4 Dicas para evitar transtornos no ambiente virtual
2 minutos de leitura

4 Dicas para evitar transtornos no ambiente virtual

IPOG, Transtornos, Ambiente Virtual

Você já calculou quantas horas por dia passa conectado na internet? Não há dúvidas: ela tem assumido um papel cada vez mais importante nas nossas vidas e o uso das redes sociais está cada vez mais presente no nosso cotidiano.

A nova geração, desde muito cedo, começa a vida teclando e vivenciando em um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações.

Mas não são somente as crianças e jovens que usam exageradamente a tecnologia. Essa realidade está presente na vida das pessoas de todas as idades. Com isso, surgem algumas reflexões: até onde ela pode nos prejudicar? é possível ter noção da sua força? São apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias, fotos e bate-papo?

O professor do curso de pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG, Élvio Pereira, afirma que, atualmente, o erro mais comum cometido pelas pessoas ao utilizarem as redes sociais é o mesmo: não terem um julgamento de que o excesso de informações pessoais postados um dia pode ser usado contra elas.

De acordo com o especialista, as pessoas acreditam muito na bondade do ser humano e esquecem que suas postagens podem ser usadas no futuro para criar uma identidade falsa. Em outra situação, alguém pode usar as informações das redes para fazer algum tipo de chantagem contra quem as postou.

Outro erro apontado pelo professor é que as pessoas postam muitas informações pessoais, incluindo todo tipo de foto. Não percebem que as empresas, na hora de contratar, fazem consultas nas redes sociais, e o que foi uma festa ou uma diversão pode ser interpretado de uma maneira equivocada por um recrutador de RH, por exemplo.

Élvio ressalta que os usuários têm que tomar cuidado com sua privacidade, com o que postam nas redes sociais. Outra sugestão é não acreditar que todos vão entender o contexto de suas publicações ou respeitar o sigilo das informações.

Confira quatro dicas do especialista para evitar transtornos que podem prejudicar seriamente sua vida:

Seja moderado no que posta

Antes de clicar em “publicar”, é bom pensar bem nas consequências do que está postando na internet. Tudo o que for dito ou mostrado nas redes sociais, como dito anteriormente, pode ser usado a seu favor ou contra você. Essa dica vale principalmente para postagens relacionadas a dados pessoais, familiares, parentes próximos, amigos, entre outros.

Desconfie de solicitações, e-mails e produtos oferecidos

Não aceite qualquer pedido de amizade que aparece nas redes. Desconfie de e-mails aparentemente estranhos e de desconhecidos, de produtos e até mesmo de cartas recebidas em casa, se referindo a bancos ou ao governo. Isso pode ser uma isca de engenharia social para que você caia, provendo mais informações suas, para que consigam acessar dados privilegiadas que você supostamente possa ter.

Distribua informações em provedores e serviços diferentes

As pessoas que são mais cuidadosas distribuem as suas informações em provedores e serviços diferentes, ou seja, não deixam tudo registrado em um só lugar.

Não passe muito tempo na rede

Diariamente, são realizados testes para que você passe mais tempo na rede. Isso significa que vão ser oferecidos para você conteúdos de sua preferência e assim você vai ficando cada vez mais em contato com o que gosta. Tudo é preparado e oferecido para você de graça, mas você pode pagar um preço alto por isso. A longo prazo, essas ações deixam as pessoas desprovidas de conhecimento gerais.

 

Artigos relacionados

Criptomoedas: conheça os benefícios e desafios dessa tecnologia comercial Criptomoeda é um dos tipos de moeda digital. Ela é criada por meio do cálculo de um algoritmo criptográfico e esse é o seu lastro. Da mesma forma que moedas como o Real (R$) possuem características físicas e numerações para evitar falsificações, as criptomoeda...
Como o Diagnóstico Organizacional pode salvar sua empresa? Assim como as pessoas, as empresas também adoecem, mas, de uma forma diferente. Nesse período de crise vivido no país, o cenário econômico acabou sofrendo uma retração no consumo e trazendo às empresas problemas mercadológicos, financeiros, estruturais etc. E,...
Boiada digital, não seja mais um! Mais do mesmo, essa é a nova tendência do mundo corporativo na internet. Novas tecnologias, ferramentas poderosas com um alto poder de segmentação para quê? O importante é seguir a boiada, não ter originalidade, fazer o convencional. Em meados de 2013 quand...

Sobre Élvio Pereira

Professor do curso de pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG