Perícia documentoscópica: o que é e como atuar em laboratórios forenses
4 minutos de leitura

Perícia documentoscópica: o que é e como atuar em laboratórios forenses

Pode não parecer, mas ainda temos muitos processos que são feitos no papel. Documentos, contratos e extratos financeiros são só alguns exemplos. Muitos deles são gerados fisicamente, mesmo com o digital dominando.

Para quem trabalha com investigação, é importante encontrar maneiras de analisar esses documentos efetivamente, e é aí que entra o trabalho da perícia documentoscópica. Uma profissão pouco conhecida, mas que tem muitas oportunidades para quem quer entrar na área de segurança da informação.

Quer trabalhar com perícia forense? Esse pode ser o melhor caminho.

Neste artigo, o IPOG apresenta o que é a perícia documentoscópica, quais são os tipos de perícia, como o profissional atua no setor e qual é o melhor curso para se especializar na área. Confira!

O que é perícia documentoscópica?

A perícia documentoscópica é o trabalho realizado pelo profissional especialista na realização de comparações científicas e na análise de elementos e características de documentos e materiais de suporte, com o objetivo de verificar a fidedignidade documental.

Geralmente, documentos são usados como forma de registro e prova de processos e ações. No entanto, apesar de terem certos elementos que ajudam a manter a sua regularidade, eles podem ser fraudados.

Por isso, o trabalho da perícia em documentos é essencial. Esse profissional é capaz de analisar contratos, certidões, registros, entre outros, para descobrir se eles são verdadeiros. 

Além disso, é habilitado para examinar se as informações contidas foram alteradas em algum ponto, portanto, ele é essencial para investigações ligadas tanto à segurança quanto ao judiciário. Inclusive, uma habilidade essencial para esse profissional é estudar o documento a tal ponto a decifrar o histórico de sua criação.

Quais são os tipos de perícias?

O ramo de documentoscopia é composto de  alguns setores específicos, responsáveis por análises de partes do documento. Por exemplo, uma assinatura precisa de um tipo de estudo para saber se é verdadeira ou não.

Neste tópico, entenda quais são os 5 principais tipos de perícias documentoscópica.

1. Grafotécnica

A grafotécnica é o ramo que cuida da análise da escrita, incluindo saber a procedência das assinaturas. O objetivo do estudo é saber se as informações são verídicas, além, é claro, de descobrir quem é o autor.

Alguns dos aspectos analisados são: espaçamento, inclinação das letras, pressão, traços específicos etc.

2. Mecanografia

A mecanografia também é voltada para a verificação da grafia, mas realizada por meio de um exame em impressoras e máquinas de escrever. O objetivo é descobrir qual equipamento foi utilizado.

3. Alteração de documentos

Agora, entramos em uma área que é a representante do que acontece na documentoscopia. É aqui onde acontecem os estudos e as investigações para saber se os documentos são verdadeiros.

Nesse caso, são averiguadas: montagens, rasuras, substituição de dados.

4. Apuração de selos

Nessa categoria, é analisada a veracidade dos papéis de segurança. Ela também é essencial para a perícia judicial e revela a autenticidade dos documentos.

5. Averiguação de suporte

Já a averiguação de suporte é a parcela que analisa as características que vão além do conteúdo do documento, como o tipo de papel ou de polímero.

Qual é a importância do perito em documentoscopia?

Uma das principais funções da documentoscopia é verificar a veracidade de documentos. Esse trabalho se torna fundamental tanto para investigações judiciais quanto para o trabalho de segurança. Afinal, muitos deles são utilizados como provas de diferentes ações, inclusive para operações financeiras.

Em muitos casos, quando um documento desse tipo é fraudado, as técnicas usadas são tão minuciosas que é muito difícil detectar que não é verdadeiro.

Sendo assim, é essencial um profissional com preparo para avaliar a procedência, analisando não só as informações contidas, mas também as características do documento, como o papel usado, as imagens, os selos, entre outros.

É uma profissão fundamental para as autoridades criminais e judiciais.

Quem pode trabalhar com perícia documentoscópica?

Não há exatamente uma característica única que define um perito em documentoscopia, no entanto, é necessário que a pessoa tenha formação superior, seja em Administração, Ciências Contábeis ou Direito, por exemplo.

Assim, para focar ser um perito documentoscópico, é necessário fazer um curso de especialização para aprender os conceitos essenciais e atuar com assertividade na área.

Quanto ganha um perito em documentoscopia?

Existem diferentes setores da perícia, a documentoscopia é um deles, mas ainda há o perito digital, criminal, entre outros. Sendo assim, os valores do salário podem variar, mas, de maneira geral, segundo o site vagas.com, de R$ 4.125 a R$ 8.790.

No entanto, tudo depende do setor de atuação, da localidade e da experiência do profissional.

Qual é o melhor curso para se tornar perito em documentoscopia?

O melhor curso para se tornar perito em documentoscopia é a Pós-Graduação em Documentoscopia com Ênfase em Perícia Judicial do IPOG. É uma especialização bastante completa, contando, inclusive, com módulos em documentoscopia e grafoscopia.

A instituição oferece conteúdos atualizados sobre o tema, além de uma didática que atende às exigências do dia a dia dessa profissão.

 A especialização também engloba diversos tópicos não só judiciais, como também de segurança e de tecnologia, e proporciona o uso das ferramentas certas para que o aluno analise os mais diversos documentos.

O que você vai aprender durante o curso?

Dividido em 12 módulos, ao fazer o nosso curso, você entrará em contato com os diversos assuntos ligados à perícia. Os conteúdos são:

Aulas on-line e ao vivo

As aulas são ofertadas na modalidade remota. Assim, o profissional pode criar a própria rotina de estudos sem prejudicar as horas de trabalho por conta do deslocamento até a instituição.

Os debates acontecem em tempo real e auxiliam o estudante a não ficar com dúvidas e ir além do senso comum – sem ficar preso apenas ao conteúdo programático.

Professores com experiência docente e profissional

O curso do IPOG foi desenvolvido por grandes peritos da área e conta com um corpo docente formado por doutores e mestres. São profissionais com experiência no mercado e com metodologias inovadoras a fim de preparar os alunos para os desafios dessa profissão.

Invista em uma qualificação profissional de excelência com o IPOG

Fuja dos cursos básicos que não promovem debates nem estudos de casos.

O IPOG tem compromisso com a formação de qualidade e a inovação nas formas de ensino para garantir o conhecimento sólido que o prepara para os desafios do mercado de trabalho.

Viste a página da Pós-Graduação em Documentoscopia com Ênfase em Perícia Judicial, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br