Inspirando Carreiras: a trajetória do advogado Gabriel Cury
5 minutos de leitura
16 de outubro de 2018

Inspirando Carreiras: a trajetória do advogado Gabriel Cury

advogado

O blog do IPOG também é um espaço para compartilhar as mais diversas histórias de profissionais que encontraram na instituição um espaço para crescimento e desenvolvimento profissional. O advogado Gabriel Alves Cury, 33 anos, é um deles. Atuante na área do Direito há 10 anos, ele escolheu o IPOG para se especializar e se desenvolver profissionalmente.

Desde que se graduou em Direito, no fim de 2007, Gabriel não parou de investir em qualificação. “Desenvolvimento profissional e pessoal de forma constante” é, inclusive, a frase que melhor define sua trajetória, como ele mesmo afirma. Sua chegada ao IPOG ocorreu em 2015, quando decidiu se especializar em Ciências e Legislação do Trabalho.

À época de sua especialização, no entanto, a legislação trabalhista teve sua reforma aprovada e sancionada pelo então presidente Michel Temer. Em vigor desde novembro de 2017, a Reforma Trabalhista trouxe novas dinâmicas  entre empregador e empregado.

Nesse contexto, Gabriel sentiu a necessidade de se atualizar e entender essas transformações. Para tanto, ele também encontrou no IPOG a oportunidade de reciclar esses conhecimentos.

Transformações na carreira profissional

Hoje, Gabriel é Coordenador do Departamento Jurídico da Companhia Thermas do Rio Quente, cargo que ocupa desde 2014. No entanto, ele integra o quadro de funcionários da empresa há 8 anos. A escolha pela especialização em Ciências e Legislação do Trabalho se deu por uma visão clara de mercado, como ele mesmo explica:

A Legislação do Trabalho faz parte do meu cotidiano e de toda empresa que possui empregados, ainda mais após a reforma. Em toda interação que envolva relação de emprego, o profissional de Direito ou de Recursos Humanos deve se ater ao que preconiza a lei. Caso contrário, estará sujeito a causar prejuízo ao seu cliente/empregador.”

Assim como afirma o advogado, toda ação mal orquestrada e em desacordo com a legislação trabalhista pode gerar consequências gravíssimas e caras. “Portanto, a fim de evitar que determinada ação gere um passivo trabalhista é fundamental que o profissional esteja atualizado e preparado para lidar com o dia a dia trabalhista”.

Tendo essa preocupação como guia, Gabriel escolheu o IPOG pelo o que ele representa no mercado. “O corpo docente é excelente, um dos melhores, mais qualificados e preparados em que tive a honra de ser aluno, visto todos os cursos que já fiz”, afirma.

A grade curricular do curso proporcionou a construção e o compartilhamento de conceitos, conhecimentos e ferramentas que hoje fazem a diferença na rotina de Gabriel. Ele explica que, do ponto de vista do judiciário, houve um atendimento de demandas de forma mais atualizada.

Embora eu seja mais ponderado em minhas decisões hoje, posso dizer que sou muito mais assertivo em razão do curso. Um exemplo de uso do meu conhecimento adquirido na pós, é a participação do Jurídico com maior protagonismo nas Negociações Coletivas da empresa, além da classificação mais assertiva das contingências”.

Diferenciais da especialização

As experiências de Gabriel em outras instituições e cursos do mercado, proporcionou a ele uma visão mais clara dos diferenciais do IPOG, os quais destacam a instituição no ramo de qualificação e especialização.

Para ele, a experiência na pós-graduação do IPOG foi diferenciada pois:

  • Há uma preocupação com a atualização constante do que é passado em sala de aula;
  • Os profissionais que dividem as salas e os mesmos espaços do Instituto promovem um networking qualificado;
  • A interação com pessoas de ramos diferentes também prepara e qualifica o aluno para a vida profissional;
  • O Instituto possui um atendimento excelente para acolher os alunos;
  • A infraestrutura e os espaços são modernos e confortáveis.

Recomendo o IPOG sem nenhuma restrição à outras pessoas”.

Um futuro voltado para a capacitação

Atualmente, como Coordenador Jurídico do Grupo Rio Quente, Gabriel enxerga seu trabalho com muita empolgação. “Aqui nenhum dia se repete, sempre há um desafio novo para ser vencido. A empresa tem uma cultura de inovação e transformação muito forte, o que nos mantém motivados a buscar novos conhecimentos para o desenvolvimento pessoal e profissional”.

Nesse sentido, o advogado se enxerga em um futuro profissional mais especializado e capacitado para enfrentar os desafios de uma grande empresa. “Digo ainda que me sinto mais preparado para seguir carreira corporativa em uma empresa de grande porte como a que trabalho hoje”, afirma.

Uma trajetória inspiradora

Com atuação generalista na Companhia Thermas do Rio Quente, Gabriel trabalha com as áreas de Direito:

  • Empresarial/Contratos;
  • Societário;
  • Aquisições;
  • Trabalhista;
  • Cível/Consumerista;
  • Tributário;
  • Ambiental/Minerário;
  • Imobiliário;
  • Gestão Jurídica.

O seu currículo ainda traz trabalhos de destaque, dos quais podemos citar:

  1. Atuação frente à pasta Societária, tendo atuado ainda com Contencioso, Gestão de Equipe e de Contratos Estratégicos;
  2. Suporte e auxílio nas decisões dos executivos do Grupo Rio Quente;
  3. Participação em comitês internos de diversos assuntos e matérias, para a solução de problemas e atuação preventiva (Gestão de Riscos, Gestão dos Processos Administrativos e Judiciais Cíveis, Fiscais e Trabalhistas);
  4. Participação na elaboração do Código de Ética e Postura do Grupo Rio Quente, além dos Canais Internos de denúncias de irregularidades e do projeto de Compliance.

Gabriel ainda atua como Vice-Presidente da Comissão de Advocacia Corporativa (2016/18) da OAB Goiás. Com toda sua experiência no Direito, o conselho para os jovens profissionais que chegam ao mercado é:

Transforme-se e molde-se na velocidade que o mercado exige de você!”

Por isso, seja no IPOG ou em qualquer outro espaço de compartilhamento e construção de conhecimento, invista em você! A dica do Gabriel para quem deseja se qualificar para a vida pessoal e profissional é:

Não tenha medo do conhecimento e se arrisque nos estudos. Todo conteúdo adquirido é válido e proveitoso na vida das pessoas”.

Quer iniciar a sua qualificação no IPOG? Conheça os nossos MBA’s em Ciências e Legislação do Trabalho, Gestão Jurídica e Licitações e Contratos.


Artigos relacionados

Legislação trabalhista: por que devo conhecê-la? Você conhece os seus direitos enquanto trabalhador? Sabe dizer o que foi alterado na legislação trabalhista com a reforma? E enquanto empregador, quais direitos devem ser resguardados aos seus colaboradores? Se as respostas forem algo como "mais ou menos" e "n...
Inspirando Carreiras: Gleides Guilardi conquista cargo na Comissão de Direito Médico da OAB/GO Você já parou para refletir quais são os seus objetivos profissionais e o que você faz para alcançá-los? As melhores oportunidades no mercado de trabalho são para os profissionais que se dedicam e tem comprometimento com a sua atuação. E para inspirar a sua...
Dia do Trabalhador e as Leis Trabalhistas No dia 1º de maio comemora-se o dia do trabalho. Momento em que torna-se mais evidente os debates a respeito da profunda alteração da legislação trabalhista, num contexto de explosivos índices de desemprego e subemprego, aliado a um crescente e nada razoável n...

Sobre Gabriel Cury

Advogado com experiência de mais de 10 anos em empresas de grande porte. Possui ainda vivências em cargos de gestão, bagagem em liderança, atuação em situações de pressão e capacitação para dar suporte a todas as áreas da empresa. Participou em trabalhos de Due-diligence e Integração (Focal Point Jurídico na integração da empresa Costa do Sauípe). Continua ativo em negociações importantes, na assessoria e no suporte paras decisões dos principais executivos do Grupo. 

Comentários