Perito Federal: tudo que você precisa saber sobre essa profissão
4 minutos de leitura

Perito federal: tudo o que você precisa saber sobre essa profissão

Perito Federal: tudo que você precisa saber sobre essa profissão

O Perito Criminal Federal é uma das carreiras da Polícia Federal correspondente ao profissional responsável por examinar vestígios de um crime, seja no local de crime ou em laboratórios. 

O perito tem papel fundamental para  identificar, coletar e analisar vestígios, de modo a de modo a determinar como um crime aconteceu e identificar o seu autor

Devido ao prestígio e aos salários elevados, o cargo de Perito Criminal Federal costuma ser muito concorrido, inclusive mais do outras carreiras do executivo federal. 

Quer saber mais sobre essa profissão? Continue lendo este artigo e conheça as atribuições do Perito Federal, formação necessária e um curso especial para você ingressar nessa carreira. Aproveite a leitura!

O que faz um Perito Criminal Federal?

Por abranger várias formações superiores, as responsabilidades de um perito criminal federal são diversas, podendo, inclusive, ser divididas em atividades internas e externas.

Em meio às tarefas externas, a mais comum é o exame do possível local do delito criminal, com o objetivo de coletar provas que ajudem os investigadores a solucionar o crime e acusar o culpado.

Já em relação às responsabilidades internas do perito federal estão incluídas as seguintes atividades:

  • examinar os materiais coletados na cena do crime;
  • realizar pesquisas de interesse para apresentar inquéritos;
  • coletar dados e informações complementares aos exames
  • realizar exames laboratoriais pertinentes ao caso;

Ademais, o profissional pode optar por se especializar e atuar em somente uma das áreas da perícia criminal, como a análise de entorpecentes e a computação forense.

Como está o mercado de trabalho para essa profissão?

Para atuar como perito criminal federal, é necessário ingressar na polícia federal por meio de concurso disponibilizado pelo órgão.

No entanto, até junho de 2021, o concurso mais recente para a polícia federal havia ocorrido somente em 2018, incluindo vagas para perito criminal de diversas áreas de atuação.

Desse modo, quem deseja ingressar nessa carreira deve esperar o próximo concurso abrir.

Para aqueles que anseiam por iniciar a sua atuação o mais rápido possível, saiba que também existem vagas de perito criminal para a polícia civil, que, além de possuir maior oferta de concurso, oferece também bons salários.

Portanto, pesquise se há um concurso aberto em seu estado ou até mesmo em um estado próximo a você.

Quanto ganha um perito federal?

Segundo o edital mais recente, lançado em 2018, o salário inicial para um perito criminal federal é de R$ 22.672,48, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Quais áreas de formação são aceitas para o cargo de Perito Criminal Federal?

Para ser Perito Criminal Federal, é preciso ser graduado em uma das áreas abaixo:

  • Área 1: Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas;
  • Área 2: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações;
  • Área 3: Ciências da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou Engenharia de Redes de Comunicação;
  • Área 4: Engenharia Agronômica;
  • Área 5: Geologia;
  • Área 6: Engenharia Química, Química ou Química Industrial;
  • Área 7: Engenharia Civil;
  • Área 8: Biomedicina ou Ciências Biológicas;
  • Área 9: Engenharia Florestal;
  • Área 10: Medicina Veterinária:
  • Área 11: Engenharia Cartográfica;
  • Área 12: Medicina;
  • Área 13: Odontologia;
  • Área 14: Farmácia;
  • Área 15: Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica;
  • Área 16: Física;
  • Área 17: Engenharia de Minas;
  • Área 18: Engenharia Elétrica;
  • Área 19: Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia ou Medicina Veterinária.

O que é necessário fazer para se tornar um perito criminal federal?

O principal requisito para se tornar um perito federal é ser formado em curso de nível superior em um dos cursos citados anteriormente.

Ademais, para adentrar essa profissão, é necessário prestar o concurso da polícia federal, que conta com uma prova teórica — dividida em questões objetivas e discursivas —, além do teste de aptidão física.

O candidato também deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • ter liberdade de exercer os direitos políticos;
  • os candidatos masculinos devem estar quites com as obrigações militares;
  • estar com as obrigações eleitorais em dia;
  • ter 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional.

Para os candidatos de nacionalidade portuguesa, é necessário que estejam amparados pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, tendo o livre exercício dos direitos políticos.

Quer se tornar um perito federal? Conheça a especialização em Perícia Forense do IPOG

Você deseja atualizar os seus conhecimentos e melhorar o seu desempenho? Então, a especialização em Perícia Forense do IPOG é ideal para você.

Idealizado e desenvolvido por peritos criminais federais muito experientes, esse curso tem como objetivo ajudar a compreender os potenciais e os limites das perícias forenses, tornando você um profissional ainda mais qualificado ao cargo.

Tudo isso com um sistema de ensino avançado e ao mesmo tempo prático, recomendado para profissionais que atuam — ou pretendam atuar — como perito criminal, perito judicial ou assistente técnico.

Grade curricular do curso

Descubra os conteúdos que serão aprendidos durante o curso de especialização em Perícia Forense do IPOG:

  1. Princípios de Criminalística e Cadeia de Custódia
  2. Papiloscopia e Revelação de Impressões Digitais
  3. Psicologia Investigativa & Criminal Profiling
  4. Medicina Legal e Balística Terminal
  5. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
  6. Locais de Crime
  7. Biologia Forense e Perícia Ambiental
  8. Documentoscopia
  9. Grafoscopia
  10. Perícia em Veículos e Acidentes de Trânsito
  11. Fundamentos de Computação Forense
  12. Perícias em Registros de Áudio e Imagem

Diferenciais do IPOG

Com mais de 20 anos de experiência, a IPOG ajuda profissionais de todo o país a garantirem uma especialização de excelência, permitindo o destaque no mercado de trabalho.

Enxergando além do aperfeiçoamento e da capacitação profissional, os cursos do IPOG também visam atender às exigências atuais das empresas, assim como os fundamentos de valorização do ser humano.

Desse modo, o sucesso dos nossos alunos é garantido.

Ademais, somos uma empresa premiada diversas vezes pelo GPTW (Great Place to Work), contando com mais de 800 professores e 320 colaboradores.

Por isso, venha fazer parte do grupo com mais de 100 mil alunos em todo o Brasil que carregam em seus currículos a marca IPOG.

Entre em contato conosco

Ficou interessado no nosso curso de especialização em Perícia Forense? Então, entre em contato conosco e saiba mais informações sobre esse e outros cursos.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Artigos relacionados

8 profissões forenses de sucesso para os próximos anos Quando pensamos em profissões forenses inevitavelmente recordamos as dezenas de personagens de seriados policiais como “CSI”, “Law & Order”, “Criminal Minds”, entre outros. Além dos locais de crime e laboratórios que aparecem nas séries de televisão, o...
Criptomoeda: Conheça os benefícios e saiba como adquirir a moeda digital Criptomoeda é um dos tipos de moeda digital. Ela é criada por meio do cálculo de um algoritmo criptográfico. Da mesma forma que moedas como o Real (R$) possuem características físicas e numerações para evitar falsificações, as criptomoedas contam com mecanismo...
Descubra quais são as 5 melhores áreas de Tecnologia da Informação A área da Tecnologia da Informação é uma das poucas que parece não sofrer com a crise econômica. Segundo pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), até 2019, o setor deverá demandar cerca de 450 mil profissionais na América Latina, sendo 161...

Sobre José Rocha de Carvalho Filho

Mestre em Gestão de Criminalística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília. Perito Criminal da Polícia Federal, com experiência em diversas áreas de Perícias Forenses, com atuação principal em análise forense de evidências digitais e multimídia no Instituto Nacional de Criminalística. Professor dos cursos de especialização em perícias em Imagens oferecidos pelo Instituto Nacional de Criminalística a Peritos Criminais de todo Brasil e professor dos cursos de formação de Policiais Federais da Academia Nacional de Polícia.