos setores como escolas, comércios, hospitais etc.
Analista Financeiro
Um profissional da contabilidade também pode ocupar o cargo de analista financeiro. Essa função pode ser executada em três frentes: análise de investimento, de desempenho e de crédito.
As demandas da contabilidade 4.0 também ampliam as possibilidades de atuação do analista financeiro. Ele pode atuar em empresas de pequeno a grande porte e tem como função analisar relatórios contábeis e financeiros da organização.
O analista financeiro também pode atuar como cientistas de dados, atribuindo regras técnicas, contábeis e tributárias, fazendo projeções para o futuro das finanças da empresa.
O analista tem contato direto com a gerência da empresa, pois os dados analisados baseiam as decisões em relação a financiamentos, empréstimos e outros negócios. Além de basear a escolha sobre regime tributário.
Perícia Contábil
O perito contábil deve exercer a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria periciada. Atribuindo análise, verificação e investigação de fatos fraudulentos em organizações.
O perito contábil pode ser contratado para atender uma empresa que esteja envolvida em processo judicial ou até mesmo pela própria Justiça, para analisar as provas e oferecer informações necessárias para soluções de litígio.
Consultor
Uma outra possibilidade de carreira nas áreas de atuação da contabilidade é a de atuar como consultor contábil. Este profissional trabalha com os aconselhamentos à direção de empresas no que diz respeito à gestão de recursos. Além de prestar consultoria empresarial, ele também pode atuar como profissional autônomo.
A consultoria contábil pode ser especializada em diversos segmentos como:
- Tributos;
- Finanças;
- Contabilidade internacional;
- Análise financeira;
- Entre outros.
Auditor
A auditoria contábil é responsável por analisar e avaliar a utilização de recursos financeiros de uma organização. O auditor é responsável por identificar falhas no controle das finanças e até mesmo fraudes fiscais.
Existem dois possíveis modos de atuação profissional, com auditoria interna e externa. O auditor interno avaliará processos dentro de uma empresa, com análise de dados contábeis e verificação de processos de acordo com a legislação.
O auditor externo costuma ser um profissional autônomo contratado para realizar análise em um determinado período. Ele também verifica se os processos foram executados de maneira correta e de acordo com a legislação. Isso pode ser feito para preservar a credibilidade de uma organização ou auxiliar durante processo de compra.
Gerente Financeiro
O gerente financeiro de uma empresa é responsável por cuidar da saúde financeira e da qualidade dos processos internos. Além disso, este profissional deve fazer análises de relatórios e interpretar os dados para outros gestores.
Para exercer esse tipo de função é necessário possuir especialização na área, além de saber sobre legislação tributária e fiscal.
Controller
O controller ou gestor de controladoria administra as questões financeiras e tributárias, e coordena a gestão nos aspectos econômico, financeiro e patrimonial de uma empresa.
Sua função é diretamente ligada à diretoria de uma organização, estando entre os cargos mais altos, por isso, o profissional dessa área deve possuir capacidade para tomar decisões estratégicas e decisórias no âmbito financeiro.
Consultor trabalhista e previdenciário
Uma das áreas de atuação da contabilidade é a trabalhista. Esse campo está ligado a garantia dos direitos de colaboradores e dos deveres de uma organização com seu corpo de funcionários.
A contabilidade trabalhista é responsável por lidar com todos os trâmites internos que envolvem colaboradores e empresa, como elaborar folha de pagamento e garantir pagamentos de direitos trabalhistas (13º salário, férias e rescisões).
Para atuar na área trabalhista, o profissional deve estar atualizado com todas as nuances das novas leis, além de se planejar e desenvolver mecanismos que garantam o sucesso das relações de trabalho.
Para todas essas carreiras é importante ter uma especialização na área de ciências contábeis. A graduação dá uma boa base para o mercado, mas com pós-graduação ou MBA é possível ser um profissional melhor e mais preparado para executar funções específicas exigidas atualmente.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou. Entre em contato conosco para mais informações!
Confira outros materiais sobre Contabilidade
- Saiba por que fazer uma especialização em Contabilidade pode aumentar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho
- Auditoria Fiscal: por que a especialização é tão importante?
- Profissional de Contabilidade, como escolher um MBA que realmente faça diferença em sua carreira?
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Após ler um pouco mais sobre as áreas de atuação da contabilidade é possível perceber que tem algo em comum entre todas elas: o profissional precisa estar devidamente capacitado para atuar nestas funções, com uma boa graduação e especializações.
Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo.
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação possui diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes, profissionais de excelência e renome no mercado.
A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.
Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência na formação de excelentes profissionais.
A satisfação dos alunos já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.