De pai para filho: a pós-graduação preparou Bernardo para assumir a direção do escritório de contabilidade da família

escritório de contabilidade

É comum no mercado contábil escritórios de contabilidade que percorrem por uma geração familiar. Negócios que passam de pai para filho com o objetivo de perpetuar com prosperidade. E para abordar a importância desse assunto na prática, nesse blogpost você vai conhecer a trajetória profissional de Bernardo de Oliveira Silva Junior, contador que precisou se preparar para assumir o controle do escritório de contabilidade da família.

Carreira contábil

Bernardo de Oliveira Silva Junior é contador e tem 15 anos de experiência na área contábil. Já atuou como consultor tributário por 7 anos e atualmente é diretor contábil na empresa Ascontel Contabilidade. O contador ingressou nesse mercado através do escritório de contabilidade do seu pai.

Meu pai me contratou para fazer a função de despachante e pequenos serviços dentro do escritório. Naquele período de trabalho eu não tinha um salário fixo, ele me deu um cliente e com os seus honorários, honrava o nosso compromisso. Com isso, fui conquistando clientes aos poucos e crescendo dentro da empresa, onde  hoje somos sócios e rateamos juntos os custas do escritório.  Até pouco tempo ainda era responsável pelo setor fiscal das empresas, onde minha operação era mais intensa dentro do setor”, relata Bernardo.

Atualmente o contador Bernardo Junior atua com um papel de gestor dentro do escritório, com o cargo de diretor exerce de forma mais intensa o controle de todos os ambientes e setores dentro da empresa.

Pós-graduação: o diferencial na carreira e no escritório de contabilidade

A cada dia que se passava o nível de responsabilidade de Bernardo no escritório de contabilidade aumentava e ele sentiu a necessidade de se aperfeiçoar para fazer o negócio crescer e acompanhar as mudanças no mercado. E para assumir um cargo de alto nível na empresa, precisava adquirir mais conhecimento. Então ele decidiu se especializar com o MBA em Auditoria, Planejamento e Gestão Tributaria do Instituto de Graduação e Pós-graduação (IPOG).

O mercado mudou bastante nesses últimos anos, muita demanda e mais responsabilidades para a contabilidade. Para mim, uma maior oportunidade de mostrar nossos valores e assim aumentar o meu leque de serviços. Enxerguei que só com a formação contábil e cursos periódicos não iria alcançar meus objetivos que era propor um sistema diferenciado de entrega de trabalho para meus clientes, faltava algo mais intenso. Então decidi fazer essa especialização que focava justamente no que eu estava precisando”, esclarece o contador.

Um dos grandes diferenciais dos cursos de especialização do IPOG é a capacitação focada na prática de mercado que permite que o aluno execute imediatamente o que aprendeu em sala de aula no seu ambiente de trabalho. E assim fez Bernardo:

O IPOG conseguiu passar outra visão de contabilidade, já no primeiro módulo eu cheguei ao escritório com uma nova missão, um novo projeto e com um estimulo imenso em aprender mais e mais. Consegui enxergar que necessitava realmente de uma mudança e principalmente de conhecimento”, conta Bernardo.

Orientações para ter sucesso no mercado contábil

O mercado de trabalho na área de Contabilidade é imenso, o contador hoje se tornou uma peça fundamental dentro de uma organização, seja privada ou pública. “O profissional pode atuar como colaborador em todos os seguimentos, ministrar cursos, auditorias, perícias e muito mais. O campo é bem abrangente, tudo vai depender da área que o profissional pretende focar e da sua dedicação”, orienta o aluno do IPOG.

Bernardo nos contou que por um tempo tinha a mentalidade de entregar o básico para o cliente e receber os honorários mensais.  Porém, isso deu certo por um curto tempo, pois o mercado contábil cresceu e acabou se moldando a uma nova realidade de profissionais e de informações.  E então ele sentiu a necessidade de uma atualização profissional na área.

A especialização é essencial para quem pretende atuar na área contábil, diante de uma enorme modernidade das informações, o conhecimento tem que ser mais abrangente e entender o macro se torna indispensável. A velocidade das informações é uma grande estratégia para a atuação do fisco e isso força o profissional da contabilidade a se dedicar e se especializar continuamente”, aconselha o contador.

Para Bernardo, a busca contínua de conhecimento é um grande diferencial para se destacar dentre os inúmeros profissionais do mercado. O cliente está cada vez mais necessitando de um profissional de qualidade.

As disciplinas da grade curricular desse curso é de enorme valor para um profissional da contabilidade, elas foram feitas exatamente para atender a nossa necessidade diária. Não tem como um profissional de contabilidade sobreviver nesse mercado altamente agressivo somente com a formação acadêmica, é se autodestruir”, conta Bernardo.

A carreira de Bernardo é um grande exemplo que comprova o quanto uma especialização de qualidade faz a diferença na atuação profissional. Se você quer ser bem-sucedido profissionalmente, te convido a trilhar um caminho de conhecimento pleno, conheça o MBA do IPOG em Auditoria,  Planejamento e Gestão Tributaria.

Mais conhecimento pra você – aproveite essa leitura!

Ebook Gratuito: Como ter sucesso profissional na área contábil?

Aprenda ações de gestão contábil que irão te ajudar a mudar a sua rotina de trabalho, melhorando seu desempenho, atendimento e lucratividade.

Bernardo Junior: Contador, empresário, diretor da Ascontel Contabilidade com 15 anos de experiência no mercado, formado em contabilidade pela Estacio Fic, graduando no MBA da IPOG em Auditoria e Planejamento Tributário.